Era um desses hotéis com um número de estrelas superior a quatro e inferior a seis (Pipoco esforça-se para não ser demasiado pedante) e, talvez influenciado por Pipoco se apresentar fora de horas, sem reserva e com ar visivelmente carente de cama (Pipoco, esse eterno apaixonado dos duplos sentidos), pretende cobrar a tarifa de balcão, um exagero.
Pipoco respira fundo e incentiva o recepcionista a praticar um preço de mercado (Pipoco, esse incorrigível negociador de consensos). Sem resultado.
Pipoco respira fundo e desvia-se para um dos lados do balcão, dando passagem a duas jovens que estavam atrás de si na fila. Pipoco tira do bolso o seu banalíssimo smartphone (Pipoco, esse farol do espartano). Pipoco digita um endereço electrónico e, em três passos, reserva quarto no hotel para essa noite, a metade do preço de balcão (Pipoco esse negacionista das causas perdidas). Pipoco vai até ao bar e pede uma bebida, enquanto aguarda confirmação da reserva. Cinco minutos depois, Pipoco, talvez demasiado sorridente, dirige-se ao balcão e informa o recepcionista do número da sua reserva para essa noite.
Pipoco acreditava que já não havia hotéis assim, dos que preferem perder cem euros e pagar uma comissão ao broker, em vez de fazer um desconto de cinquenta euros ao Cliente e fazê-lo feliz e agradecido.
É incrível, sim, tal como acontece com as operadoras aéreas que também vendem sempre bilhetes muito mais caros que os disponíveis nos sites de viagens para os mesmos voos.
ResponderEliminarPipoco, esse Xico esperto tuguinha.
ResponderEliminarPipoco, esse conhecedor do facto de o dinheiro ser um bem escasso, esse administrador do conhecimento, esse eterno insatisfeito quando as com o rumo que as coisas tomam quando não são como têm que ser...
EliminarCreio que há aqui uma baralhadazita na frase, coisa sem importância, obviamente.
EliminarMas as coisas não são como são ? ou afinal são como têm que ser ? nuances....
Já fiz isso, ridículo, mas sim, continua a existir. Ainda não percebi se são as recepcionistas que são tolas, se é o "patrão" que é burro mesmo.
ResponderEliminarTrabalho em hotelaria e muitas vezes estas situações têm a ver com o recepcionista que, ou não tem, de facto, jeito para negociações e depende sempre das chefias (podiam já não se encontrar no hotel na altura em que Pipoco chegou), ou não têm conhecimento do negócio. Existem diversas situações.. Aliás, todos os dias existe algum recepcionista que não consegue conceber a ideia do que custa pagar uma comissão de 20 ou + % à booking ao invés de informar o cliente de que poderiam acompanhar a oferta da booking. Simples como isso.
EliminarAh, e não existem só recepcionistAS tolAS! Também existem muitos tolOS.
Oh mas há... se há. Não deverá culpar, porém, o pobre recepcionista. Que coitado, acata ordens.... e haverá lá coisa mais apaziguadora de almas intranquilas, que acatar ordens...
ResponderEliminargostava de ter visto a cara do gajo
ResponderEliminaré o chamado "ora toma que já almoçaste"!
ResponderEliminarÉ ridículo estas coisas terem de acontecer, mas também já tive de fazer isso.
ResponderEliminarTio Salgado, O Sr. é o meu heroi. Quando eu for grande queria ser assim.:)
ResponderEliminarBeijinhos, VW
Com o Tio por herói nunca vai ficar grande.
EliminarEu disse isto ? aaaaaahhhhhhhhhh
Regozijo de ver que Pipoco, entidade superior da blogosfera, pensa fora da caixa -vulgo "desenrasca-se como nós"- nestas vicissitudes da vida (ressalva para as devidas diferenças estelares).
ResponderEliminarArrepio na espinha cada vez que o Pipoco desce da exactidão matemática, e se auto-intitula de "eterno apaixonado".
Grande momento!
ResponderEliminarCongratulo-me vivamente saber que não sou espécie única que se equilibra no que tem mais à mão, sem necssidade do triângulo equilibrador.
ResponderEliminarUfa! Já desesperava por ver alguém igual, ou pelo menos, parecido.
Corvo.
Quem está na receção nem sempre tem autorização para modificar o valor a cobrar.
ResponderEliminarEntre acompanhar o preço da Booking e perder comissão para a mesma... Não têm a ver com autorização. Tem a ver com bom senso e com um espírito de "Não me venhas chatear, vai pra outro hotel"
EliminarLOLOL...tb eu já fiz uma dessas!....ai a cara do recepcionista!!!!.......uiii!, só visto!!!
ResponderEliminarExcelente, e uma delícia de se ler.
ResponderEliminarImagino esta minha actual falta de tolerância a pedir o livro de reclamações nessas circunstâncias. Inconsequente bem sei excepto no aspecto de aborrecer algum responsável com a obrigatória redacção de uma qualquer desmiolada justificação.
Abraço meu caro. Excelente post.
Sr Pipoco, como dizer isto sem retirar arte ao que fez... err... ora bem, aqui vai disto: tornou-se banalíssimo fazer isso, de chegar ao ponto de ter sido a própria recepcionista de um hotelzinho ( aí, mais de duas estrelas, menos de quatro ) em Veneza, a insinuar, quase recomendar! a um casal de amigos meus, que fizessem a reserva via net à frente dela, precisamente porque eles perguntaram por preços mais baratos. Os hotéis devem estar fartos de saber e o recepcionista não morre de fome. No seu caso, o hotel não teve que fazer o tal "desconto de cinquenta euros para o fazer feliz e agradecido" porque o Pipoco é que insistiu em ficar cliente. O seu sorriso foi grande mas o sorriso interior do recepcionista deve ter sido maior.
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