06 outubro 2010

Pipoco também fala dos anónimos

Com meia blogosfera a queixar-se dos anónimos e outra meia a concordar que sim, que não há direito, eu também quero dizer coisas sobre os anónimos, das poucas coisas capazes de me aborrecer, para além do Sporting, são os comentários anónimos, lembro-me sempre da Miss Marple a investigar aquele caso de blackmail lá na aldeia onde ela vivia e por isso as minhas anónimas de estimação serão sempre velhas senhoras sem muito que fazer, a ver a vidinha a passar-lhes por cima e isso apazigua-me deveras.

Como não poderia deixar de ser, a minha visão sobre os anónimos (vá lá, todos sabemos que na verdade são quase sempre anónimas...) é bastante espectacular e merece ser partilhada, na verdade não é o teor do comentário que me agasta, o que me deixa incomodado é o que está por detrás do anonimato, quase sempre é gente que amocha na vida real, que não consegue dizer olhos nos olhos o que lhe vai na alma, é gente que não reclama quando lhe passam à frente na caixa do supermercado mas depois fica ali a remoer e em vez de um natural "desculpe, não se importa de ir para o fim da fila?" fica ali a engendrar planos e acaba por esvaziar o pneu do carro do tipo que passou à frente que, se calhar até estava distraído, é gente que é servil para o chefe merdoso, mas que depois põe a circular que "disseram-me, eu não sei de nada, mas parece que viram o chefe a fazer de drag queen ontem à noite, de facto ele hoje está cá com uma olheiras...". É isto que me agasta, esta cobardia, esta opção por ser rasteiro, por ficar escondido atrás das moitas, estes seres, nas suas vidas reais, são viscosos, moem o sistema.

Percebo perfeitamente que haja quem não se identifique com aquilo que escrevo ou que me cole um determinado rótulo de personalidade, afinal quem anda à chuva molha-se, percebo perfeitamente que as pessoas se sintam tão agastadas com o que aqui lêem, que sintam necessidade de o verbalizar, seja na forma de mail, na caixa de comentários ou ainda no seu próprio blog. A estes respondo quase sempre, explico o contexto se achar que o devo fazer e sinto que no final ganhámos todos.

E por hoje é tudo, não penso voltar à temática. A não ser que me volte a apetecer, lá está.

26 comentários:

  1. Anónimo6.10.10

    Pipoco, o que faz deste meu comentário - Anónimo - mais anónimo que o seu blog?

    Eu assim à primeira vista não vejo nada, mas acredito, que inteligente como demonstra ser, estava à espera desta questão e como tal já deve ter uma resposta preparada.

    ResponderEliminar
  2. Oh Pipoco, então e esse seu imenso coração? O Anónimo é fofo, então?
    Acho que exactamente por tudo isso que disse, devemos abraçar o Anónimo. Devemos dar-lhe a compreensão e o amorrrr que o mundo real não dá.

    Deixai vir a mim os anónimozinhos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6.10.10

    Ah pois claro, de facto entre publicar e estar dependente da vontade de alguém de ser publicado faz toda e qualquer diferença... d
    Que limitada que eu sou...

    Como vê, e sabe, a diferença não é nenhuma.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6.10.10

    Sim Pipoco eu sei que está, e este nem precisa de publicar, mas eu no seu caso comento em anónimo porque se eu comentar através da minha identidade de blogger o Pipoco não publica os comentários... provavelmente não lhe agrada a origem, mas mesmo assim, eu, com ou sem identidade blogger continuo a ser anónima, como o Pipoco.

    ResponderEliminar
  5. Acho esta história dos anónimos uma simples mostra de incoerência. Nunca comento como anónimo, mas comento com o meu nick. Algumas pessoas sabem quem sou na vida real, para a maioria continuo anónimo. Da mesma forma que tu, Pipoco, ou qualquer outra pessoa que assine com um simples nick continua a ser anónima para mim. Haverá uma diferença assim tão grande?

    ResponderEliminar
  6. hum...(talvez seja melhor voltar ao tema, com exemplos ilustrativos)

    ResponderEliminar
  7. Pipoco,

    Descreveu exactamente o perfil que também penso que corresponde a quem anda de blog em blog a largar pérolas.

    Penso que a diferença entre ter uma identidade que não corresponde à de nascimento, que afinal é uma forma de anonimato, e os anónimos que tanto desprezamos, é apenas o que se faz com as identidades, ou a falta dela. Mais importante do que dar a cara ou não, talvez seja o que se faz ao abrigo de um anonimato e quando a coisa passa para a esfera do crime, nada como entregar os IP's a que de direito.

    O que me faz alguma curiosidade é por que raio os anónimos não arranjam um nick qualquer, afinal não custa nada, mas parece que para largar umas barbaridades é preferível constar apenas como "Anónimo", só que anónimo ninguém é, o que faz toda a diferença.

    Tudo espremido e falando do que se passou com a Kitty Fane, que lhes sirva de lição e nunca mais se esqueçam que agarrado a um anonimato está um IP, ou seja, afinal não há anónimos escondidinhos atrás de um ecrã, impunes e a dar largas à sua anormalidade ;-)

    O excesso de liberdade nunca fez bem a ninguém, principalmente para os idiotas que não sabem fazer uso dela.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6.10.10

    não consigo perceber este tema dos anónimos na blogoesfera: então mas o pipoco existe? bi, nif, foto de corpo inteiro, morada, todos sabem? quando vai ao café sabem que é o pipoco? no seu trabalho, todos o cumprimentam pelo último post??? assumidamente pipoco? o que distingue de um anónimo?
    aa

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6.10.10

    Ora, pois, e eu estou-me nas tintas para o que pensa dos/das anónimos. É, simplesmente, irrelevante. Mas, confesso, fizeste-me rir imenso, pois os adjectivos que usaste para definir um anonimo é tão-somente o oposto do que sou. De cobarde não tenho nada. Medo, tampouco. Amochar? Só se for "ao alho".

    Rapaz, não leves estas coisas de blogges tão a sério. A vida? A vida é outra coisa.

    Vê lá tu, quando coloco aqui um comentário nunca cá venho ver se foi publicado ou não. Vê lá a importância do assunto...

    ResponderEliminar
  10. os anónimos são tão fofinhos :P

    ResponderEliminar
  11. Anónimo6.10.10

    :) já tiveste piada já..

    A coisa até é simples, retira a opção que deixa comentadores anónimos escreverem e vais ver que deixas num instantinho de escrever posts chatos ;)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo6.10.10

    É impressão minha ou alguém ainda não tomou as pastilhas hoje?

    (aposto que vais levar com "n" anónimos neste post)

    AnónimA

    ResponderEliminar
  13. Claro que há alguma diferença. Pipoco não é anónimo, é pseudónimo. Faz toda a diferença. ;)

    ResponderEliminar
  14. Todos têm direito a comentar mas o que é igualmente verdade que, todos os comentários insultuosos e não apenas os que são criticos, surgem de anónimos. Acho que é diferente se usarmos o nosso nick porque aí , embora as pessoas n
    ao nos conheçam...sabem de nós o que escrevemos no blogue. Sabem se os nossos comentários são coerentes ou não com a nossa postura, com o que defendemos. Acho que a ideia de que quem critica anónimo é aquele que se deixa pisar na vida real e dp usa estes meios para se sentir melhor é verdade, verdadinha!

    ResponderEliminar
  15. Mau! Então mas ninguém agarra a provocação do Pipoco relativamente ao facto de os anónimos serem, de facto, anónimAs?
    Espectacular...

    ResponderEliminar
  16. Não vale a pena maçar-se com os anónimos... Eles nem sempre se identificam com o que lêem, mas nunca se identificam com o escrevem.

    ResponderEliminar
  17. Alguém6.10.10

    Humilde contributo para a temática:

    Todos os dias de chuva são de inverno; Todo o vento sopra do norte; Todos os anónimos são umas bestas; Todos os bloggers são pessoas de bem ponto e vírgula reticências

    ResponderEliminar
  18. Se eu pudesse controlar as vozes anónimas na minha empresa como controlo no blog, ah Pipoquinho! Até há uma opção para os não deixar comentar. É tão simples, não é?
    Ai, se eu pudesse silenciar os anónimos da minha empresa com tamanha facilidade...
    Ah, espera lá, até posso! :)

    ResponderEliminar
  19. http://quadripolaridades2.blogspot.com/2010/07/o-respeito-que-me-devem-os-anonimos-que.html

    ResponderEliminar
  20. Anónimo6.10.10

    Pois eu acho que os anónimos tanto são homens como mulheres. Fora da Internet os crimes e a má língua não são exclusivos das mulheres.

    ResponderEliminar
  21. Eu gosto de anónimos, ao contrário do que é comumente aceite. Seja o comentário de teor destrutivo ou construtivo, gosto da sensação de me deixarem a pensar quem será, será alguém que me conhece, será que não... a adrenalina, o poder que a pessoa tem de me fazer prescindir de uns minutos preciosos da minha vida para pensar no assunto, sabe-me bem. quem não gosta de "admiradores secretos"? no fundo, é isso que os comentadores anónimos são. secretos, percebemos porquê. admiradores porque, quer falem bem quer falem mal, perderam o tempo para nos admirar e perderam o tempo de escrever um comentário.:)

    ResponderEliminar
  22. Anónimo7.10.10

    Meu querido Pipoco, eu anonima, é só para dizer que gostei muito deste texto e copiei uma parte, imprimir e coloquei no meu local de trabalho......acho que se aplicar aqui....Obrigada e continua assim.
    P.s. espero que não fiques zangado de eu estar a utilizar as tuas doces palavras e vão...

    ResponderEliminar
  23. o anonimato dá muita coragem (?) a muita gente. já sabemos que é assim, e afinal se temos um blogue, mais ou menos assumido (expondo-nos nós mais ou menos, ou nada) já sabemos (ou devíamos saber) que estamos sujeitos... a tudo! Mas a rigorosamente tudo!

    resta-nos saber e optar: vale a pena ou não vale a pena ...

    claro que se pode sempre pensar que não nos deixamos atingir, somos superiores a isso, etc e tal, mas que há coisas que chateiam, ai isso chateiam, resta-nos saber lidar com elas.

    aprendi que as coisas têm a importância que lhes dermos, tão simples como isso... mas confesso, que nem sempre é fácil não dar importância

    acredito que o Pipoco passe muito bem por cima desses comentários ofensivos resguardados pelo anonimato e que o seu blogue, e a sua vida sigam em frente, fortes como nunca!

    Maria Sem Frio Nem Casa - outra anónima? talvez :)

    ResponderEliminar