08 outubro 2015

Isto é capaz de querer dizer alguma coisa

Numa dessas imponderabilidades da vida, tive que arranjar ocupação para a noite de ontem. Verifiquei o que havia para ver na minha cidade e decidi pelo espectáculo de Slava. A primeira vez que vi Slava foi porque decidi arranjar ocupação em Paris e fui ao Lido, que tinha um espectáculo de Slava. Isto é capaz de querer dizer que a minha vida está sempre no mesmo sítio.

Acabei de ler o livro do tipo que acompanhou a expedição de 96 ao Everest e sobreviveu para contá-la. Sei o suficiente sobre montanhas para lhes ter respeito absoluto, afinal das três vezes em que pensei que podia morrer, duas foram na montanha. Os tipos que morrerem, morreram porque não ouviram a mais básica das recomendações da montanha: "é capaz de ser melhor voltar para trás". Os tipos que os deixaram morrer morreram porque arriscaram e arriscaram porque era mau para o negócio não fazer subir à montanha alguém lhes tinha pago para subir à montanha. Isto é capaz de querer dizer que ter muito dinheiro não é suficiente para nos fazer subir às montanhas.

Quinze minutos depois de terminar o espectáculo de Slava, mais de meia sala do CCB ainda se divertia a tocar bolas coloridas que passavam por cima das suas cabeças. Meia sala não arredava pé, não pensava em tirar o carro da garagem nem em chegar depressa a casa porque estava entretida a socar bolas gigantes no espaço do grande auditório do CCB. Só isto, tocar bolas coloridas e gigantes por cima das nossas cabeças. Isto é capaz de querer dizer que ainda há esperança na humanidade.

Os meus amigos, desses que não encontrei nos blogs, sabem que há dois tipos de filmes que vejo na estreia: filmes sobre montanhas e o último de Bond, James Bond. Tenho um convite para ir à ante-estreia de Spectre, no O2 Arena, em Londres, no mesmo dia em que a minha agenda me diz que estarei a assistir à defesa de tese de doutoramento de alguém que admiro. Isto é capaz de querer dizer que verei Spectre no dia de estreia num cinema da minha cidade.

2 comentários:

  1. Lady Kina8.10.15

    Hmmmmmmmmmm... Mas querer dizer assim no geral ou a alguém em particular? :D

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8.10.15

    Boa noite, tio.

    Agora já sabe o que o vento a soprar, o terreno enlameado e o cão a puxar a trela querem dizer. É capaz de ser melhor voltar para trás.

    Já andou sobre terreno enlameado horas a fio ou esteve preso em areias movediças? Eu já. Abençoados elementos e suas forças porque enquanto eles existirem haverá sempre esperança na salvação da nossa humanidade.

    ResponderEliminar