06 agosto 2019

Quando o avião que me tira da Terceira se atrasa,...

... o que acontece quase sempre, proporciono a mim próprio uma dezena de minutos de contemplação dos vídeos de touradas à corda, a coisa passa em contínuo na montra da loja de jornais já fechada do terminal de saídas, uma generosa oferta da Foto Gabriel, Açores, há homens com guarda-chuva que espicaçam os touros bravos, os homens invariavelmente carregam uma super-bock na mão e óculos espelhados na cabeça e são demasiado lentos na hora de escapar do touro, alguns tropeçam em si próprios na hora de escapar, a vida tal como ela é, a história acaba sempre com o touro a aborrecer-se com a provocação, o homem esvoaça no ar, a garrafa de mini cai em câmara lenta na calçada, a espuma a perder-se pelo gargalo, o homem a tentar proteger-se da fera, os homens da corda a salvar a situação, o homem a acabar por se levantar a custo, cambaleante, atarantado, os amigos a incentivá-lo a voltar à carga, o homem a não ter outra opção que não voltar, amarrotado, sem a sua mini super-bock, os óculos espelhados perdidos algures, a camisa em farrapos, o homem a cambalear, braços levantados, ar de quem não quer estar ali, eu a pensar que, não houvesse mulheres a ver, e eles renunciariam a nova investida.

11 comentários:

  1. Salgadinha6.8.19

    Entretenimento boçal de um povo imbecil.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6.8.19

    são os perfeitos selvagens
    vw

    ResponderEliminar
  3. Cláudia Filipa6.8.19

    É, não é? Muitas vezes escolhem a forma completamente errada de se "armarem em engraçados" e tendem a desgraçar-se particularmente, são capazes de fazer as coisas mais estúpidas, quando pensam poder estar em causa a máxima "Eu sou muito homem". O meio em que vivem, o contexto no qual foram criados, é determinante para essa definição, mais a educação que tiveram a sorte de ter ou o azar de não ter. E, sim, é verdade que se estiverem mulheres por perto, se estiver então uma mulher que interesse particularmente por perto, a coisa pode tomar proporções de desgraça completa, mas a pressão dos outros homens também conta bastante, não conta? Não vão dar agora aos outros trunfos para que possam pôr em causa a sua valentia enquanto machos.
    Sabe, desde muito miúda que isso me faz, a palavra certa é mesmo pena, essa pressão que muitos sofrem, desde crianças, para que sejam homens no que isso tem de mais palerma. Pensei sempre como deveria ser horrível para o puto pacato que prefere ler e que leva dos outros por não gostar de jogar à bola nem de andar à porrada, o puto que preferia estar a beber um refrigerante mas "tem de" beber álcool até cair que, lá está, isso é que é de homem, o puto que ainda não teve a sua primeira vez na idade que os outros consideram que "É de homem" e que é atazanado com isso, o puto que ensinaram aos dois anos que era de homem, que tinha muita graça, andar a levantar as saias das meninas (sim, também assisti a isto) e que hoje é muito bem capaz de andar a levar bofetões, mesmo que só metafóricos, sem saber de que terra é mais "o seu machismo", e esse homem da sua história, que também voltou sem querer estar ali, mas, tudo indica, no contexto no qual está inserido, não haveria alternativa para ele, é que não seria de homem se não voltasse...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente análise, Cláudia Filipa.
      Assino por baixo.


      Maria

      Eliminar
    2. Cláudia Filipa8.8.19

      Sabe uma coisa, Maria, dos comentários que tenho feito em modo conversa totalmente séria, este foi um dos que mais gostei de ter deixado aqui escrito, tenho a certeza de que entenderá a razão.
      Este post, para mim, post fantástico à Pipoco, "que está mesmo a pedi-las", deu-me a oportunidade. Está lá tudo, foi só pegar.

      Eliminar
    3. Olá Claudia, pois eu gostei mesmo de ler o que escreveu, tal e qual o que eu penso sobre o assunto de ser ou não ser homem.
      Estive nos Açores há trinta e muitos anos (quando ninguém ia aos Açores) e assisti a uma dessas touradas à corda em Porto Judeu (não por opção, ia num tour à volta da ilha e o motorista parou e disse: e agora vamos assistir a uma tourada à corda. E eu e uma amiga (as únicas jovens do grupo): omg! e agora o que fazemos? Vários braços nos ajudaram a subir para um muro, e dali vimos chegar a fera, que até era pequenita, e o que vi foi uma espécie de brincadeira entre o tourito e os homens, com o animal a dar umas marradas, alguns homens com chapéus abertos para se defenderem (não recordo bjecas nem óculos espelhados, mas pode ter havido), ninguém espetou nada no animal, não houve feridos e pareciam todos muito divertidos.
      O avião não atrasou e não havia vídeos nessa altura. Talvez agora filmem umas touradas mais "Typical" para chamar turistas, não sei. Os Açores estão menos genuínos, mais sofisticados, talvez eu tenha assistido a uma tourada mais genuína.
      Das 4 ilhas que visitei (Terceira, Faial, Pico e São Miguel) recordo pessoas simples, simpáticas e acolhedoras e paisagens absolutamente deslumbrantes, inesquecíveis, ilhas maravilhosas aonde gostaria de poder voltar.


      Eliminar
  4. ...e o que acontece aos guarda-chuvas com que os homens, de mini na mão, espicaçam os touros bravos?...Resposta que eu gostaria de ouvir: também voaram, e, quais boomerangs, tomaram o caminho de regresso, ficando-lhes espetado naquele orifício abaixo da espinha dorsal...

    ResponderEliminar
  5. Eu penso que o mundo - nesse aspeto de "homem que é homem mete-se à frente do touro", etc - está em ordem. Porque as mulheres que lá estiverem para ver tal "ato de coragem" são as que agradam a esses toureiros.
    As que não estiverem lá porque outros valores as chamam também não agradariam aos tais toureiros.

    Quem é que dizia que as coisas são como têm de ser? Ou era as coisas são como são?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7.8.19

    É tão comovente as ladies amiguinhas dos animais.
    Não se pode fazer doi doi ao bichinho que é muito desportegido o pobrezinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salgadinha8.8.19

      Aos bichinhos "desportegidos" que são aqueles que o caríssimo dear quereria ter dito praticam desporto, a esses não me incomoda muito fazer-lhes dói dói porque presumo que se refere aos de duas patas.
      Aos outros não. Adoro-os a todos do coração. No seu habitat, em casa e no prato.

      Eliminar
    2. Anónimo10.8.19

      adorei o comentário, era o que faltava para conferir genuinidade a esta dialéctica da caixa de comentários: faltava o toureiro estronço, a querer partilhar o seu ponto de vista. mas, coitado, neste habitat aqui, quem está desportegido é ele próprio...

      Eliminar