16 setembro 2017

Às onze da noite de um sábado ninguém nos ouve, Ruben Patrick

O problema, Ruben Patrick, é que nisto dos blogs não somos só os bonecos, somos nós e as nossas circunstâncias, e nós somos os que dormimos mal a pensar num não-problema,o atraso da saída do avião, o hálito a gin da noite passada, o concerto do Bowie em Alvalade, a nota de cem escudos encontrada na rua no dia em que fizemos dez anos, o bingo do Belenenses, as mamas da Cicciolina no parlamento, o bêbado na estação de Paris Montparnasse, os seis a três que levámos do Benfica, o dinheiro contado, a primeira vez que conduzimos um carro, a humilhação em Complementos de Matemática, Barenboim no Scala, o peso a mais, o cão que morreu, os achaques dos nossos pais, o esquecermo-nos de uma data importante, o cheiro peixe assado que se tornou insuportável, a falta do menisco, o fim de semana de sonho que afinal não, o comentário ao lado, o mail da leitora que acha que aquilo foi para ela, a gentileza da outra que se encantou com um pormenor do que escrevemos, o  mau dia daquela outra que também não é só um boneco, é ela e as suas circunstâncias.

9 comentários:

  1. Anónimo16.9.17

    "esquecer-MO-nos" é que não estava à espera. bolas.

    ResponderEliminar
  2. Porque isto, afinal, não são só blogues.

    Boa noite, Pipoco. :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17.9.17

    ...e tudo são recordações, Ruben Patrick. Tudo são nostalgias, tudo são os anos a passar e a adoçar-nos o coração...Vá aprendendo, sim?
    Gostei tanto, querido Tio!!

    Um abraço. :)

    ResponderEliminar
  4. Isto não são só blogs, Ruben Patrick. E é melhor assim. Quando se percebe que do outro lado não estão miúdos perfeitos e pratos em mesas com decoração de revista. É melhor, quando a cartilagem escasseia e o menisco cede, mesmo que isto tenha ocorrido quando esquiava nos Alpes. É melhor assim, isto dos blogs, com gente lá atrás do ecrã retina 100.0.

    ResponderEliminar
  5. Creio que ficará também para sempre na memória, e na história, de um grande clube - SCP - quando Alvalade abria portas e conseguia juntar pessoas, independentemente, e de todas as cores clubísticas - os dias de megaconcertos!
    20000 pessoas tiveram o prazer/gosto de assistir a Bowie.

    ResponderEliminar
  6. Não são só blogs. E se não é para isto que servem os blogs, não sei para que será. Ainda, abençoados os resistentes. Bem haja. Pela auto-permissão para a proximidade, a intimidade. Que isso do distanciamento é um lugar seguro mas inatingível. E um dia um gajo cansa-se do isolamento do pedestal. Um beijo, se mo permite.

    ResponderEliminar
  7. Cláudia Filipa17.9.17

    Eu estou a ouvir agora e está aqui a apetecer-me fazer de conta que sou o Ruben Patrick:
    - Tio, poderemos dizer que os bonecos funcionam como uma espécie de antisséptico?
    - Mas, estamos tão infectados por aquilo que somos que, apesar das caixas de antisséptico, (Tio, imagine a malta na farmácia, "São duas caixas de "só blogs", por favor"), não conseguimos eliminar a 100% a disseminação do "nós e as nossas circunstâncias"?
    - Tio, mas deve ser bem giro brincar aos bonecos, deve servir de "desenjoo" do tal "nós e as nossas circunstâncias" que também deve fazer bem, não?. Ai! E o que acaba de vir-me à ideia, a verdade é que, bolas! Já viu Tio? Se não tivesse tido esta bela ideia de brincar aos bonecos, eu, Ruben Patrick, não existiria!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar