14 novembro 2012

Repare o respeitável público que Pipoco não ousa dizer que Genoveva era uma cabra

Enquanto me dou conta que não é assim tão estranho que sempre me tenha parecido que La Traviata acompanha muito bem a leitura de "Os Maias", enquanto demoro a perceber (resta-me a consolação de ter percebido sozinho) que a "Tragédia da Rua Flores" não é mais que um esboço de "Os Maias", enquanto se me afigura que, se fosse mulher, apesar de tudo, acharia o Victor da "Tragédia" mil vezes mais imbecil que Carlos da Maia, penso que, se tivesse que escolher entre a Genoveva da "Tragédia" e a Eduarda Maia para levar para uma ilha deserta, escolheria a Genoveva sem hesitar, sempre me fascinaram mais as mulheres com "mano izquierda" que as insossas, sempre me impressionaram mais as de alma impenetrável que as que são como são, sempre me pareceu mais divertido partilhar os meus dias com as que se entretiveram a esfolar os Dâmasos desta vida e sobreviveram para contar do que com as que sentiram remorsos de cada vez que ousaram sair da zona de conforto, sempre me pareceu que as cínicas são melhor conversa que as boazinhas, que, benza-as deus, acabam sempre por ir para o céu quando podiam muito bem ter optado por ir para outro lado qualquer.

13 comentários:

  1. Trocando por miúdos, para a malta com deficiência cognitiva: good girls go to heaven, bad girls go everywhere.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, Rosa. Sempre assim foi e sempre assim será.

      Eliminar
  2. «enquanto demoro a perceber (resta-me a consolação de ter percebido sozinho) que a "Tragédia da Rua Flores" não é mais que um esboço de "Os Maias",»

    Mas isso é o pretexto para se ler a Tragédia...até acho que na escola se aprende isso mesmo, que é o esboço dos Maias. E ou me engano muito ou isso está escrito em mil sítios e provavelmente até na contracapa??!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a.i., não estudei "Os Maias" na escola. E, como não leio contracapas, demorei noventa e muitas páginas até me soar familiar o enredo.

      Eliminar
  3. A Tragédia dá 10-0 aos Maias. Não só por causa dos entremeios edipianos bem mais sumarentos mas também porque é menos aborrecido, menos pomposo, menos arrumadinho (sic) e menos forçado porque não foi feito para ser "a grande obra". Agora isso da traviata parece-me ser coisa mais para o romântico, mas por aí não me meto eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São João, não concordo. "Os Maias" têm mais ambiente, estão melhor trabalhados os personagens (o avô Maia resulta infinitamente melhor que o Tio Timóteo, o Ega diverte-me muito mais que o Gorjão, Victor é insuportável).

      E isso da La Traviata é uma associação de ideias cá minha.

      Eliminar
  4. O Eça começou a fase do incesto com a Tragédia, melhorou no Primo Basílio e atingiu a excelência n'Os Maias. Como a Traviata se diz baseada na Dama das Camélias, aqui é mais bad girls go good in the end, mas anda tudo dentro da mesma linha de "pecado" :):)

    ResponderEliminar
  5. Genoveva14.11.12

    Já tenho a mala pronta! Estou ansiosa por essa ilha deserta! ;)

    ResponderEliminar
  6. Acho que o Pipoco daria uma excelente mulher, afinal eles vão mais na conversa das sonsas, são elas que sentem uma inexplicável atracção pelos bad boys, embora no fim acabem, sempre com um good boy. Freud explica.

    ResponderEliminar
  7. Olha a maluca da genoveva ali em cima tio pipoco!
    As coisas são como são tio pipoco, e as cinicas podem ter mais piada, pricipalmente quando a beleza tambem as define, mas depois não se confia nelas, e acabam sozinhas na velhice, aí num qualquer lar deslavado e frio...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14.11.12

    O CCB de Seide com o mesmo empenho e teria aqui uma freguesa fidelizada.

    Maria Helena

    ResponderEliminar
  9. Para além de me divertir muito mais em vida, não gostaria nada de acabar no Céu depois de morta; não conheço lá ninguém e a eternidade sem amigos parece-me uma coisa aborrecida!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14.11.12

    As coisa que o menino diz. Então não sabe que quem gosta das "malucas" são os alinhadinhos incapazes de quebrar regras? Andou a enganar-nos este tempo ao passar a imagem de rebelde inconformista?
    sc

    ResponderEliminar