15 abril 2021

Dos emojis e outras inutilidades

Prova de que ainda se aprendem coisas de valor nos blogs é eu ter tomado conhecimento pela São João que o lendário emoji “Chorar a rir”, essa bizarria que apenas as pessoas vagamente minhas conhecidas me enviam quando lhes digo o que me vai na alma, deixou de ser emoji mais usado. Enquanto damos um tempo a nós próprios para recuperarmos totalmente desta notícia aziaga, cuidava eu que o novo rei dos emojis fosse o emoji “coração”, afinal o amor é um sentimento difícil de descrever por palavras, um coração encarnado dá sempre jeito para estas coisas, é de espectro largo, tanto serve para declarar um amor para a vida como para se dizer ao Ruben Patrick que foi um grande querido por ter aparecido para nos desentupir o lava-louças, afinal não, o emoji “Coração” aparece num miserável quinto lugar, é uma espécie de Vitória de Guimarães dos emojis, o novo emoji-mor é agora o “Chorar Ruidosamente”, o que nos faz assumir que há uma necessidade de  majorar o riso, “Chorar a rir” já não é suficientemente exuberante para expressar a piada que se acha quando se recebe uma mensagem a dizer “O Ruben Patrick já me desentupiu a canalização…”, isto é coisa para um “Chorar ruidosamente”, para uma coisa desta categoria temos que ter disponível um riso superlativo, onde as lágrimas escorram em torrente pela cara abaixo, mas afinal que sei eu? que nunca precisei de usar emojis para dizer as coisas.

7 comentários:

  1. Nem todos conseguimos sair da caverna, tio Pipoco :) é ter paciência pra nós, enquanto continuamos a comunicar através símbolos toscos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15.4.21

    Como se costuma dizer: "na mouche"!

    Mas é triste, para não dizer assustador.

    Caminhamos para a linguagem gestual e sons guturais? Matamos a palavra,

    escrita e falada?

    Um abraço meu e outro do Freddy, sem emoji porque nenhum de nós tem necessidade deles,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15.4.21

    😭 Assim? 😭

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente. Uma mistura do quadro do menino a chorar com “O grito” de Munch

      Eliminar
    2. Anónimo15.4.21

      😅 Adorei a analogia certeira. 😅

      Eliminar
  4. Cláudia Filipa15.4.21

    Lá está, é a consequência dos resumos para facilitar a vida às pessoas, por isso é que nunca fui nisso de resumir e ando aqui há anos a praticar o bem... "Olhem que isso de andar a resumir muito faz mal..." e as pessoas deparavam com os meus lençóis e reviravam os olhos e assim... "Valha-nos Deus, ou Buda, ou as energias, ou o Universo, ou o iscambau, com esta Cláudia Filipa...já sabia, iam acabar todos a comunicar por bonecada cada vez mais insane...

    Olhe, para todo este seu post, vou deixar um emoji de uma boca gretada de tanto que seus cantos (da boca, claro) a fizeram esticar em elevação na direcção das orelhas e ainda uns olhos com brilho de malandrice feliz

    (há bonecos que aparecem em certos comentários de pessoas aqui nos blogs e gosto mesmo deles, vejo-os assim como uma espécie de assinatura de amabilidade, uma forma de vincar o que terá sido um momento agradável para as pessoas, um incentivo à alegria e a bom ambiente, até)

    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  5. Eu costumo embirrar com muitas das coisas do mundo atual e preguiçoso, mas relativamente aos emojis gosto deles quando vêm acrescentar algo. E dispenso-os quando estão a substituir palavras.
    Concordo com a Cláudia sobre os bonecos do tipo assinatura que me soam também a amabilidade e nada a preguiça ou a superficialidade. Na falta de podermos fazer um desenho no texto, vai o boneco.
    O símbolo que para mim seria de banir totalmente é o "LOL" especialmente quando tem mais do que um "o". Já da versão brasileira "rsrsrs" gosto.

    ResponderEliminar