A arte de Xilre é ensinar-nos sem que nos sintamos menos capazes, é mostrar-nos com detalhe aquilo que estava mesmo ali e não vimos, é ser (citando uma frase feliz de Cuca, a Pirata) "o último reduto da generosidade evidente", tal é a bondade com que destina parte do seu tempo mostrando-nos uma maneira diferente de vermos o que sempre vimos com os olhos de sempre.
Xilre, Dom Xilre, é um caso sério de saber passar saberes.
Um dos grandes blogs de 2015, estou certo que não só para mim.
Capaz do melhor, sim. E sempre com a humildade dos verdadeiramente sábios.
ResponderEliminardos melhores não tio...o melhor!
ResponderEliminarVW
Um dos melhores.
ResponderEliminarTalvez o fio condutor, se é que há um, nisto dos blogs é que são feitos por gente que mantém uma curiosidade efervescente, uma capacidade de se encantar com o que vê, com o que lê.
ResponderEliminarO PMS é um blog, desde que leio blogs, já lá vão uns anos, em que não me lembro de ter perdido um post. Muitas vezes já me maravilhei, por aqui: com a elegância da prosa, a fluência das ideias, a ironia subtil.
Devo-lhe um agradecimento duplo: pela gentileza das suas palavras, e pelo gosto que é passar por cá e encontrar sempre posts que leio (e muitas vezes releio) com prazer. Muito obrigado.
Fico genuinamente feliz com as suas palavras tão generosas, meu caro Xilre.
EliminarQue não lhe falte a boa-vontade para partilhar os seus saberes.
...e que a si não lhe falte a humildade para aprender.
EliminarO Xilre maneja com mestria o que todos os dias colhe para nos oferecer em obra, "os ingredientes dos escritores" :
ResponderEliminar"Amor, memória, pele, o corpo todo, vida, música e esquecimento. "
Xilre é um blogue que me apetece dizer perfeito. Com uma simplicidade genial, Xilre convida-nos a olhar o mundo de mente aberta, a ver mais longe, a crescer. Ou, nas suas próprias palavras, a maravilharmo-nos. Xilre é brilhante. É um privilégio poder beber daquela fonte.
ResponderEliminarAbraço aos dois (e obrigada por esta oportunidade, caro Pipoco).
Xilre, o melhor dos melhores. Distingue-se pelo excelente mestre no jogo das palavras e expressões. Un historiador nato de se tirar o chapéu a aplaudir de pé. Uma vénia ao corpo que alberga o mestre que se destaca no meio de tanta criatividade de palavras.
ResponderEliminarMaria
Dos melhores que por aí andam!
ResponderEliminar