19 maio 2013

Domingos assim

Os que por aqui aparecem sabem as regras da casa, quando convido amigos para almoçar é porque convido amigos para almoçar, não há cá a modalidade do "cada um leva qualquer coisa", caramba, se cada um trouxer "qualquer coisa" dá-se o caso de haver sempre alguém que traga sobremesas compradas já feitas, outros trazem presunto mal curado e, como só decido o que cozinhar no domingo de manhã, ninguém acerta com o vinho adequado à comida.

Também não há quem não saiba que não gosto de partilhar o espaço sagrado, a cozinha. Não, não preciso de ajuda, sim, é Mozart, ajuda-me a temperar no ponto certo, se queres ser útil decanta o vinho, esse Cartuxa, mas por favor, decanta-o fora da minha cozinha, sim, cheira maravilhosamente, é salmão bravo com cama de cebola refogada, vais ver que não ficas mal, algumas vez ficaste?

Depois é apreciar, sento-me na minha cadeira no topo da mesa, tenho um gosto especial em ver a minha gente a apreciar a comida que preparei, os revueltos de alheira de caça, os queijos que nunca me falham, há alturas do ano para  cada um deles, falamos de bola e de como cada um de nós está melhor que nunca, o vinho é bom, mudámos entretanto para monocasta Syrah, fala-se alto e ri-se ainda mais alto, quando todos atacam as sobremesas eu volto aos queijos, acompanho com um Porto de ano vintage, olho-os, estão mais velhos, o vinho torna-os ligeiramente mais desfocados, eles a falar dos seus mundos e eu vendo-os a partir do meu mundo, fecho os olhos e ando quinze anos para trás, éramos felizes e não sabíamos, ouço-os de olhos fechados, falam do Benfica e das férias no Algarve, em Agosto, fico feliz por não ir para o Algarve em Agosto e por não ser do Benfica, sirvo o café, sou o único que não tem máquina de cápsulas, que não tem televisão no quarto, que não tem i-phone, que nunca foi à República Dominicana, sirvo uma aguardente velha, havemos de sair da mesa daqui a duas horas, não desgosto de domingos assim.

8 comentários:

  1. Anónimo19.5.13

    Pipoco... isto sim, isto é saber jogar o trunfo na hora certa. o concurso está ganho! penso já na dedicatória. doce.

    ResponderEliminar
  2. Sim, posts sobre cozinhar para amigos na semana em que se vota para o BILF é um golpe baixo.

    ResponderEliminar
  3. Falta um requeijão de Seia acompanhado de doce de abóbora com nozes para adoçar a boca ás hostes vermelhas indecisas....Hummmmmm o cheirinho do salmão chegou aqui... Conquistá-las pelo estômago ... Lock, Stock, and barrel..... Maravilha

    ResponderEliminar
  4. Também não tenho máquina de cápsulas, também não tenho televisão no quarto, mas quando convido também sou eu quem "paga". Mas acho que na atualidade, isto é o "politicamente incorreto".

    Gostei do seu texto!
    http://www.lavarcabecas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Parece saído de Hannibal (a série), gostei muito!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20.5.13

    Sonhando acordado?

    ResponderEliminar
  7. Alheira de caça. Qual caça?
    O post da Alexandra começa a fazer sentido, caro Pipoco.

    ResponderEliminar