01 fevereiro 2015

E se, de repente, ...

...passássemos a dizer "Nós não somos a Grécia" com pena, em vez de orgulho?

15 comentários:

  1. Já não falta muito para isso acontecer...

    Infelizmente "Portugal" é "lambe botas" demais, para poder ousar ser como a Grécia. Afinal o mandato está quase a terminar e eles precisam ficar bem vistos para terem bons empregos na Europa.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1.2.15

    Seia sinal de que estaríamos completamente parvos.

    ResponderEliminar
  3. Seria muito bom sinal! Pode ser que este "fogo" da Grécia se propague ao resto da Europa... assim, só para chatear todos aqueles banqueiros que mandam em nós e que continuamente nos roubam. Mas temos que compreender que os nossos governantes têm que pensar nos seus futuros "tachos". Além disso, este povinho é tão fácil de manipular...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1.2.15

    Seria de valor.

    ResponderEliminar
  5. sim, sim! apoiado! só falta nomear o ministro da papoila de ópio.
    isto das revoluções financeiras só se faz com dinheiro, montanhas de dinheiro, nem que seja de brincar, ou em sonhos tão agradáveis que nem o canabis nos concede.

    vamos todos camaradas, aderir àquela divisa virtual (a que é mesmo virtual à descarada, bem se sabe que virtuais são todas).

    mas, será que Podemos? não pagar?
    ah, equívocos, quando se lê o resto, e tal, mas "contudo" vamos "honrar os compromissos", palavras fatais em politiquês, vamos usar impressoras 3D para imprimir ouro a partir de plástico, vai dizer mesmo "ouro" na face de cima.

    recordo tempos deliciosos, à míngua de maio, nado tardio, uma dúzia de tristes acorrentados à porta da faculdade gritando "não pagamos", não pagam o quê, chego aqui sem ter sido avisado, uns quinhentos colegas a olhar pasmados ou em amena cavaqueira, outros, sádicos como eu, divertidos com tamanha palermice, um professor, tão corajoso quanto careca, tenta furar o bloqueio, corpos deslizando uns nos outros, ah podiam ao menos ter sido raparigas bonitas, entra a psp, respiração suspensa por uns segundos, mas parece o olhar da psp tão divertido quanto o meu, penso, esta porra vai ser para toda a manhã, vamos ali a ceuta (à rua, claro) meter qualquer coisa no estômago enquanto resolvemos este sarilho de laboratórios e controlo dinâmico que bem vos disse que não era assim mas deduzi a porra certa a partir da experiência mal conduzida, valha-nos a matemática e este aparente isomorfismo lógico com a realidade que vemos, e prontos, lá estamos nós no ceuta, uma meia de leite, imagino que seja uma bica e meia pingada aí para o sul, e um cruaçá, aqueles bolos maçudos que servem de almoço rápido, com fiambre, aquecido se faz favor, torrado pensei, para disfarçar o tempo passado na vitrine, regressa o funcionário, agora zangado, para ser aquecido teria de pagar mais, incrédulo, faça o favor, pago mais, volta e regressa o senhor já exasperado, o grelhador está desligado e não vamos ligá-lo agora, obviamente, por cliente tão insignificante na parcimónia da indumentária de estudante universitário com ar de sono, obrigado, agradeço, embora o meu estômago lamente, pode deixar ficar, é só qualquer merda para ocupar a mesa durante uma hora, mas afinal tem ali mais uma 20 vazias, e a meia de leite, pergunto, a máquina do café também está desligada?

    é um desconsolo é o que é, estes governantes, os anteriores, até ao tempo da monarquia, durante o qual também chulávamos os estrangeiros. proxenetas mas orgulhosos, ora bem.

    ora, se a grécia não pagar (ou pagar à medida do crescimento económico, que é quase a mesma coisa; enfim, reestruturar é outra coisa, mais sensata, malditos juros obscenos dignos de um gonzo filmado por ó detrás) e não falir nos próximos três meses, abro a garrafa de porto de 74 que tinha reservada para a prisão preventiva de mais alguns manos aqui da praça e deixo crescer a barba e o pouco cabelo que tenho até o benfica ganhar o próximo campeonato. ah, e preparo o bacamarte para a guerra.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2.2.15

    Vamos a ver o que a Grécia vai fazer quando se acabar o dinheiro.

    Eu não queria ser a Grécia, eu queria um Portugal onde se subissem as penas para crimes de "colarinho branco" para os 20 anos de cadeia efectiva (e os homicios qualificados de 25anos a perpétua), sou a favor que qualquer acto ilicito, gestão ruinosa, enriquecimento ilicito e por aí fora dê cadeia e obrigue a quem desviou o dinheiro o tenha que pagar com juros. Todo. Sou a favor do fim das prescrições.
    Sou a favor de uma mudança radical nas nossas leis que protegem quem "manda nesta m**** toda", sou a favor do aumento exponencial do tempo de prisão, sou a favor da prisão perpétua para quem mata ou para qualquer pedófilo.
    Sou a favor de uma mudança radical no sistema jurídico e politico. Não deveria ser permitido a nenhum juíz ter ligações politicas e não deveriam ser permitidos politicos com suspeitas de corrupção activa ou passiva de continuarem a exercer qualquer tipo de funções no governo.
    Sou contra o dinheiro investido desmedidamente na banca, sou contra o facto do povo ser sempre o que arca com as consequências.
    Sou contra os baixos salários dos policias, contra os 18 motoristas do Presidente da Republica (um deles é que disse que eram 18, desconheço se é verdade ou não mas não tenho motivos para desconfiar), sou contra as regalias desmedidas de quem trabalha no Estado nas "altas" secções, sou contra o "não faço nem quero fazer e continuam-me a pagar durante décadas" perpetuado na nossa FP.

    Mas eu não sou "Grécia" nem queria ser. Nós precisamos de mudar muito mas eu tenho sérias dúvidas que o que a Grécia está a fazer não os vá levar por um caminho muito pior.

    ResponderEliminar
  7. Nunca disse "nós não somos a Grécia", mas agora tenho razões para o dizer, e com alguma pena.

    ResponderEliminar
  8. Pode acontecer, permita-me anunciar que hoje tenho uma entrevista com o Xildre no meu blog, um verdadeiro espectáculo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria dizer Xilre evidentemente, correcção feita!

      Eliminar
  9. Anónimo2.2.15

    Se isso for aplicado a Sócrates, os gregos têm orgulho, e nós aqui cheios de pena...com a sorte que nos havia de ter calhado...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2.2.15

    Não quero ser a Grecia.

    ResponderEliminar
  11. Cláudia2.2.15

    Há um tempo emprestei dinheiro, há um tempo mesmo, até hoje, não me devolveram nem um tostão, durante este tempo, lembrei-me que eu fazia contas e que aquelas pessoas não, lembrei-me dos sucessivos pedidos de créditos feitos para sustentar uma vida que não podiam ter sem recurso a dinheiro alheio e lembrei-me da risota com o aproveitar este esquema até ao limite, não fossem parvos lá os dos bancos e os das financeiras, ter depois de pagar, claro que não, a ideia nunca foi pagar o que se tinha pedido, nem com juros nem sem juros, quando chegassem as contas para pagar, mudava-se de casa e ninguém os encontrava, mudava-se de casa as vezes que fossem precisas, depois lembrei-me da expressão viver acima das possibilidades e percebi que pecava, tinha que vergastar as próprias costas ajoelhada sobre pedras e dizer cem vezes, coitadinhos dos pobres inocentes, os dos bancos é que eram uns chulos e já agora eu também era uma chula, porque tinha emprestado dinheiro e agora estava um pouco, sentida vá, porque não me tinham pago, eu é que era uma criatura desalmada quem me mandou ter dinheiro para emprestar. A verdade é que não me converti mesmo depois de me ter vergastado, estou irremediavelmente condenada ao inferno, deixei definitivamente de ter paciência para algum tipo de portugueses e para algum tipo de gregos. Em algumas coisas, não sou nem Portugal, nem Grécia, o meu orgulho nos portugueses e nos gregos é muito, mas por outros motivos, por exemplo porque ambos os povos têm uma cultura riquíssima e ambos deram à sua maneira, novos mundos ao mundo e por isso portugueses e gregos merecem-me uma vénia, merecem mesmo, mas por isso, de resto, já não acho grande piada a meninos rebeldes e inconsequentes, a minha fase da adolescência já lá vai há algum tempo.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo2.2.15

    ha ha :D (com emoticon e tudo)

    ResponderEliminar
  13. Confesso que visito este blogue há muito pouco tempo e apenas algumas vezes, mas, do que li seu, Dom Pipoco, este post é uma das suas mais inteligentes tiradas!

    ResponderEliminar