07 setembro 2015

À atenção de Cocas, o Sapo

"Anos depois da guerra, depois dos casamentos, dos filhos, dos divórcios, dos livros, ele veio a Paris com a mulher. Telefonara-lhe. Sou eu. Ela reconhecera-o logo pela voz. Ele dissera: queria só ouvir a sua voz. Ela dissera: sou eu, bom dia. Ele estava intimidado, tinha medo como dantes. A sua voz tremia de repente. E com o tremor, de repente, ela voltara a encontrar a pronúncia da China. Ele sabia que ela tinha começado a escrever livros, soubera-o pela mãe dela que voltara a ver em Saigão. E depois dissera-lho. Dissera-lhe que era como dantes, que ainda a amava, que nunca poderia deixar de a amar, que a amaria até à morte."

Marguerite Duras, "O amante"

10 comentários:

  1. Lady Kina7.9.15

    Marguerite quem?!

    ResponderEliminar
  2. Na primeira pessoa tem outro impacto.
    (em primeira mão também)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7.9.15

    Coitada da mulher...

    ResponderEliminar
  4. " A história da minha vida não existe. Isso não existe. Nunca há um centro. Não há caminho, nem linha. Há vastos lugares onde se faz crer que havia alguém, não é verdade, não havia ninguém. A história de uma pequeníssima parte da minha juventude, escrevi-a já mais ou menos, enfim, quero dizer, dei uma ideia, falo justamente desta, da travessia do rio."
    Marguerite Duras/O Amante

    ResponderEliminar
  5. Filme óptimo, banda sonora espectacular, a cena da partida do barco é a minha preferida. O livro infelizmente nunca li, mas quando gosto muito de um filme raramente leio o livro, normalmente desaponto-me, e o inverso também me acontece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é uma obra-prima, pipinha, mas li algures que Duras, que também era realizadora, ficou contrariada com a realização de Jean-Jacques Annaud. Eu já tinha lido o livro quando vi o filme, e acho que de certa forma as imagens se colam ao texto, embora o texto nos leve muito mais longe.

      Eliminar
  6. Anónimo8.9.15

    O que eu já chorei...

    ResponderEliminar
  7. Que surpresa Pipoco.
    Marguerite Duras.

    ResponderEliminar