23 setembro 2021

A verdade é que simpatizo com o processo criativo dos negacionistas...

...é um daqueles processos que é tão bom que é mau, primeiro a dúvida sistemática, nada os convence à primeira, lá está, com tantas notícias falsas por aí à solta há que analisar a coisa por outros pontos de vista, é vê-los a franzir o sobrolho como o velho Statler, o mais céptico dos Marretas, isto aqui há gato, lá está o poder a querer manipular, vamos lá criar uma narrativa que misture a frequência de Deus com os Illuminati, Rosewell com o triângulo das Bermudas, problema é quando a realidade não encaixa na narrativa que eles inventaram, o quê, o Sporting foi campeão?, ora vamos lá verificar isso, mostramos-lhes o vídeo dos jogos, dizem-nos que podem ser jogos de campeonatos passados, mostramos-lhes os estádios sem público por causa da pandemia, afinal é um sinal de que os jogos são do último campeonato, mas esbarramos no argumento de não ter havido pandemia, logo aqueles jogos sem público por causa da pandemia não podiam ter acontecido, é a lógica a funcionar, e acaba-se a conversa, assim se prova que não é certo o Sporting ter sido campeão, a não ser que eu queira ser da manada dos que acreditam nisso, o problema é meu que não sei pensar pela minha cabeça, impressiona-me o processo criativo, não sei se já tinha dito, afinal a realidade paralela é muito mais interessante que a outra, a da vida real, e eu, que cada vez sei menos de situações, sei que estas pessoas são muito mais divertidas e muito mais felizes do que eu, que continuo a acreditar no que vejo e sou cá manada, um tipo que aborrece as pessoas.

6 comentários:

  1. Cláudia Filipa23.9.21

    Espera lá que acabo de ver a luz! (não confundir com a Luz, essa Catedral) Pára tudo que acabo de virar negacionista!
    Pois claro! Foi tudo uma invenção! Mas, como é evidente, de facto, isso do Sporting ter sido campeão cabe na cabeça de alguém? Mas quem, senhores? Quem é que pode acreditar numa coisa dessas! Só um tipo chato que aborrece as pessoas e que é o grande criador, não de toda la musica ró, mas desta grandessíssima chatice que atende pelo nome de Pipoco Mais Salgado... (ai que lá vem a Maria B. Desculpe, foi a última vez, foi só agora que não resisti)

    ResponderEliminar
  2. Cláudia Filipa23.9.21

    Escrevendo mais a sério. Sabe que me assusta verdadeiramente, e muito, a forma como se manipula a verdade ou a facilidade como, através dos meios disponíveis, cada vez mais eficazes, se processa a implementação da grandessíssima confusão ou da mentira.
    Não estou a falar das dúvidas que é normal que todos tenhamos. Engolirmos tudo o que nos dizem, logo à primeira, sem questionar, sem querer saber mais, aconteceria se não tivéssemos cérebro, estou a falar de gente que veicula informação falsa, propositadamente, intencionalmente, perfeitamente consciente de que a informação é falsa, tendo em vista a implementação do medo e da confusão. Isto tem acontecido em variadíssimas situações e é muito difícil travar. Na pandemia foi um festival.
    A total desorientação que pode criar a sensação de nunca se saber a verdade, estar-se sempre desconfiado "de que nos querem enganar", "de que nos querem manipular" é pavorosa. Ainda por cima, sabem como tocar na ferida, auxiliam-se da história para evocar que "os que estavam do lado do bem, na altura x e y, também foram perseguidos, desacreditados e por aí fora", muita coisa passa a coberto disto e até é vista como prova de resistência e coragem, mesmo quando mais não é do que selvajaria ou imaturidade cívica.
    Conheço pessoas que, durante esta pandemia, desconfiaram, mesmo convictas, nada as convencendo do contrário daquilo em que acreditam, e, estas são um caso. Mas, no meio disto, sabe-se, há também os grandes aproveitadores perfeitamente conscientes do que estão a fazer quando desenvolvem os seus processos criativos... E também há os apenas imbecis, que pensam que a vida é apenas um jogo de computador e criam páginas cheios de disparates que inventam, a brincar com coisas sérias, só para se distraírem. E, também, claro, há os sérios problemas de saúde mental.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia Filipa23.9.21

      Bem me parecia, estava desejosa de vir emendar: "acoberto", claro.

      Eliminar
  3. Vá lá, Tio, confesse que já tinha escrito este post, foi só substituir benfiquistas por negacionistas. Não é o Tio (da Lapa ..., ainda há Lapa?), que diz que escreveu sempre o mesmo post?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23.9.21

    Eu nao consigo sentir simpatia por essa gente. Chegar aos sitios e ofender as pessoas nao e correcto e chamam a isso liberdade de expressão.
    O ideal é não lhes dar importância e nao falar neles
    Vw

    ResponderEliminar
  5. Chamar-lhes criativos é elogiá-los muito, para mim criatividade tem um bocadinho de loucura mas não tanta...ou seja, isto é só mesmo loucura, daquela que nada cria e tudo destrói.
    ~CC~

    ResponderEliminar