10 dezembro 2013

Palavra do ano de Pipoco

A minha palavra do ano é "não". Sempre soube dizer "não", mas era um "não" gentil, parcimonioso, trabalhado para não deixar mossa, um "não" que deixava ler nas entrelinhas que podia ser um "talvez", caso a conjuntura mudasse. Este ano o meu "não" ficou mais assertivo, menos manipulador. Bem sei que estou longe do "não" seco, do "não" desagradável, mas o caminho faz-se caminhando e a verdade é que o meu "não" deste ano já é um "não" capaz de desconfortar e desconcertar, é um "não" tremendamente libertador, um "não" que poupa energias, um "não" que deixa pouca margem de progressão, um "não" com menos fé nas pessoas, tremendamente eficaz. O meu "não" deste ano trouxe mais tempo para ler, mais tempo para o que realmente me importa, trouxe-me menos fretes e a absoluta certeza que um "não" é a melhor forma de tornarmos melhores pessoas os que estão à nossa volta.

7 comentários:

  1. Anónimo10.12.13

    Excelente escolha a desse não mais convicto.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10.12.13

    Ando há praticamente 27 anos a trabalhar esse não. Está difícil.

    ResponderEliminar
  3. ficamos mesmo com muito mais tempo. também ando a treinar, mas este ano cometi uns erros, vamos ver como me safo em 2014 :)

    ResponderEliminar
  4. Acho isso tudo muito bem, mas qual é a receita? Não ma vai negar, ou vai?!

    ResponderEliminar
  5. Passamos do estádio de 'fazer' para o de 'mandar fazer'? Não significa grande coisa, para além de nos alertar que estamos a envelhecer, e quanto menos sabemos mais mandamos...

    ResponderEliminar
  6. Humm... estava a ler muito bem e até a gostar, entretanto fintou-me, a bem dizer trocou-me as voltas, fiquei baralhada, voltei atrás, tornei a ler, desta vez mais devagar, pausadamente e... não, algo ainda me está a escapar, acho que vou ter que voltar a ler desde o início.

    Antes de sair...

    Humm... outra vez, "um "não" com menos fé nas pessoas, tremendamente eficaz", não sei se gosto desta parte do seu não deste ano.

    ResponderEliminar
  7. Tem que dar alguns ensinamentos a alguns paizinhos :)

    ResponderEliminar