28 abril 2019

Enquanto preparo o vinho para o almoço ao mesmo tempo que Jorge Palma sai límpido das colunas novas Bang & Olufsen que me ofereceram há atrasado

É em dias assim, em que tenho tempo para me certificar da boa saúde dos medronheiros que plantei há um par de semanas, em que me desloco até à cerejeira para lhe retirar as folhas com malina, em que subo ao sobreiro para ler com tempo as notícias dos jornais que comprei ainda cedo, em que tomo o café preparado no balão, regalando-me a ver subir a água para o patamar superior, em que as minhas mãos cheiram a uma mistura de laranjas acabadas de espremer e de alfazema que acabei de acariciar, em que fecho os olhos e tento identificar o canto de cada uma dos pássaros, em que controlo mentalmente os tempos de preparação do polvo que um amigo pescador me entregou ontem, é em dias assim, dizia eu, que me convenço de que necessito absolutamente dos outros dias, dos dias em que faltam os minutos.

5 comentários:

  1. Que post lindo de se ler...que coisa bela é constatar que, desse lado, há um coração que se delicia e enternece com a vida no campo. Esse " à atrasado" com pronúncia do Norte, deixou-me derretida.

    Porém, oh cruel dúvida, oh espinho que se me cravou na mente. Será este homem, que sobe aos sobreiros, que retira a malina das folhas da cerejeira, que acaricia a alfazema e semicerra os olhos para melhor identificar o nome das aves canoras, aquele outro, o tal, que se assemelha a Cristo, mas assim num formato em bom?.

    Quanto à necessidade dos dias em que os minutos escasseiam, digo que ainda bem que eles existem. Só assim, se podem valorizar os momentos tranquilos e deliciosos, quando, empoleirados num sobreiro, sabemos que, afinal, somos tão felizes, quando o azul do céu está mais perto...

    ( qualquer semelhança entre estas palavras, e outros comentários por aqui aparecidos, será pura coincidência )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo vi que a sede que me levou ao pote tinha de meter água.
      "há atrasado", sff...:)

      Eliminar
  2. Não há como negar que, sem dias com minutos a menos, não se valorizariam aqueles em que podemos sentir cada um deles como uma benção.

    Bom resto de Domingo, Pipoco. :)

    ResponderEliminar
  3. Pipoco, caríssimo, vejo que continua um otimista de mão cheia! Que não lhe faltem os minutos para assegurar a rega dos medronheiros que plantou há duas semanas. Sendo uma espécie resistente a probabilidade de sobrevivência sem “ajudas” fica reduzida quando a plantação ocorre fora do período ideal, o outono.



    (Espero que a rapaziada do financiamento não se baste com o otimismo e escolha bem a melhor época para fazer a plantação).

    (Agora lembrei-me de um episódio de poda extemporânea das oliveiras.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digamos que foi um transplante, Mirone...

      (caramba, não há quem não saiba que os medronheiros se plantam por alturas do outono)

      Eliminar