06 janeiro 2016

Mais do mesmo

Endireita as costas. Não uses gravatas com riscas quando usas camisas com riscas. A não ser que te apeteça. Come fruta com casca. Lê pelo menos um livro de Júlio Verne. E outro de Saint-Exupery. Mas não o Principezinho. Vai pelas escadas. Não chegues atrasado. Não digas a uma mulher que a amas se isso não for rigorosamente verdade. Ainda que isso te custe uma noite de bom sexo. Ouve as pessoas, mesmo as que não te te acham especial. Ouve principalmente essas. Não comas pipocas no cinema. Conduz do lado certo da estrada. Sim, o lado direito. Joga na roleta. Se gostares muito, não jogues mais. Guarda os teus discos de vinil, mais tarde ou mais cedo voltarão a usar-se. Tal qual as gravatas. Aprende qual é o copo de água e o copo de vinho. Quando souberes, aprende qual é o copo de vinho tinto e o de vinho branco. Vai ser-te útil. Usa as palavras com parcimónia. Ri alto. Desliga o telemóvel ao fim de semana. E nas férias. E às refeições. E no cinema. E sempre que puderes. Beija de olhos fechados. Faz uma coisa de cada vez. Ninguém sabe fazer duas coisas ao mesmo tempo. Ninguém. Resolve um problema por dia. Mas resolve mesmo. Ao fim de um ano resolveste trezentos e sessenta e cinco problemas. Trezentos e sessenta e seis se for este ano. Aprecia Fellini e Bergman. Abraça os teus filhos. Mesmo que sejam mais altos do que tu. Aprende a usar o poder. Nunca o uses. Se não estás a ver o problema, talvez o problema sejas tu. Lê os posts até ao fim. Principalmente. Estes. Que parecem mesmo. Especiais. Intimistas. Mas qualquer um. É capaz de os fazer. Se calhar. Já chega. Já se percebeu. A ideia.

9 comentários:

  1. Lady Kina6.1.16

    Ora nem mais, toda a gente sabe que o intimismo é cumós quadros do Picasso, "qualquer um é capaz de os fazer".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do Pollock também. ;)

      Eliminar
    2. Lady Kina6.1.16

      Artistas? Pffffff, tudo a mesma cambada de inúteis, é o que é.

      Eliminar
  2. Caramba, está um poeta da prosa. Gostei.

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Foi aposta ou promessa?

    (Sempre me vou rindo e isso, parecendo que não, é uma coisa de valor. Muito valor)

    ResponderEliminar
  4. Se a esta hora o Ruben Patrick ainda não aprendeu, não será por culpa do professor, se bem que a máxima do não há maus alunos...

    ResponderEliminar
  5. "Ninguém sabe fazer duas coisas ao mesmo tempo. Ninguém."

    Discordo! Consigo estender roupa e estar ao telemóvel ao mesmo tempo. Também consigo escrever e ouvir música ao mesmo tempo. Fazer a cama e mandar vir com os cães que não param de ladrar. Estar nas aulas a ouvir a matéria e a navegar no Instagram ao mesmo tempo. Believe me :)

    ResponderEliminar
  6. Não digas a uma mulher o que quer que seja que não for rigorosamente sentido, que não for verdade, ainda que isso te custe o ego.

    ResponderEliminar
  7. Caro Pipoco Mais Salgado,
    Certamente também lhe disseram que o segredo é a alma do negócio.
    Abraço,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar