06 outubro 2013

E livros?

Pedro Mexia, inspirado por Adam Phillips, recorda-me que não se consegue ter tudo ao mesmo tempo, que se pode ir nas mesmas férias a Praga e Buenos Aires mas não às duas cidades ao mesmo tempo. Fiquei a pensar nisto.

10 comentários:

  1. eu gosto de uma citação do Proust que li já não sei onde que diz mais ou menos que a verdadeira descoberta não é o número de cidades que visitamos, mas os diferentes olhos com que vemos a mesma paisagem/cidade/lugar... do ponto de vista da emigra que se diz do mundo que vê Lisboa com outros olhos a cada visita, pareceu-me inteligente.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7.10.13

    Misturando tudo, garanto-lhe que pode. Eu leio 2 livros ao mesmo tempo, em tempos diferentes, claro, e absorvo cada um deles. Mas isso é coisa de mulher, né? Já a viagem física é por demais evidente que tem de ser uma de cada vez. Coisas do corpo...

    ResponderEliminar
  3. E não te pareceu aborrecido? :)

    ResponderEliminar
  4. A verdade é que também não há grande interesse em ter tudo ao mesmo tempo. Estragaria a percepção de cada uma das duas cidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7.10.13

      Concordo com o que escreve. Também não encontro interesse em ler ao mesmo tempo O Processo e O Quinteto de Buenos Aires por exemplo.
      Creio que também estaga a percepção literária das duas cidades.Se bem que ..

      Eliminar
  5. Arquimedes já tinha dito mais ou menos a mesma coisa, talvez mais ao contrário.
    E depois há a ubiquidade , que vista duma determinada perspectiva é alcançável . Dou como exemplo o Senhor que consegue estar no seu trabalho, na sua galeria da blogosfera e nos corners dos seus heterónimos aos mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  6. Há coisas que só se lêem se for em exclusivo; há outras que só se lêem se se estiver a ler mais alguma coisa. Tente ler Borges e mais qualquer coisa. Não dá. Tente ler As Sobras de Grey sem ler mais qualquer coisa. Não dá.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7.10.13

    Também gosto muito das suas tautologias. Divertidíssimas.

    Maria Helena

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8.10.13

    Gosto de livros e de blogs (e caixas de comentários) em que tenho de ler três vezes cada frase para tentar compreender parte da mensagem.

    ResponderEliminar