07 março 2021

Teaser

Por razões que se prendem com a aleatoriedade que a minha vida me permite por esta altura, cruzei-me com uma sequência de imagens que reflecte a profundidade de pensamento de Paulo Futre, que tenho evitado a custo desde o memorável momento em que dizia ao sócio que estava concentradíssimo, um desses momentos que nos marca a existência e que nos exacerba a compaixão pelo semelhante, em que colocamos em perspectiva todas as nossas crenças e, finalmente, em que achamos que não há impossíveis, como dizia o anúncio da Nike e nos anunciava Baden-Powell, diz Paulo Futre, com aquela comoção na voz capaz de arrancar do fundo da vida monástica todas as professoras de filosofia do secundário, tão pouco escutadas, a quem Paulo Futre proporciona o seu momento de exegese, não da sagrada palavra, mas de uma mistura da palavra avisada de Chagas Freitas com a flacidez intelectual do cinema de Allen na sua versão de declínio, ou seja, tudo o que lhe ocorreu contar-nos desde "Annie Hall, Futre, após o visionamento das palavras misericordiosas  de um homem bom que pediu à mãe para lhe espalhar as cinzas pelo corredor lateral onde Futre fazia as suas arrancadas, missão impossível porque esse espaço ficou esquecido no tempo, o velho estádio do Atlético de Madrid foi terraplanado e agora existirá por lá, se a probabilidade estatística não me falhar, uma pitoresca mistura de lojas que terá a sua âncora numa cadeia de roupas de má qualidade, coadjuvada pela infalível trilogia "supermercado-loja de bricolage-boutique Nespresso", dizia-nos Paulo Futre, em resumo, "sou português, caralho", isto com grossas lágrimas correndo expeditas e é disto que vos falarei nos tempos mais próximos, da minha própria visão do que é ser português, caralho.

3 comentários:

  1. Anónimo7.3.21

    Raios, após tão longo e aziago intervalo de tempo, venho encontrar o meu caro de humor deprimido.

    Ao Futre aplica-se aquilo que Romário um dia afirmou de Pelé, "calado é um poeta", embora adequado a uma era, com o futebol a acabar de integrar as técnicas da MMA. Aos árbitros falta apenas o spray pimenta e um bastão de aço.

    Não se esqueça que o homem previu o ataque chinês ainda antes de o Bruno de Carvalho se ter tornado um colosso mediático e de o JJ e o Vieira terem preenchido a papelada para o primeiro divórcio.

    Genial, até abrir a boca para algo mais que respirar. Revejo-me nele com uma acutilância que me grita aos ouvidos.

    Não se preocupe. Um destes dias vão todos presos, dirigentes desportivos e políticos.

    Abraço caro Pips.

    ResponderEliminar
  2. Cláudia Filipa7.3.21

    Teaser (só para si)

    Quero muito ler todos esses posts, mas não sei se irei conseguir comentar algum em condições. É que, desta vez, para além de me ter lembrado do aniversário de Pipoco Mais Salgado, juntamente com a lembrança, nasceu também o comentário inspirado num post seu. Resultado, estou que não me aguento para oferecer-lhe o comentário, mal posso esperar pelo dia. A probabilidade de estar sem a concentração devida para todas as outras temáticas, derivado da excitação, é muito grande. Mas quero muito ler essa sua visão nos tempos mais próximos, ah pois quero. Até já!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8.3.21

    Pipoco...precisamos de desconfiar, a sua prosa já "barro"

    ResponderEliminar