16 março 2012

Nota mental para a reunião das nove

Dizia-se de São Tomás de Aquino que, depois de uma grande discussão entre dois frades do seu convento, um dos frades foi ter com ele e desabafou, contando-lhe a sua posição. Depois de o ouvir, S. Tomás disse-lhe "Tem razão, irmão. Mas é que tem mesmo muita razão". De seguida o outro frade foi também procurar S. Tomás e explicou-lhe o seu ponto de vita, oposto ao do primeiro frade. S. Tomás ouviu-o e, no fim, concluiu "Tem razão, irmão. Mas é que tem mesmo muita razão".

Um terceiro frade, que tinha assistido a tudo, disse a S. Tomás: "Como pode ser isto, frei Tomás? O primeiro frade conta-lhe a sua posição e diz-lhe que ele tem razao, chega o segundo frade com uma versão completamente diferente e diz-lhe também qe ele tem muita razão. Ora isso não pode ser". S. Tomás ouviu o terceiro frade com a sua habitual paciência e respondeu-lhe: "Tem razão, irmão. Mas é que tem mesmo muita razão".

4 comentários:

  1. ah! ah! ah! Eu faço isso tantas, mas tantas vezes que já não preciso de notas mentais (foi um longo processo de mentalização, admito)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16.3.12

    Temo que amanhã traga um episódio de Averróis!

    ResponderEliminar
  3. Parecem as minhas conversas lá na aldeia.

    ResponderEliminar
  4. Às vezes é mesmo a melhor solução!

    ResponderEliminar