24 maio 2020

Em verdade te digo, Ruben Patrick

Oferece-lhe livros, Ruben Patrick, livros que te espantem a ti e a ela se os lerem ao mesmo tempo, pode ser Pamuk ou Kadaré, nunca Bukowsky ou Sparks, embora os motivos sejam diferentes. Leva-a a Alvalade, quando as coisas estiverem de melhor feição, empresta-lhe o teu cachecol se for um daquelas dias em que fica fresco no fim da tarde e o vento sopra de sudoeste. Usa o teu melhor sorriso se ela for generosa ao ponto de te oferecer uma garrafa de vinho, não tenhas medo de te emocionar se for um desses vinhos do Douro de que só se fazem cem garrafas por ano. Fala-lhe do teu trabalho, diz-lhe que és alfarrabista ou pianista de jazz, evita dizer-lhe que vives de ganhar jogos de póquer. Ouve-a sempre até ao fim, as mulheres quase sempre guardam o que realmente querem dizer para as duas últimas frases. Vai a jogo apenas quando realmente estiveres em condições de ir a jogo, elas costumam ser implacáveis para os impreparados.

E sobretudo, Ruben Patrick, dança com ela sempre que ela te pedir.

5 comentários:

  1. Cláudia Filipa24.5.20

    Sim, Ruben Patrick, poderás ser mal interpretado se lhe ofereceres Bukowski, poderá ser um risco, sim, a não ser que soubesses que ela já teria lido e gostado, por exemplo, do complexo de Portnoy ou do Teatro de Sabbath de Philip Roth e então entenderia a coisa exactamente como ela seria, apenas um convite para boa literatura e não para luxúria inconsequente. Presumo que serás Benfiquista, é que só pode, e tens de andar a esconder isso para não magoar o Tio, mas, depois, também já sabes o que tens de fazer, não é? Claro, não estando o Tio a ver, é levá-la ao estádio certo e trocar o cachecol, o resto poderá ser igual. Se gostares dela a valer, vais estar com o teu melhor sorriso, não te preocupes, será mais forte do que tu, o resto serão Pipoquices do Tio, a fingir que, ou aconteceria presente, (qual presente, prenda), ou aconteceria prenda de valor, ou não contasse a incauta personagem feminina com qualquer ponta de emoção (tirando o sorriso que já lá estaria, involuntário, desde o início). Quanto ao teu trabalho, conta-lhe a verdade, diz-lhe que és estagiário de Pipoco Mais Salgado.

    E sobretudo, Ruben Patrick, se fores leitor de um Blog, e, se também te der prazer, se também te divertir, dança com o Blogger. Não irá pedir-te, considera que o convite, aos leitores, para dançar, está implícito.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo24.5.20

    Ruben Patrick, nao convide a menina para a bola. Nao dance com ela, só se lhe apetecer. Boa sorte com elas.
    Vw

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo27.5.20

      O Tio sabe tantas mais coisas, ouça o Tio, olhe que ele já é idoso, muitas vivências. Dance com ela, sempre, mesmo que não lhe apeteça.

      Eliminar
  3. Ah, Ruben Patrick, a última recomendação do Tio, é primordial.
    Dance com Ela.... Mesmo que não saiba dançar, ela sabe, e conduzi-lo-á ao compasso da música.

    Acredite, o Tio sabe das coisas...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4.6.20

    Seria bem bonito, vê-los juntos a ler Bukowsky.

    ResponderEliminar