13 março 2021

Onze

Todos os anos, por alturas do fim do inverno, este blog aniversaria. É um bom blog, razoavelmente honesto, que cada vez mais me serve para ter a certeza das coisas que aconteceram na minha vida, se está no blog é porque deve ter mesmo acontecido. Há dias em que me desapetece e já sei que tenho que esperar que passe, a maioria dos outros dias é-me útil para deixar aqui explicado como foi realmente que as coisas aconteceram. As pessoas vão e vêm, uns são visitas quase cá de casa, outros regressam para se espantarem por eu ainda por cá andar, sinto-me sempre como aquele parente de vícios antigos que continua a ouvir discos de vinil e a ler jornais em papel, enquanto todos os outros se deslumbram com as luzes, informando-se do mundo  lá naquilo do facebook ou mostrando retratos de almoços por começar no instagram. Há dias em que me parece que já escrevi melhor, há outros que quase acredito que nunca escrevi tão bem como agora. Os blogs ensinaram-me a resumir as ideias, as pessoas têm a sua vida e não se dão bem com textos grandes. Tenho pena de não estar mais vezes à conversa com quem lê o que escrevo e é generoso ao ponto de me dizer se gostou ou não, talvez essa fosse a única coisa que mudaria, se me apetecesse mudar alguma coisa. Acho que não sou mau tipo, apesar de tudo. 

Um blog é só um blog, essa é que é essa.

31 comentários:

  1. também não me parece que seja mau tipo :)
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Ana. Escreve muito bem, fique sabendo.

      Eliminar
  2. Não, um blog é um blog, o que é muito mais do que "é essa".

    Quero redimir uma atitude que tomei, em tempos, a saber: solicitar (ou exigir?, não me recordo) que, se lhe aprouver, recoloque a ligação para o Imprecisões, uma hospedaria de gente vária, boa gente, ali na coluna corítia à direita de quem lê.

    Nada tenho contra si, apenas me arreliou aquilo a que chmaria atitude sobranceira, num país que nem classe média tem, só gente remediada, enquanto falava de hotéis, viagens, cohibas, etc.

    Sei reaprender, reler, agora leio-o com outra atenção, desconhecendo se lê a hospedaria, um colectivo.

    Lamento, sou muito assertiva e também erro. Bués.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Puxa, alex, que comentário soberbo! Brindo também a ele (com um vinho do melhor que já bebi, pá!) e lá vai mais um abraço daqueles.

      Eliminar
    2. Alexandra, este seu comentário é daqueles que definem a pessoa. Podemos discutir as nossas visões do mundo, se lhe apetecer, mas sei que as viagens que não faço não ajudam muito is remediados.
      (não é necessária nenhuma ligação para eu continuar a ler os blogs com pés e cabeça...)

      Eliminar
  3. *coríntia (um lapso, logo na minha língua!!!)

    ResponderEliminar
  4. Não, não é mau tipo, apesar de tudo, Tio Pipoco.
    Jamais desrespeitaria o seu *Do not Disturb*

    ResponderEliminar
  5. Não é mau tipo, não. Nenhum tipo mau se manteria sem o ser durante tanto tempo, mesmo que um blogue seja só um blogue.

    nota:
    há onze anos era sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os genuinamente maus tipos conseguem ocultá-lo muito tempo, Gina. Mas creio que sei o que quer dizer, fingir ser bom tipo sem o ser deve ser muito trabalhoso...

      Eliminar
  6. Por aquilo que de si fui tomando conhecimento, aqui no blog, parece-me não ser um mau tipo, não. Peca é pela indiferença com que recebe aqueles que o vêm ler, pois nem se digna dar-lhes uma palavrinha de retorno. Acha isso bem? Vem uma pessoa munida das melhores intenções cantar loas aos seus escritos, acompanhar as suas viagens à Índia e Timor e arredores, chorar quando se lamenta das derrotas do seu Clube verde, vai daí, nicles, nem uma nem duas. Acho que vou ponderar melhor isso de ser tão boa pessoa...

    De qualquer modo: Parabéns ao blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Janita, nunca agradeço convenientemente. Mas reflicto sempre nas boas palavras que me deixa, quero que sait.

      Eliminar
    2. 😊 Está perdoado!

      Eliminar
  7. Hoje é um dia bom. Estamos aqui a celebrar os onze anos de um blogue humano, inteligente, desafiante.

    Li aqui um post há anos em que o PMS nos contou ter deixado de se queixar, no geral, da vida, quando uma vez alguém lhe perguntou, perante uma qualquer queixa dele, se tinha onde dormir e jantar todos os dias (ou algo assim) e como sim, ele tinha, pertencia então aos 7% da população mundial com esses privilégios. Lembro-me disto muitas vezes e serviu-me, também a mim, de aprendizagem. Entre outras que aqui vim buscar.

    Obrigada, querido Pipoco, por continuar cá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, muito obrigado. É uma inspiração lê-la, tem uma verdadeira vocação para contar histórias. Obrigado.

      Eliminar
  8. Até eu gosto um bocadinho deste blogue:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13.3.21

    Tio, gosto muito de ca vir e de o ler.
    Obrigada por cá estar, às vezes nao e fácil, pois nao? E, ja agora, parabéns.
    Virginia Wolf (vw)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não é fácil não estou, VW. Muito obrigado por ser sempre tão gentil.

      Eliminar
  10. Cláudia Filipa13.3.21

    Oh! Que coisa mais bonita!
    (por ser precipitada fiquei deslocada)

    ResponderEliminar
  11. Cláudia Filipa13.3.21

    É hoje! É hoje!...Ai, até estou nervosa!

    Na verdade não consigo fazer um comentário à altura de dez anos de criatividade (não estou a contar o ano em que não aconteceu nada aqui no PMS). Dez anos de desenvolvimento de uma ideia.
    Pipoco Mais Salgado, é todo um exercício de criatividade, uma quantidade de gostos e de ideias embrulhadas em Pipoquiano estilo, esse representante do snob-chiquismo.
    Não consigo um comentário à altura de tantos "do que se foi lembrar" que me fizeram sorrir, e, sim, tantas vezes, com um "ui" antes.
    As coisas são como são, fascina-me uma boa ideia. Imagino a pessoa a ter a ideia e a escolher a fórmula tendo em vista o resultado pretendido ou apenas lançar a ideia ao mundo e ficar a ver o que é que dá.
    Dizem os criativos, já há algum tempo, que o mundo anda particularmente lixado para exercícios de criatividade apenas pelo prazer do exercício de criatividade. Os tempos estão agrestes para um Pipoco Mais Salgado. Mas resiste. Resiste e é acendalha de esperança por um mundo que encara um exercício de criatividade, completamente inócuo, sem dramas. Pipoco diria "É só um blog".
    Não consigo um comentário à altura destes dez anos. Mas, inspirada em todo este Blog em geral e num post e numa resposta bem recentes em particular, vou tentar arrancar um sorriso ao Autor, vamos a isso?

    Se Pipoco Mais Salgado fosse um vinho?

    Região: Blogosfera portuguesa
    Marca: Pipoco Mais Salgado
    Capacidade: O céu é o limite
    Produtor: O Autor
    Teor Embriagante: 14,5%
    Enólogo:O Autor

    Produzido pela primeira vez em dois mil e dez, rapidamente se tornou um ícone de excelência da qualidade dos blogs portugueses e é hoje, de certeza, uma das referências máximas da arte bloguística em Portugal.
    (estes são, devidamente adaptados a Pipoco Mais Salgado, claro, os dados e os dizeres sobre o Pêra Manca de dois mil e dez tinto, que obteve o Prémio Excelência a dezassete de setembro de dois mil e catorze.)

    Muitos, mas assim mesmo muitos, parabéns PMS!

    Da sua leitora/comentadora vinho de pacote (não fiques triste, por favor, vinho de pacote, também tens muito mérito) metida a engarrafado,

    Cláudia Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia Filipa, lendária personagem deste blog, a verdade é que há sempre alquimia num post. Não pode ficar muito seco e as palavras são alinhadas e escolhidas para terem impacto. Noutro tempo eu sabia dizer quais as tribos que apoiariam o escrito e quais as que reagiriam mal, sabia a diferença entre largar uma ideia de manhã e aparecer só pela noite e o caminho da caixa de comentários era um ou acompanhar o post ao longo do dia, encaminhar a ideia, e o destino da caixa de comentários era completamente diferente. É essa a magia, poder testar ideias, dar outro ponto de vista, aprender com quem me quer ensinar, que isto dos blogs é biunivoco, levamos e trazemos ideias.

      Eliminar
  12. Anónimo13.3.21

    11 anos?
    Poças...
    sc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onze anos, sc. E três cães, nove países, seis potentes carros alemães (e um sueco), centenas de livros, dezenas de filmes e todas as temporadas de Suits, Mad Men, Breaking Bad e Black Mirror.

      Eliminar
  13. TAAV: 13.00, diria.
    :)

    _________
    teor alcoométrico blabla provável, o que já acontece no mosto.

    Saluti!

    ResponderEliminar
  14. E eu a pensar que tínhamos aqui uma ode ao onze leonino!
    Estimado Tio do café sem açúcar, mas que às vezes se esqueça da etiqueta e bota o pacote inteiro, é muito bom regressar aos sítios onde fomos felizes, e eu por aqui já me ri bastante, desdes os tempos em que era nova ecsrn cabelos brancos. Suponho que o Tio já se faça mover com andarilho, se a matemática não me falha. Pois que venham mais onze, Tio Pipoco, gosto desta estabilidade blogueira.

    Um abraço e um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15.3.21

    Caríssimo Dom Pipoco,

    Permita-me discordar de si. Há blogs que não são só blogs. Que a paciência lhe dure muitos anos.

    Forte abraço e muito obrigado!
    Sadeek

    ResponderEliminar
  16. Tio Pipoco,
    Tem de se atualizar. Agora já migrou tudo para o Clubhouse.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo15.3.21

    Permita-me que discorde. Do ponto de vista de quem lê, um blog não é só um blog. Há aqueles com quem nos identificamos e são esses que gostamos de ler.

    Por isso e por conseguir manter um espaço durante 11 anos, dou os parabéns! Que se mantenha e não vá em modas.

    Má pessoa? Quem gosta de cães não pode ser má pessoa. 3 cães em 11 anos?

    Foi sorte ou...azar? O meu Simba durou praticamente 14. Agora tenho o Freddy.

    Um abraço do Algarve e, se me permite, umas festinhas para o cão que o acompanha nos passeios!

    Sandra Martins


    ResponderEliminar
  18. Parabéns, quase tão velho quanto eu. 2003 💪

    ResponderEliminar