29 janeiro 2021

Dois dias

 O melhor da minha espécie de confinamento é estar prestes a conseguir o equilíbrio perfeito da quantidade de lima no risotto de gambas, um micrograma a mais ou a menos e é a tragédia, lá se vai o risotto perfeito, é um exercício de tentativa-erro que comecei ainda antes de começar a ler Ulysses, por outro lado estou a especializar-me no conhecimento do exacto momento em que alguém vai desejar saber a minha opinião sobre o que realmente importa para os destinos da humanidade, como vão evoluir os futuros do carbono ou quando vai ficar competitivo o hidrogénio verde, agora preocupo-me menos com o Brent, mas estou a especializar-me, dizia eu, em antecipar em trinta segundos o momento em que do outro lado do écran vão solicitar a minha palavra sábia, sempre tenho tempo para desviar o olhar do comparativo da produtividade do Coates nos jogos mais a doer e naqueles onde teoricamente temos a obrigação de nos desembaraçar, nesses trinta segundos coloco o meu ar mais sabedor e digo os números que sei que irão ancorar a conversa daí para a frente, sempre com a voz firme e o ar convicto de quem sabe que os números podem ser aqueles ou outros quaisquer.

3 comentários:

  1. O meu reino por um risotto de gambas do Tio Pipoco.

    ResponderEliminar
  2. E, pelos vistos, anda também a ensair para escrever: "Ensaio Sobre Como Imitar Saramago"...até fiquei sem fôlego. Só a pausa das vírgulas não aliviou a minha angina de peito.
    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  3. Cláudia Filipa30.1.21

    Os confinamentos também me trouxeram um acréscimo de prazer por cozinhar, dando tempo, experimentando coisas novas, condimentos, especiarias todas juntas em misturas improváveis, há um tempo, para mim. E é tão bom o poder que tem para abstrair-nos, para levar-nos, por momentos, para longe do caos do Mundo, para longe desta altura particularmente difícil. Nascer, das nossas mãos, alguma coisa reconfortante e deliciosa, até provoca assim aquele arrepio bom. Sabe, no meu caso, na verdade, também tem contribuído muito para isto, ter descoberto o quanto o 24Kitchen me descontraía/descontrai quando estou com o cérebro a ferver e preciso de pausa para os neurónios se reorganizarem, acho que faz comigo o que a meditação faz a outras pessoas. Acho tudo aquilo particularmente bonito, bem-feito, boa onda, e, embora não seja fiel a seguir receitas, a verdade é que, naturalmente, fui aprendendo, com todos eles, ao longo do tempo, uma data de coisas, que depois ponho em prática.
    Uma coisa para a qual tenho também mais tempo, mais do que tempo, a questão é mesmo mais disponibilidade mental, é para ler livros, e, um dos meus actuais prazeres, que está a ser assim mesmo gigante, mas mesmo, o que estou a adorar senhores, e que, com pena minha, estou quase a acabar, volto a ter, porque faço questão, de agradecer-lhe, porque está a acontecer "derivado" de um post seu, sabe o que é? Digo, já, já: "O museu da inocência", de Pamuk.

    (quanto à maioria das previsões, no atual contexto, de facto, creio que poderão ser umas ou outras quaisquer)

    ResponderEliminar