25 março 2015

Parábola dos peixes do lago Tanganica

Estava aqui a lembrar-me, Ruben Patrick (sim, podes servir-te dessa garrafa, para ti serve bem, eu fico com o meu Yamazaky single malt, uma descoberta deste ano) que existe no lago Tanganica um peixe que muda de cor, agora quer impressionar e transforma-se num peixe colorido, brilhante, até parece que aumenta o tamanho (senta-te, não fiques em pé, rapaz), agora transforma-se num peixe cinzento, sem jeito nenhum, um peixe indiferenciado, se é que me explico, um peixe em que ninguém repara. O mesmo peixe, Ruben Patrick, falamos do mesmo peixe.

O problema, Ruben Patrick, problema para o peixe, bem entendido, é que o peixe colorido, o que dá demasiado nas vistas, é precisamente o peixe que os flamingos do lago Tanganica primeiro vêem, não importa se há flamingos no lago Tanganica (sim, é Cohiba Lanceros, acho que o mereço no fim destes dias com tantas horas, as coisas são assim mesmo, um homem tem que se mimar quando os dias tem demasiadas horas), o problema, dizia eu, é que os peixes muito coloridos ficam mais visíveis para os flamingos. E os flamingos, Ruben Patrick, adoram peixe.

21 comentários:

  1. É verdade, caro Pipoco.
    É os peixes muito coloridos que ficam mais visíveis para os flamingos … e é aquele T, que não existe na garrafa de Yamazaki, que fica extremamente visível para quem ainda está sóbrio.

    (Beba menos, sim. Olhe, que isso faz-lhe mal ao fígado … e à visão/ortografia)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está. Letras demasiado juntas no teclado...

      Eliminar
    2. Anónimo26.3.15

      Não é de hoje nem de ontem que os japoneses são os melhores e os mais medalhados, cá em casa jaz uma de Nikka que já substituiu uma de Yoshi, nunca mais vais querer saber de Cardhus ou Glenlivets, em verdade lhe digo.
      JS

      Eliminar
  2. Alas, pelo menos os peixes têm quem os coma.
    Alguns de nós, enquanto lúcidos, têm tido muito pouca sorte desde o final da puberdade até ao momento em que finalmente têm capital para adquirir um super desportivo.

    Tamazaky? Isto anda estranho. Na minha ignorância recomendo sempre Dalmore, The Dalmore, mas apenas após o Lancero (demasiado estreito meu caro, demasiado estreito).

    Passam-se coisas estranhas no blogo desde o eclipse parcial...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo26.3.15

      É! Estranhíssimas!
      Aquele Abraço!

      Eliminar
  3. Anónimo25.3.15

    Eu diria que está a troçar de Hélder.
    A que propósito, senão esse , viria agora aqui esse peixe que muda de cor ?
    Os seus comentadores também acusam algum espanto (bebida...coisas estranhas... )
    Quem me dera só sentir espanto.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo25.3.15

    Eu gosto de flamingos porque me lembram o Boston Legal.

    Gosto do Boston Legal porque me lembra a melhor dupla de todo o sempre (o Denny Crane e o Alan Shore, que eram advogados e, helás, flamingos. É googlar, se não conhecer esta pérola).

    O Alan Shore é, para mim, a personificação do Pipoco. Logo, o Pipoco é um flamingo.

    Já o peixe..... não sei quem é, nem na versão arco-irís, nem na versão céu de inverno.

    Mas também, who cares?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo26.3.15

    O problema é que os flamingos preferem caranguejos, uma chatice.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo26.3.15

    Tio pipoco, os flamingos não comem peixes coloridos e nem caranguejos já criados. Eu percebi a parábola, mas existem tantos exemplos no reino animal e que derivaram da observação correcta da natureza e comportamento animal, que esta história me deixou um bocadinho cinzenta como o peixe. Eu podia contar-lhe histórias sobre as coisas que os peixes fazem para além de mudarem de cor.

    Ah, já me esquecia, os flamingos alimentam-se de plâncton (fitoplâncton) e artémia, usando o bico especial para os filtrar da água e lama.

    Os peixes, esses, são pródigos! Afinal, eles inventaram (quase) tudo e com eles tudo passa por uma questão de tamanho. Depende do tamanho do peixe ser petisco para o flamingo ou não. Sim, o tamanho importa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo26.3.15

      A menina confundiu-me, afinal os flamingos comem peixes ou não? Decida lá isso, que fico em agonia.

      Eliminar
    2. Anónimo26.3.15

      É uma questão de tamanho. Quase todos os animais aquáticos passam por uma fase em que integram o dito plâncton, estados larvares após a eclosão dos ovos. Muitos peixes fazem parte do plâncton até crescerem, sendo por isso uma questão de tamanho.

      Eliminar
    3. Anónimo26.3.15

      Já que estamos no cinzento - há sempre a excepção à regra :)

      Eliminar
  7. Anónimo26.3.15

    E depois há um peixe (lembrei-me agora mesmo dele) que é o peixe balão. Elas incham, incham, incham e pensam que podem ficar sempre inchadas, adoradas e redondas. A mim, que aprecio cá de longe, da margem, dá-me para rir, vê-las assim, a tentar manter o balão bem cheio, que nem lhes passa pela cabecinha de peixe que mais vale ser como se é, do que ter de fingir todos os dias o balão. Melhor só mesmo quando oferecem luta aos flamingos, tantas vezes imaginários, e logo à sua volta se junta o cardume de peixes balões. São divertidas.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo26.3.15

    Tio MS (Menos Sóbreo), bem dizia o meu avô: "A discrição é a alma do negócio". Coisa que eu pratico regularmente.:)
    VW

    ResponderEliminar
  9. Anónimo26.3.15

    Mas é tão mais divertido ser colorido !!!!! Torna a vida tão melhor.....
    O peixe cinzento até pode levar uma vida mais tranquila, mas é tão cinzenta, discreta e vulgar.......

    Sofia

    ResponderEliminar
  10. Normalmente é tudo uma questão de aparências e de egos que se encontram claramente na natureza em proporções inversas.
    E também de astigmatismo e miopia blogosféricas. É que nas caixas de chá, mesmo naquelas letras pequenininhas, não consta que seja bebida alcoólica.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo26.3.15

    Sr. Pipoco, reconhecem-se logo por aqui as pessoas menos favorecidas de beleza. São aquelas que dizem que as aparências não importam.

    ResponderEliminar
  12. Cláudia26.3.15

    Voltei aqui para tentar perceber, exercitar os neurónios é um excelente desporto. Então, o que já consegui perceber, que o Pipoco considera que o Ruben não tem um palato suficientemente apurado para distinguir um bom néctar de uma zurrapa e portanto para o Ruben qualquer coisa serve. Depois percebi que um peixe colorido dá mais nas vistas que um peixe sem cor e ao tornar-se mais visível passa a ser cobiçado pelos flamingos e isso é uma chatice para o peixe que pode passar a refeição de flamingo. O que não percebo é que se falamos de um mesmo peixe, a partir do momento em que esse peixe se torna cinzento e indiferenciado e a sábia natureza dá-lhe essa possibilidade certamente para que possa aumentar a capacidade de sobrevivência, porque é que ainda assim continua sob a mira dos flamingos. Bem, também não interessa e analisar isto assim à lupa é retirar-lhe toda a beleza e depois, seja como for, concordo inteiramente com a Arrumadinha quando sabiamente diz "O peixe merece felicidade!" e já agora e porque estou muito bem disposta, os flamingos também!

    ResponderEliminar
  13. Uma pobre pessoa fica atolada em trabalho durante uns dias e depois a pobre pessoa chega aqui e não percebe a metáfora blogosférica e sente-se ainda mais socialmente excluída e nerd e assim...

    ResponderEliminar