Mas nem era isso que eu queria vir aqui dizer. Eu gosto genuinamente de futebol. Do jogo, do ambiente, de ser por um dos lados, da cerveja no fim, aconteça o que acontecer. Nem sempre o futebol me mostra o seu lado luminoso. Sou do Sporting. Mas ontem sim. O respeito dos jogadores alemães, cumprimentando o treinador adversário, levantando o adversário do chão, talvez tentando dizer-lhes que foi só um jogo (não foi só um jogo, uns e outros sabiam-no, os brasileiros sabiam-no como ninguém. Nunca é só um jogo). O comedimento na celebração. Respeitoso, os que estavam ali de joelhos, mãos erguidas aos céus, não mereciam exuberância. O cumprimento de vencedores e vencidos, cada um ciente do que ia na alma do outro.
Ontem, aqueles minutos depois de terminado o jogo foram bons para o futebol.
Quem diria, hem! Que o futebol ensinaria a verdadeira postura da vida.
ResponderEliminarCada um sente o que sente, fica no que lhe parece e o respeito de todos e para todos prevalece.
( o cunhado do nefasto acutilante é uma cunhada.
ResponderEliminarUm homem fala assim do futebol ??? Ná.
É uma família irritante, esta dos acutilante)
Sabe bem que sou um homem
EliminarFalo de futebol, percebo de futebol e já joguei futebol!...Dasse!
Não sei se gosto da frieza alemã mas de uma coisa tenho certeza: se os brasileiros tivessem ganho, teriam feito uma festa de arromba no campo com bateria de samba..... são povos tão diferentes.....
ResponderEliminarO meu trabalho é analisar texto. Escrevo por dinheiro e escrevo como passatempo e that's my thing. E estou a morar no Rio de Janeiro, a viver em primeira mão a Copa e todo o fervor a ela associado. Até aqui tudo bem. Moro cá há 5 meses e sempre fui bem recebida e olhada com curiosidade, sou aquela gringa exótica. Sim, porque o maior engodo da história da humanidade é que Brasil e Portugal são países-irmãos. A nós ensinaram-nos isso, claro; mas para eles somos uns gringos quaisquer - no máximo uns primos afastados. E apercebi-me disso através da forma como a imprensa brasileira nos "detonou" quando perdemos os 4-0 com a Alemanhã. Desde "perdeu, playboy" porque eles embirram com o Ronaldo, como uma das piores legendas de sempre "como sempre, português vira piada".
ResponderEliminarFiquei chateada e senti-me insultada, depois passou-me. Mais ou menos, vá. E agora os 7-1. Torcia pelo Brasil, mas uma parte de mim ria-se secretamente com o desaire. Sou péssima pessoa, eu sei.
Tinha dado o assunto como terminado quando vi esta bonita capa d'A BOLA. E publiquei no meu FB para brasileiro ver: "Eis como se faz uma capa de jornal bonita e respeitosa." É que é essa a palavra, sabes? Respeitoso. Algo que eles, infelizmente, não sentem em relação a nós no geral.
Um abraço!
Eu também gosto genuinamente de futebol e esta Copa mostrou momentos muito, mas muito bonitos. Dentro e fora de campo.
ResponderEliminar