15 junho 2012

Caros Wannabe, quereis ter muitas visitas no blog? O Tio Pipoco explica.

A blogosfera está repleta de blogs iguais ao seu, a descrição de uma ida à praia de Carcavelos ou relatar como alguém passou à sua frente na fila do talho do Minipreço (há lá talho, não há?) vai fazer bocejar as pessoas. Fale de vinhos raros e de locais com nomes vagamente bucólicos, o leitor de blogs é crédulo e tende a aceitar como fantástico tudo o que desconhece.

Tente inventar um nicho de mercado. Baby-Blogs, Hate-Blogs, Diários de Bordo e Blogs de pessoas que mostram orgulhosamente a roupa da Zara são conceitos a que ninguém liga. Invente novos conceitos de blog, como o "tecno-rústico", o "deprimo-motivacional" ou o "cool-suburbano". Evite o "snob-chic", é dificílimo de manter.

Coloque fotos, as fotos fazem disparar o número de visitas. Prefira retratos de instantes do seu quotidiano, isso fará com que as pessoas se sintam a partilhar os seus momentos.

Coloque posts a horas certas, as pessoas gostam de rotinas. As melhores horas são as 8 da manhã, para as pessoas terem algo fresquinho quando chegam ao escritório e abrem o computador, a uma da tarde, para acompanhar a sandes mista e o compal de manga-laranja e as dez da noite, quando as pessoas assistem à telenovela com o portátil em cima das pernas.

Repita frases e insira-as aleatoriamente nos posts. As pessoas reconhecerão estas frases feitas como algo de original na sua escrita e, se a frase for "Em verdade vos digo", conte com uma auréola de escrita sagrada. Se a frase for "as coisas são como são", transmitirá uma mensagem de segurança, de certeza absoluta no que diz.

Não responda a todos os comentários, isso dará um ar de exclusividade à sua atenção e garantirá que aqueles a quem responde se tornarão dignos de admiração por parte de todos aqueles que nunca mereceram uma palavra sua, para além de garantir que aqueles que forma dignos da sua atenção o seguirão com redobrado entusiasmo.

Coloque um post inteligente a cada dez sem sentido nenhum. Por exemplo, por cada dez que versem a temática dos problemas das mulheres, coloque um episódio da vida de S. Tomás de Aquino. Divirta-se com a ausência de comentários aos bons posts.

Mantenha um ar distante e inacessível com quem o lê. Quando sentir que a sua escrita está a ficar demasiado intimista ou que está a escrever com o coração, ataque com um post a dar conselhos ao Ruben Patrick.

Escreva de forma a que o seu estilo seja detectado a léguas, seja qual for o blog que resolva inventar. Se não souber melhor estratégia, faça parágrafos longos com muitas vírgulas.

Divirta-se. Afinal isto é só um blog, nunca se esqueça disso.

27 comentários:

  1. É incrivel com eu passei a saber que a Zara é tão famosa entre as mulheres! Mesmo que eu quisesse fazer o mesmo, não tenho roupa da Zara ... too bad!

    Gostei do post!

    ResponderEliminar
  2. Acho que tens muita razão, ainda assim quem passa a vida no blog a publicitar a Zara tem se safado muito melhor, lol ;) eu não faço o meu blog e nem pertenço à blogosfera por obrigação e sim por puro pazer. E para mim isso é que realmente conta!! Bjs!!

    ResponderEliminar
  3. Não é só roupa da Zara... então e o boticário?

    Há blogs que mudam radicalmente... há uns tempos seguia um blog de *boas* crónicas, mas como o autor não tinha muito publico decidiu enveredar pela industria porno-erótica. Qual é sentido disso? Deixei de ter puder ler crónicas bastantes correctas, actuais e cheias e sentido e humor só porque o rapaz não tinha publico.

    E eu acabo sempre por divagar

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15.6.12

    Go go Pipoco mais Salgado. As mulheres gostam dos "snobs-chics" wannabes.

    MNC

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15.6.12

    Muito bom, particularmente as partes em que segues os teus próprios conselhos hahaha... Gostei muito, a sério. Como, aliás, de tudo o que tenho lido desde que (muito recentemente) aqui vim parar. E há tanto tempo que estava para vir espreitar (leio-te nos comentários de um dos blogs que sigo), mas por (sei lá, humm) falta de tempo, fui adiando.
    Gostei. E fico.

    Isabel



    Tens seguidora.

    ResponderEliminar
  6. Divirta-se com a ausência de comentários aos bons posts.


    So true.

    ResponderEliminar
  7. Este post mostra as diferenças entre ser líder e ser chefe.

    Avé, Pipoco! Aqueles que te vão ler, saúdam-te!

    ResponderEliminar
  8. aprendemos tanto com este grão de milho...

    ResponderEliminar
  9. É só para avisar Tio Pipoco, que não há talho no Minipreço.
    Não precisa de agradecer.

    ResponderEliminar
  10. Que engraçado, concordo em absoluto, em género e em número...
    E sim os melhores, mais inspirados, pertinentes e actuais posts, são os que menos comentários merecem! Agora debita algo sobre a separação da Luciana e do Djalo e chovem comentários de todos os lados. Sou novata na blogosfera, mas já percebi que isto tem muito que se lhe diga... mas sim é só um blog, de facto. E para alguns é apenas um lugar de prazer de escrever e zurzir, ou louvar algo, para outros é muuuito mais! Mas também para quê julgar? Na vida real, é a mesma coisa: ele há gente interessante e gente entediante, right?
    Um beijo Pipoco.

    ResponderEliminar
  11. Meti-me a tirar notas, mas o post é tão longo e os conselhos tão vitais e extraordinários, que desisti e fiz print à página toda.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo15.6.12

    E para quando mais brilhantes analogias jogos do euro/e a politica actual?

    Sophia

    ResponderEliminar
  13. Concordo em género e em número... E sim os posts mais interessantes, inspiradores, pertinentes e actuais, mais polémicos, são os que menos comentários merecem, embora sejam os que mais lidos parecem ser! Agora debita algo sobre a separação da Luciana e do Djalo e chovem comentários de todos os quadrantes!! Enfim cada um lá escrivirá sobre o que lhe dá prazer... E de facto, isto é só um blog, e é tal como na vida real: ele há pessoas interessantes e pessoas entediantes, right? O seu é com certeza de uma pessoa interessante, a julgar pelos comentários todos que suscita...
    Um beijo portanto Pipoco, desta sua seguidora que anda a aprender com as suas palavras a ter uma blog decente. Oh mas nunca me respondeu... caramba! Eheheh

    ResponderEliminar
  14. Espera lá, eu já faço isso tudo e muito mais e nada de disparar a escala de visitas. Será que o meu mal é outro? :p

    ResponderEliminar
  15. Ena, tanto trabalho... prefiro escrever o que me apetece, quando me apetece.

    ResponderEliminar
  16. Falta uma coisa verdadeiramente importante, o blog deverá ser masculino, ainda que o seu dono seja uma mulher. Muito mais fácil conquistar público já que a maior parte dos leitores são na verdade leitoras.
    (além de que o homem snob será admirado, a mulher insultada, as coisas são assim mesmo).

    ResponderEliminar
  17. fotos tiradas com o instagram ajudam. É sinal que a pessoa é rica. Ninguém gosta de pobres.

    ResponderEliminar
  18. O meu caro terá ainda que explicar, no meio de tão distinta sapiência, qual a sua posição em relação aos tecno-rústicos.

    Digo-o com a preocupação de quem escreve com uma bastante coçada samarra, sentado num monte que podia ser bem mais verdejante não fosse o tempo um sacana e ouve as ovelhas balirem umas com as outras, certamente com as últimas quadrilhices do rebanho.
    Tenho um cão, mas esse também tem blog e não é para aqui chamado.

    Também tenho um iPhone, mas está cheio de nódoas de gordura da meranda que trago.

    Sou tecno-rústico desde pequeno, é esse o meu fado.

    ResponderEliminar
  19. Há uma cena, n'A Vida de Brian, em que, à janela, Brian tenta em vão explicar aos fiéis que não é o Messias.

    ResponderEliminar
  20. nao sei se concordo com tudo tio... acho que os blogs excepcionais nao sao conhecidos, e os que de tal forma são famoso que fazem dinheiro são uma verdadeira bosta.
    e depois há quem tenho blogs porque sim...

    ResponderEliminar
  21. Acreditaria se lhe dissesse que tenho um blogue por pura satisfação. Que não quero saber se tenho 5 visitas ou cinco mil como muitos blogues que existem. Gosto quando me visitam, é um facto, mas não corto os pulsos se tal não acontecer. Que não quero saber também, se só de 300 em 300 posts tenho 1 comentário. Não entro em depressão se não existirem 99 comentários em cada post. E honestamente penso que tal coisa nunca irá acontecer. Mas o sol continuará a brilhar lá por volta do Verão e também para mim. A minha leitura da coisa é "aguenta-te existe muita gente e melhor que tu". E ainda bem que assim é. Por isso é que este local chamado de vida, é tão interessante para se pedalar ao sabor do vento e das adversidades.

    ResponderEliminar
  22. Oh Pipoco, podia ter eliminado um dos meus comentários, foi obviamente engano! assim vai tudo achar que esta morena é singularmente palerma...

    ResponderEliminar
  23. Primeiro - Sim, alguns Minipreços têm talho (conheço pelo menos dois).
    Segundo - Esqueceu-se de dizer que textos eróticos também fazem disparar as visitas.
    Terceiro - Devo dizer-lhe que parece uma mulher a escrever... e ainda não percebi se adoro isso, ou fico de pêlo arrepiado... Outra ilação: o mistério do autor mantém as pessoas presas.

    ResponderEliminar
  24. Só falta mesmo dizer "cria um post feito Madre Teresa dos bloggers" a dizer segredos de ter mais visitas....

    ResponderEliminar
  25. Ahahahah opá, estou lixada então

    ResponderEliminar
  26. oh Mak, e há lá snob chic que não seja fã do tecno-rústico?

    ResponderEliminar
  27. "Sou tecno-rústico desde pequeno, é esse o meu fado" ganha como a frase melhor para o peca que toca...com ce cedilhado claro. Mak, lindo pa!!!!!

    ResponderEliminar