13 julho 2020

E se Deus?

E se Deus não estiver no inexplicável, no pôr do sol na linha do horizonte, nas forças que pensávamos não ter, na doença que afinal se cura, no cimo da montanha acabada de subir, no pormenor que nos desvia do mau caminho no último momento, na grandiosidade que nos atinge no meio de um oceano?

E se Deus estiver nos livros?

6 comentários:

  1. ...ou num filme... ;-)

    https://www.rtp.pt/programa/tv/p39026

    ResponderEliminar
  2. Cláudia Filipa13.7.20

    Oh pá! É mesmo caso para um "oh pá!". Acho estas coisas maravilhosas. Então, não é que tive, eu e outras pessoas, uma conversa quase igual, antes destes tempos de pandemia.
    Na nossa conversa dizíamos, que ironia das ironias, mas mesmo assim ironia das ironias, era, às vezes, a existência de Deus, precisamente por exemplos como os que dá no seu post, parecer quase cientifica. Parecer, tantas vezes, mesmo pela forma como o mundo, para lá de nós, existe qual orquestra perfeita sem precisar de maestro, ser praticamente impossível a inexistência de um "Grande Programador Disto Tudo". E sabe como começou a conversa? Pela observação do espreguiçar de um gato, ou melhor, pelos alongamentos perfeitos que os gatos fazem, sempre, mas sempre, que se levantam, sem precisarem de nenhum especialista do desporto a dizer-lhes que aquilo é de valor. Daí ao instinto, esse grande "comando" dos chamados animais irracionais, foi um pulo, daí à ideia de Deus...Está a ver o percurso da conversa, não está? Sim, e daí à ideia de grande inspirador de todos os artistas dando origem a todas as formas de arte, materializando-se aí, e, sim, nos livros, "a compilar-se", "a explicar-se", a explicar tudo, afinal...

    É fascinante, pensarmos nestas coisas, não é?

    (continuando a ideia, vou "esticar Deus" também enquanto inspirador de cinema e dizer uma coisa no post anterior...)

    ResponderEliminar
  3. Que conversa é essa sobre Deus ? Deus,esse conceito criado por Akhenaton ?
    Sim,os egípcios tinham a mania de ser gregos antes do tempo !!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14.7.20

    "Encontro" deus na natureza, numa peça de arte, numa música, quando faço uma escalada e chego ao topo ..porque não num livro? Claro que sim
    vw

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16.7.20

    Problemas com as mulheres, e ainda mais com A Mulher, resultam sempre nisto, meu caro:
    - Deus e o Destino.
    - O Fado e o Tempo.
    - A Imperfeição do Mundo e a morte entrópica do Universo (que é uma boa palavra para Deus na perspectiva de qualquer agnóstico panteísta a roçar o ateísmo).

    Aproveito para informar que há pelo menos uns dezassete séculos que Deus está num livro com vários testamentos e evangelhos (enfim, a estrutura é um pouco mais complexa)
    e que na actualidade se espera que regresse do Flamingo ao Benfica, onde se pensa ter dado imensas alegrias aos fiéis.

    Enfim, eis o homem que ainda no Sporting conseguiu dar um título ao Benfica após afirmar, em sentido lato, que até com onze macacos punha aquela coisa a bombar. Fez o mesmo pelo FCP ainda no Benfica.
    O homem que é o Presidente Marcelo do futebol nacional. O homem que sabe que o menino está a chorar na pintura da Paula Rego quando o resto de nós nem vê menino nenhum.

    Vá-se lá perceber. Pela minha parte confesso ignorância nas lides religiosas, futebolísticas e partidárias, embora estas me causem repulsa com manifestações somáticas enquanto que aquelas me suscitam apenas indiferença.

    Abraço. E rápidas melhoras.

    ResponderEliminar