08 agosto 2021

Não sei se ficámos amigos

 O homem que às vezes encontro no café fascina-me. Pela barba, pela boina e pela roupa parece um mendigo, mas os sapatos engraxados dizem-me que não é mendigo coisa nenhuma, toda a gente sabe que, se queremos conhecer um homem, é olhar-lhe para os sapatos. No café eu digo-lhe "bom dia" e ele responde-me, nos dias bons, com um aceno de cabeça. Sei que fica a olhar para mim quando eu não não estou a ver, se treinarmos bastante aprendemos a saber quando olham para nós, mesmo quando estamos de costas. Mas o homem, dizia eu, fascina-me e ignora-me, talvez por haver dias em que os meus sapatos não estão convenientemente engraxados (obra das festas finais ao cão grande ou de me apetecer ir apanhar pêssegos à ultima hora), talvez por me ver chegar num carro que me assenta mal. Eu, que eu não desisto das pessoas que me fascinam, mesmo quando me ignoram, estava à espera do momento certo para arrancar uma palavra ao homem que parece um mendigo, mas não é. Aconteceu hoje, faltava-lhe uma moeda das mais pequenas para pagar o café e eu perguntei-lhe se me dava o gosto de lhe oferecer o café. O homem aceitou e disse "muito obrigado, cavalheiro", esse conjunto de palavras que só s homens que calçam sapatos imaculados ainda sabem dizer.

4 comentários:

  1. Ah, caro Pipoco, tenho a certeza que esse fascínio seria mútuo.
    Neste momento, o (também) cavalheiro de sapatos impecavelmente engraxados, escreverá, na sua página do FB, um detalhado artigo sobre uma breve troca de palavras que teve com um homem fascinante. Há já algum tempo que se sentia observado, olhado de soslaio. Hoje, mercê de um esquema que urdiu para pôr à prova o interesse do dito e estranho cavalheiro, cujos sapatos sujos não condiziam com o seu porte distinto e o veículo em que se fazia transportar, conseguiu traçar-lhe o perfil. E...(?)

    A continuação desta empolgante crónica, sobre o artigo escrito pelo homem de sapatos espelhantes, será o Tio que decidirá.

    ResponderEliminar
  2. São essas coisas bonitas que valem uma vida.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  3. Ui, o que eu gostei desta história!👌 Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8.8.21

    Por isso tento no meu dia a dia não olhar para a aparência das pessoas. Engana tanto
    Vw

    ResponderEliminar