08 agosto 2013

E tu Pipoco, onde arrumas os teus Rentes de Carvalho?

As pessoas que conheço arrumam os livros sem preceito, contentam-se em arrumá-los por alturas, por cores, os mais preocupados arrumam-nos por autores, portugueses de um lado, estrangeiros do outro, brasileiros e africanos a meio.

Espanto-me sempre com este desleixo, toda a gente sabe que não se deve deixar Saramago ao lado de Lobo Antunes, nunca se sabe o que pode acontecer durante a noite na estante, podem acontecer refregas graves e depois, é sempre assim, ninguém tem a culpa, ninguém sabia, ninguém é responsável. Sousa Tavares jamais deve ficar sequer na mesma estante dos livros sobre a história do Benfica ou ao lado do livro do blog dos Gato Fedorento, é criminoso deixar Sherlock Holmes ao lado de Jaime Bunda, os argentinos Borges ou Cortazar não podem ficar junto dos brasileiros Jorge Amado ou Machado de Assis, As Pupilas do Senhor Reitor não podem ficar perto d'O Crime do Padre Amaro.

Já Tintim pode ficar ao lado de Corto Maltese ou dos livros do Gonçalo Cadilhe, O Gineto de Esteiros fica bem arrumado ao lado de Pedro Bala d'Os Capitães de Areia e Joyce não se dá mal ao lado de Truman Capote.

Arrumar os livros do mesmo autor ao lado uns dos outros também pode ser um problema. Ninguém pensa nisto, tenho que ser eu a pensar em tudo, mas a verdade é que o Primo Basílio pode perfeitamente desinquietar Maria Eduarda se estiverem muito próximos e Carlos da Maia pode sempre convencer Amélia a passar um bom par de horas no Ramalhete e não se sabe o que fará Jacinto se lhe aparecer pela frente o Conde de Abranhos.

(sim, voltei a sonhar com Lamborghinis roxos)

12 comentários:

  1. Grave grave seria deixar Os Maias ao lado dos Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade de Freud. Se não for pela clausula de confidencialidade, o bom doutor é bem capaz de por tudo a nu !

    ResponderEliminar
  2. Enquanto lia ia olhando para a estante para ver se estava nos conformes. Tenho as Pupilas separadas do Padre Amaro, mas tudo o que é do Eça estão uns por cima dos outros!

    ResponderEliminar
  3. Sheila Carina8.8.13

    Eu também fui olhando para as estantes e ohhh!!! Onde está o senhor Rentes?
    Quase nos obriga a acreditar um coisa impossível que é ainda não ter o senhor Rentes a abrilhantar a sua biblioteca.
    Eu fiquei a pensar isso ;)

    Boas leituras lhe deseja a,
    Sheila Carina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele é amigo da PN, cuidado:)

      Eliminar
    2. Sheila Carina9.8.13

      Compreendo Ana, e provo. Só achei engraçado o post sobre a Sheila Carina e adoptei o nome.
      Compreendeu também?

      Sheila Carina.

      Eliminar
  4. Anónimo8.8.13

    Então e o Kadaré. Não em diga que ainda não...
    sc

    ResponderEliminar
  5. Tenho a dizer que nunca tal me passou pela cabeça organizar os meus livros, apenas para ali estão nas estantes separados apenas por tamanhos e só os livros de BD estão todos juntinhos.

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  6. Ummm! Fui observar....
    Verifiquei que as minhas estantes são muito peculiares não obedecendo muito a certas lógicas, é tudo à molhada e fé em Deus, mas uma coisa é certa, tenho o Sherlock Holmes ao lado da Agatha Christie, pode ser, pode?

    ResponderEliminar
  7. Contando que mantém a criada Juliana longe de todos!

    ResponderEliminar
  8. Estava em pecado. Lobo Antunes colado a Saramago. Achei por bem Saramago mudar de local. Está agora ao lado de Manuel Tiago. Isto numa previsão de debates nocturnos infinitos, não sei. Se me acordarem coloco Saramago ao lado da bíblia sagrada.

    ResponderEliminar
  9. Não estou sozinha neste mundo da arrumação dos livros!

    ResponderEliminar