28 outubro 2020

Cinema

 Muitos meses depois da última vez, entrou Pipoco numa sala de cinema e constatou que "O ano da morte de Ricardo Reis" se aguenta bem, isto se descontarmos que Lídia nunca seria igual a Catarina Wallenstein e Lima Barreto é um Fernando Pessoa que não lembra a ninguém, tirando isso está como o Harry Potter dos livros está para o dos filmes, é igualzinho, parece que finalmente temos quem pegue em Saramago e faça uma coisa em condições, digo eu e dirão as mais três pessoas na sala em dia de estreia.

1 comentário:

  1. Cláudia Filipa28.10.20

    Hoje vou sair daqui com um determinado peso (e já bem grande) na consciência ainda maior.
    Há um ponto que anda a fazer-me sentir uma péssima cidadã, tudo por estar a concentrar-me muito mais num incómodo do que no podia retirar (e dar enquanto pessoa que vai ver) de bom. O mal, por agora, necessário, que é o uso de máscara, custa-me, pesa-me, retira-me gosto por, e, por isso, tenho evitado salas de espectáculos e não me orgulho nada, mas mesmo nada disto, muito pelo contrário.
    Precisamente, quando apareceu em cartaz "O ano da morte de Ricardo Reis", ainda mais culpa senti por não estar a ultrapassar esta minha grande parvoíce. É que, para além da contribuição para o nosso cinema, tenho mesmo verdadeira curiosidade para saber como se desenrascaram com aquele que é, até agora, o meu segundo livro preferido de Saramago (e acho o livro, aquela ideia de Saramago, verdadeiramente genial) sendo que o primeiro é o Ensaio sobre a cegueira.
    De facto, também nunca imaginaria Catarina Wallenstein enquanto Lídia. Catarina Wallenstein é daquelas pessoas com aquele ar de habitar um qualquer Olimpo, uma outra dimensão, e que, de vez em quando, dá-nos a graça da sua presença, de facto, uma pessoa não consegue imaginá-la de pano de pó em punho.
    (talvez consiga, finalmente, ultrapassar e ir, até porque, agora, Listen, está a puxar-me com uma tremenda força. Para além de valer mesmo a pena ser visto, conheço uma pessoa que tomou conhecimento e acompanhou de perto um dos casos nos quais o filme se baseia.)

    ResponderEliminar