A blogosfera está repleta de blogs iguais ao seu, a descrição de uma ida à praia de Carcavelos ou relatar como alguém passou à sua frente na fila do talho do Minipreço (há lá talho, não há?) vai fazer bocejar as pessoas. Fale de vinhos raros e de locais com nomes vagamente bucólicos, o leitor de blogs é crédulo e tende a aceitar como fantástico tudo o que desconhece.
Tente inventar um nicho de mercado. Baby-Blogs, Hate-Blogs, Diários de Bordo e Blogs de pessoas que mostram orgulhosamente a roupa da Zara são conceitos a que ninguém liga. Invente novos conceitos de blog, como o "tecno-rústico", o "deprimo-motivacional" ou o "cool-suburbano". Evite o "snob-chic", é dificílimo de manter.
Coloque fotos, as fotos fazem disparar o número de visitas. Prefira retratos de instantes do seu quotidiano, isso fará com que as pessoas se sintam a partilhar os seus momentos.
Coloque posts a horas certas, as pessoas gostam de rotinas. As melhores horas são as 8 da manhã, para as pessoas terem algo fresquinho quando chegam ao escritório e abrem o computador, a uma da tarde, para acompanhar a sandes mista e o compal de manga-laranja e as dez da noite, quando as pessoas assistem à telenovela com o portátil em cima das pernas.
Repita frases e insira-as aleatoriamente nos posts. As pessoas reconhecerão estas frases feitas como algo de original na sua escrita e, se a frase for "Em verdade vos digo", conte com uma auréola de escrita sagrada. Se a frase for "as coisas são como são", transmitirá uma mensagem de segurança, de certeza absoluta no que diz.
Não responda a todos os comentários, isso dará um ar de exclusividade à sua atenção e garantirá que aqueles a quem responde se tornarão dignos de admiração por parte de todos aqueles que nunca mereceram uma palavra sua, para além de garantir que aqueles que forma dignos da sua atenção o seguirão com redobrado entusiasmo.
Coloque um post inteligente a cada dez sem sentido nenhum. Por exemplo, por cada dez que versem a temática dos problemas das mulheres, coloque um episódio da vida de S. Tomás de Aquino. Divirta-se com a ausência de comentários aos bons posts.
Mantenha um ar distante e inacessível com quem o lê. Quando sentir que a sua escrita está a ficar demasiado intimista ou que está a escrever com o coração, ataque com um post a dar conselhos ao Ruben Patrick.
Escreva de forma a que o seu estilo seja detectado a léguas, seja qual for o blog que resolva inventar. Se não souber melhor estratégia, faça parágrafos longos com muitas vírgulas.
Divirta-se. Afinal isto é só um blog, nunca se esqueça disso.
É incrivel com eu passei a saber que a Zara é tão famosa entre as mulheres! Mesmo que eu quisesse fazer o mesmo, não tenho roupa da Zara ... too bad!
ResponderEliminarGostei do post!
Acho que tens muita razão, ainda assim quem passa a vida no blog a publicitar a Zara tem se safado muito melhor, lol ;) eu não faço o meu blog e nem pertenço à blogosfera por obrigação e sim por puro pazer. E para mim isso é que realmente conta!! Bjs!!
ResponderEliminarNão é só roupa da Zara... então e o boticário?
ResponderEliminarHá blogs que mudam radicalmente... há uns tempos seguia um blog de *boas* crónicas, mas como o autor não tinha muito publico decidiu enveredar pela industria porno-erótica. Qual é sentido disso? Deixei de ter puder ler crónicas bastantes correctas, actuais e cheias e sentido e humor só porque o rapaz não tinha publico.
E eu acabo sempre por divagar
Go go Pipoco mais Salgado. As mulheres gostam dos "snobs-chics" wannabes.
ResponderEliminarMNC
Muito bom, particularmente as partes em que segues os teus próprios conselhos hahaha... Gostei muito, a sério. Como, aliás, de tudo o que tenho lido desde que (muito recentemente) aqui vim parar. E há tanto tempo que estava para vir espreitar (leio-te nos comentários de um dos blogs que sigo), mas por (sei lá, humm) falta de tempo, fui adiando.
ResponderEliminarGostei. E fico.
Isabel
Tens seguidora.
Divirta-se com a ausência de comentários aos bons posts.
ResponderEliminarSo true.
Este post mostra as diferenças entre ser líder e ser chefe.
ResponderEliminarAvé, Pipoco! Aqueles que te vão ler, saúdam-te!
aprendemos tanto com este grão de milho...
ResponderEliminarÉ só para avisar Tio Pipoco, que não há talho no Minipreço.
ResponderEliminarNão precisa de agradecer.
Que engraçado, concordo em absoluto, em género e em número...
ResponderEliminarE sim os melhores, mais inspirados, pertinentes e actuais posts, são os que menos comentários merecem! Agora debita algo sobre a separação da Luciana e do Djalo e chovem comentários de todos os lados. Sou novata na blogosfera, mas já percebi que isto tem muito que se lhe diga... mas sim é só um blog, de facto. E para alguns é apenas um lugar de prazer de escrever e zurzir, ou louvar algo, para outros é muuuito mais! Mas também para quê julgar? Na vida real, é a mesma coisa: ele há gente interessante e gente entediante, right?
Um beijo Pipoco.
Meti-me a tirar notas, mas o post é tão longo e os conselhos tão vitais e extraordinários, que desisti e fiz print à página toda.
ResponderEliminarE para quando mais brilhantes analogias jogos do euro/e a politica actual?
ResponderEliminarSophia
Concordo em género e em número... E sim os posts mais interessantes, inspiradores, pertinentes e actuais, mais polémicos, são os que menos comentários merecem, embora sejam os que mais lidos parecem ser! Agora debita algo sobre a separação da Luciana e do Djalo e chovem comentários de todos os quadrantes!! Enfim cada um lá escrivirá sobre o que lhe dá prazer... E de facto, isto é só um blog, e é tal como na vida real: ele há pessoas interessantes e pessoas entediantes, right? O seu é com certeza de uma pessoa interessante, a julgar pelos comentários todos que suscita...
ResponderEliminarUm beijo portanto Pipoco, desta sua seguidora que anda a aprender com as suas palavras a ter uma blog decente. Oh mas nunca me respondeu... caramba! Eheheh
Espera lá, eu já faço isso tudo e muito mais e nada de disparar a escala de visitas. Será que o meu mal é outro? :p
ResponderEliminarEna, tanto trabalho... prefiro escrever o que me apetece, quando me apetece.
ResponderEliminarFalta uma coisa verdadeiramente importante, o blog deverá ser masculino, ainda que o seu dono seja uma mulher. Muito mais fácil conquistar público já que a maior parte dos leitores são na verdade leitoras.
ResponderEliminar(além de que o homem snob será admirado, a mulher insultada, as coisas são assim mesmo).
fotos tiradas com o instagram ajudam. É sinal que a pessoa é rica. Ninguém gosta de pobres.
ResponderEliminarO meu caro terá ainda que explicar, no meio de tão distinta sapiência, qual a sua posição em relação aos tecno-rústicos.
ResponderEliminarDigo-o com a preocupação de quem escreve com uma bastante coçada samarra, sentado num monte que podia ser bem mais verdejante não fosse o tempo um sacana e ouve as ovelhas balirem umas com as outras, certamente com as últimas quadrilhices do rebanho.
Tenho um cão, mas esse também tem blog e não é para aqui chamado.
Também tenho um iPhone, mas está cheio de nódoas de gordura da meranda que trago.
Sou tecno-rústico desde pequeno, é esse o meu fado.
Há uma cena, n'A Vida de Brian, em que, à janela, Brian tenta em vão explicar aos fiéis que não é o Messias.
ResponderEliminarnao sei se concordo com tudo tio... acho que os blogs excepcionais nao sao conhecidos, e os que de tal forma são famoso que fazem dinheiro são uma verdadeira bosta.
ResponderEliminare depois há quem tenho blogs porque sim...
Acreditaria se lhe dissesse que tenho um blogue por pura satisfação. Que não quero saber se tenho 5 visitas ou cinco mil como muitos blogues que existem. Gosto quando me visitam, é um facto, mas não corto os pulsos se tal não acontecer. Que não quero saber também, se só de 300 em 300 posts tenho 1 comentário. Não entro em depressão se não existirem 99 comentários em cada post. E honestamente penso que tal coisa nunca irá acontecer. Mas o sol continuará a brilhar lá por volta do Verão e também para mim. A minha leitura da coisa é "aguenta-te existe muita gente e melhor que tu". E ainda bem que assim é. Por isso é que este local chamado de vida, é tão interessante para se pedalar ao sabor do vento e das adversidades.
ResponderEliminarOh Pipoco, podia ter eliminado um dos meus comentários, foi obviamente engano! assim vai tudo achar que esta morena é singularmente palerma...
ResponderEliminarPrimeiro - Sim, alguns Minipreços têm talho (conheço pelo menos dois).
ResponderEliminarSegundo - Esqueceu-se de dizer que textos eróticos também fazem disparar as visitas.
Terceiro - Devo dizer-lhe que parece uma mulher a escrever... e ainda não percebi se adoro isso, ou fico de pêlo arrepiado... Outra ilação: o mistério do autor mantém as pessoas presas.
Só falta mesmo dizer "cria um post feito Madre Teresa dos bloggers" a dizer segredos de ter mais visitas....
ResponderEliminarAhahahah opá, estou lixada então
ResponderEliminaroh Mak, e há lá snob chic que não seja fã do tecno-rústico?
ResponderEliminar"Sou tecno-rústico desde pequeno, é esse o meu fado" ganha como a frase melhor para o peca que toca...com ce cedilhado claro. Mak, lindo pa!!!!!
ResponderEliminar