03 fevereiro 2013

Voltei a beber gin

Ninguém repara nestas coisas, mas é para estar atento aos pormenores que eu cá estou, ninguém nota que não há diferença nenhuma entre o Casablanca e o teledisco do Porque é que vens?, as semelhanças são tantas que eu quase hiperventilo, o dramalhão de fundo do teledisco dá-se num bar que podia muito bem ser o Rick´s Café, a rapariga bem parecida do teledisco entra por ali dentro, altaneira e jactante, tal e qual a Ilsa Lund a entrar no bar do Rick, o Tony Carreira canta, ou lá o que é aquilo que ele faz, durante o teledisco todo, igualzinho ao Sam, que também ataca uma só música durante todo o filme,  o Tony pergunta porque raio é que a moça aparece só para lhe atazanar as memórias, e o Rick, não o dizendo, não pensa outra coisa da Ilsa durante o filme inteiro, a rapariga troca papelinhos com o rapazola do teledisco, tal e qual como o Rick faz com a Ilsa com aquilo dos salvo-condutos, o tipo do teledisco, apaixonadíssimo pela rapariga, chuta-a para canto, igualzinho ao que faz o Rick com a Ilsa, tudo a bem da sanidade mental. A única diferença é que no Casablanca eles terão sempre Paris e no teledisco, se não me falha a memória visual da parte da parte em que o casalinho recorda os bons velhos tempos, quer-me parecer que terão sempre Massamá Norte.

21 comentários:

  1. Excuse me?!? Larga o Tony Carreira. He's mine.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3.2.13

    Play it Tony. Play "Porque é que vens". (Hummmm... não me soa tão bem como o original...)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3.2.13

    E quem lhe disse, Doutor Pipoco, que Massamá Norte não é tão ou mais romântico do que Paris?

    ResponderEliminar
  4. Nosso Senhor a ver telediscos pimba, e ao pormenor...uau...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, o teledisco passava em repeat numas televisões que estavam por cima do escaparate dos livros mais vendidos da Fnac. Não havia como não ver.

      Eliminar
    2. Há que reconhecer que foi uma bela duma estratégia :)

      Eliminar
    3. Por cima do escaparate dos LIVROS MAIS VENDIDOS da Fnac?! Então, são esses os livros que o tio Pipoco anda a ler?!

      (Não sei qual é a informação mais perturbadora. Se imaginá-lo a ver teledisco do Tony , se junto do escaparate dos mais vendidos...)

      Eliminar
    4. Palmier, o escaparate dos mais vendidos está numa zona de passagem para o sector de filosofia quântico-matemática, de que sou cliente. Quando passava pelo escaparate, pensei estar a ver o Casablanca em edição colorida. Afinal era o teledisco do tal Tony Carreira e pareceu-me curial partilhar este apontamento de reportagem com o vasto auditório.

      Eliminar
    5. Ah... muito mais tranquila.
      (estava quase a hiperventilar...)

      Eliminar
    6. Anónimo3.2.13

      As sombras de Gray não está nos mais vendidos? Aiiiiii, Pipoco... por onde voce anda...

      Eliminar
  5. Anónimo3.2.13

    Depois de um ponto de interrogação, uma virgula, isso é possivel? Aprendi de uma outra forma. Provavelmente só conhece a zona do Hotel Plaza em Paris ou não, também lá há Massamás e Amadoras. Cada um vive onde pode, quanto pedantismo. Atitude de novo riquismo :|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónima, eu posso tudo, pergunte a quem quiser. (e esteve fantástica na interpretação do post, captou perfeitamente a essência)

      Eliminar
    2. Eu cá acho que a essência do post é a palavra "teledisco"!
      Há séculos que não tropeçava nesse ícone da minha juventude, os telediscos!
      Obrigada Pipoco.

      (Bom Domingo)

      Eliminar
    3. Anónimo3.2.13

      A querida Anónima (diz o Pipoco que é senhora) devia ler Celso Cunha. Assim, aprenderia melhor as regras da gramática...

      Cumprimentos de outra anónima.

      Eliminar
  6. Nem sabia que esse teledisco (adoro a palavra que me faz recuar anos e anos e é portuguesa) existia e muito menos essa canção, se é que aquilo se podem chamar canções. Curioso que tb o meu último post versa o tony que tem um grande carreira e irónico que o telediswco dele passe numa tv que está por cima dos escaparate dos livros mais vendidos, seja na Fnac ou noutro local qq. Porquê? Então o homem não gosta de ler. Ele há coisas...

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que tem uma qualquer fixação por Massamá. Seja mais a norte ou mais a sul. Ou para os lados. Vai na volta nasceu e cresceu em Massamá, e agora frequenta Paris.

    Existe uma senhora que dá cartas (a tia que não é tia e que se chama Maya)e que agora é do mundo, mas que primeiro respirou o ar da Porcalhota. E que sendo um nome com aroma a água de rosas, alguém um dia, lá resolveu alterar e dar-lhe o som de Amadora. Que é alguém que ainda não sabe amar muito bem.

    Existe todo um mundo novo ali à volta de Massamá. Que dizer de Queluz que também tem um, que é ocidental. Que dizer do Cacém, que não sei se tem mais alguma coisa, para além de prédios e mais prédios, e nem um pouquinho de verde, nem um raminho de salsa na beira de uma qualquer janela, para lhe trazer uma outra graça. O facto de existirem espaços verdes entre blocos frios de cimento.

    Pois é, está na hora do Pipoco "deslargar" Massamá e abrir os seus horizontes. Risos entre parêntesis (risos). Diz que é mais chique.

    ResponderEliminar
  8. Bombay, only. Não gosto da Ilse. Era uma manipuladora que teria abandonado o rick todas as vezes que a deixassem.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo4.2.13

    Fiquei intrigada. Estava a beber gin na Fnac enquanto passava para o sector de filosofia quântico-matemática???
    Disto dessa forma, parece que a Fnac se tornou um bar MUITO alternativo que mistura Tony Carreira com filosofia...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo5.2.13

    Boa noite, Caro,
    A primeira parte deste texto (http://www.joseluispeixoto.net/55952.html), à ausência de autor, eu diria ter sido escrita pelo RAP.
    Do meio para o fim , pelo Pacman (da letra "Re-tratamento", e seguido da letra "Casa (vem fazer de conta)").
    AnaB

    ResponderEliminar
  11. O Casablanca está tão bem para o teledisco, quanto a Chanel está para Martine...

    ResponderEliminar