20 setembro 2012

Em verdade vos digo

Que elas são mais que nós nas universidades e que são mais organizadas e mais disciplinadas e mais inteligentes emocionalmente, isso é certo, mas a verdade é que um homem chega lá às mesas onde se senta quem manda e aquilo é um ror de camisas com botões de punho e quase nenhuma camisa com decote e isso maça-me, é desagradável.

A minha teoria para acabar com este estado de coisas é que as mulheres têm que acabar com isso da melhor amiga, isso é uma mania delas que as prejudica, elas orgulham-se da "melhor amiga" e é com a melhor amiga que desabafam que o malandro a fez sofrer, é com a melhor amiga que vão de férias, é com a melhor amiga que choram e é com a melhor amiga que se aconselham sobre carros (e acabam invariavelmente num Smart ou num Cinquecento, o que diz muito sobre a eficácia do aconselhamento).

Nós, sábios, aprendemos cedo que não há um melhor amigo para tudo, sabemos bem que há um melhor amigo para um gin tónico em final de dia, que não é necessariamente o mesmo melhor amigo com quem vamos esquiar, sabemos que não precisamos de melhor amigo para chorar mágoas, por definição a mágoa não nos assiste, percebemos cedo que o melhor amigo para uma prova de vinhos não é o melhor amigo para discutir se o Carrillo deve jogar mais perto do Wolfswinkel e é deste blend de melhores amigos para cada ocasião que nos refinamos, nos tornamos melhor pressoas, que a nossa rede de connections cresce e acaba por nos levar lá, onde elas mai-las suas melhores amigas à prova de tudo não chegam.

30 comentários:

  1. Anónimo20.9.12

    Este post dá que pensar... Eu não tenho nem nunca tive o conceito da melhor amiga. Acho, sinceramente que isso não existe, ou então identifico-me mais com a mente masculina, nesta matéria, claro está. Mas como o post dá que pensar... Já volto.

    ResponderEliminar
  2. Maria20.9.12

    Já tinha chegado à mesma conclusão (por outras palavras, claro!)... Em geral, as mulheres também precisam de fazer amig@s no trabalho, o que também não ajuda nada a progredir...

    Boa malha, Pipoco!

    ResponderEliminar
  3. Dado o meu Mito acho que não me saí mal nas melhores amigas.

    ResponderEliminar
  4. Acho que as mulheres já aprenderam que isso da melhor amiga não existe. Eu, pelo menos, sou completamente céptica. Também já sabemos que há pessoas diferentes para ocasiões diferentes.

    ResponderEliminar
  5. Tempos académicos à parte, isso da melhor amiga é pura ficção, Senhor. O conceito do melhor amigo poderia ser um caso a pensar se, contrariamente aos homens, as mulheres não soubessem exactamente o que é que os homens querem. Mas não é um conceito totalmente despropositado : quem melhor do que um AMIGO gay,um homem sensível às nossas fragilidades, para nos fazer sentir no topo do mundo ?

    ResponderEliminar
  6. Eu devo ser diferente do resto das mulheres e também deve ser por isso que vivo rodeada de homens. Já é normal ser do contra:)

    ResponderEliminar
  7. 100% de razão. Infelizmente aprendi tarde demais a arte da instrumentalização das amizades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase na mouche, São João. Quase.

      Eliminar
    2. E não custa viver .....a arte está no saber viver !!

      Eliminar
  8. Ola que é capaz de ser bem verdade.
    Tenho uma melhor amiga, mas tenho consciência de que necessito de espalhar a minha rede de contactos.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo20.9.12

    O problema dessas mesas "decisórias" onde só se senta quem é do sexo masculino não encontra relação nenhuma com as melhores amigas ou lágrimas derramadas por elas. Digo-lhe com toda a verdade e de quem sente isso na pele que não nos sentamos nessa mesa porque quem está na administração das empresas são vocês mesmos, os mesmos que não são cavalheiros o suficiente para dar "lugar" a uma sra.
    Quantas vezes não fico por detrás da cortina apenas a mexer os cordelinhos porque sou mulher e a minha idade "faz desconfiar", palavras de quem está acima de mim. Assim aborrece, a mim enfurece-me.

    ResponderEliminar
  10. Mas, tio Pipoco, eu vejo-os a chegar lá... o problema, é manterem-se... parece que há sempre uma vichyssoise pelo meio. E isso, tio Pipoco, não abona muito a favor da amizade entre os homens… parece que lhes falta o conceito de melhor amigo… ;)

    ResponderEliminar
  11. Sempre que a minha mãe me dizia que as melhores amigas não existiam eu discutia sempre com ela. Hoje, sou obrigada a concordar com ela.
    Outra coisa que ela me dizia, e ainda diz, é que os rapazes são melhor companhia que as raparigas. E mais uma vez, ela não falha.

    ResponderEliminar
  12. Cada vez mais tenho a certeza que há em mim um cromossoma Y que se torna muitas vezes dominante. Praise the Lord!!!
    (e não, não tenho barba, pêlos nas pernas nem outros apêndices que tais. O meu cromossoma Y não se manifesta ao nível do fenótipo!)

    ResponderEliminar
  13. Na minha Universidade eles são (muito) mais que elas, elas mandam e quando chega à mesa daqueles que mandam tem realmente uns quantos decotes (discretos, como se quer)! Eu própria mando, é verdade que num núcleo masculino sou a única a mandar. Mas creio que esta inversão de papéis se dá quando a sua vida universitária se passa num meio masculino e isso tolda-nos o pensamento e a razão e faz-nos mais fortes!Por quer queiramos quer não, os homens são descomplicados, e as mulheres precisam de aprender a sê-lo. É esta a experiência de quem estudou Engenharia e de quem é orgulhosamente Engenheira! ;)

    ResponderEliminar
  14. Melhores amigas? Nem nunca, nem sempre :)

    ResponderEliminar
  15. Caro Pipoco,
    O problema não está na melhor amiga, o problema está em ter uma melhor amiga que nos aconselha a ter um "Cinquecento". Isso fere-nos o coração e a reputação. E uma melhor amiga que nos dá cabo da reputação, passa automaticamentem, ao estatuto de ex-amiga.

    Continuo a gostar de o ler, daí ter quebrado a minha promessa disto dos comentários. Começo a perceber aquela coisa do "Pipoco e o Tolan" e não o "Tolan e o Pipoco". Parecendo que não, faz toda a diferença.

    Sorry, senhor Tolan, as coisas são como são!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo20.9.12

    Um dos meus ensinamentos de vida:
    Meu caro, eu cheguei onde cheguei foi a fazer amigos, não inimigos.

    http://4.bp.blogspot.com/_AvdRUxQsapI/Sh_mdDeONrI/AAAAAAAADMw/Ie9JMEwtcnk/s320/O+Plano+Perfeito.JPG

    Aposto que o carro dela anda limpo.

    AnaB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pipoco,
      Permita-me que responda ao anónimo, parece-me que a mensagem do "Aposto que o carro dela anda limpo" é para mim.

      O carrito aqui da Maria, está "impecábel" (porque provavelmente ando a pé) agora a ser verdade, não envergonha, de forma alguma, qualquer sapatito de sola encarnada, que por lá queira dar um ar da sua graça. E não se irrite que isso faz mal à alma. Aqui a Maria, gosta de não se levar muito a sério.
      Também lhe digo que isso dos amigos e inimigos, seria um tema que daria muito pano, para muitas mangas.

      Eliminar
    2. Maria,
      :)
      a mensagem do "Aposto que o carro dela anda limpo" era exclusivamente para o Pipoco.
      Fiquei muito curiosa quando ele fez um pequeno apontamento na questão das mulheres de carros limpos noutra vida dele enquanto Visconde, e voltou a fazê-lo agora na vertente mulheres de carros sujos.
      Tenho muita curiosidade na teoria do Pipoco, isso tenho.
      Nesta vida só há duas coisas que me encantam mais que entrar no meu carro no dia que é limpo: é ler o Dom Pipoco e é fazer amigos. Bom... se calhar há mais uma ou dias coisas...
      ;)

      Eliminar
    3. (acho que perdi a minha resposta vou escrevê-la de novo)

      :)
      Cara Maria,
      Se a mensagem fosse para si, eu ter-me-ia dirigido para si, no post respectivo.

      A mensagem foi para o Caríssimo Pipoco, cuja associação de carácter de mulher à respectiva limpeza do carro me intriga bastante.
      Ele já tinha feito o semi-apontamento antes noutras paragens e voltou a fazê-lo agora.
      Só há duas coisas (ou três, vá) que eu gosto mais do que entrar no meu carro no dia que é limpo: Uma é ler o Pipoco, a outra é fazer amigos.
      ;)

      Eliminar
  17. Maman20.9.12

    Uma das suas virtudes é ser um excelente " teaser" ! Com esta vai bater o record de comentários!
    Vou dizer-lhe o que penso sobre isso: - quando trabalhava, no intervalo de uma reunião, um administrador aproximou-se de mim e disse-me :- "ainda dizem que não há igualdade entre homens e mulheres; já viu que está aqui rodeada de homens," respondi-lhe que
    ( a frase não é minha ) só haverá igualdade entre homens e mulheres quando houver mulheres medíocres em cargos de responsabilidade. Não é que o homem corou emudeceu e foi-se embora....
    Havia outra coisa que aprendi a fazer, resultava sempre, quando me diziam que a roupa que trazia me ficava bem , agradecia e acrescentava sempre, a sua gravata é fantástica ou a sua camisa realça muito a cor dos seus olhos.
    Fiz amigos e amigas, que ainda hoje conservo. Também fiz inimigos, mas desses não me lembro.

    ResponderEliminar
  18. Mais uma prova de que o Pipoco sabe sempre daquilo que fala.

    ResponderEliminar
  19. Quer isso dizer que os homens são melhor engraxadores?
    A vida ensinou-me que não, que ele há mulheres igualmente boas em perceber, em tempo útil, quem poderá fazer o quê por elas, o problema é que as mulheres têm várias prioridades. E toda a gente sabe que quem tem várias prioridades não terá a mesma eficácia de quem tem uma única. Mais tarde ou mais cedo, cansamos-nos da visita semanal a aeroportos, de não ter horas para chegar, das reuniões ao jantar, daquela bebida que pode ser tão importante. Porque as coisas são como são (alguém me disse isso) e valores mais importantes se levantam, muito mais importantes.

    ResponderEliminar
  20. Ana Filipa20.9.12

    O meu smart continua a dar-me um jeitão na hora de estacionar! :o)

    ResponderEliminar
  21. Que valente estupidez. Entao as mulheres nao estao em mais cargos de chefia por causa das melhores amigas?? Onde eh que foi buscar essa? Atencao que eu sou da opiniao que os homens, em geral, dao melhores amigos que as mulheres mas isso nao tem nada a ver o cu com as calcas para a questao de se sentar na mesa de quem manda. Em primeiro lugar, a ambicao eh uma qualidade que nao eh incentivada nas mulheres e isso eh uma questao cultural. Segundo, os homens no topo cagam-se todos quando veem uma mulher a aproximar-se da "mesa das decisoes". Eh que normalmente, para la chegar ela teve que trabalhar o dobro dos homens que ja la estao e eles pelam-se que se saiba que eles nao percebem patavina do que andam a fazer, e toca a fazer trinta por uma linha para as manter no lugar delas. E por ultimo, mas nao menos importante, as mulheres teem um utero e os homens nao. E isso, meu caro, eh o que fode a igualdade.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo20.9.12

    Hey, eu tenho um smart e não o trocava por nada, está bem???

    Fora isso, concordo com tudo :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  23. '...um homem chega lá às mesas onde se senta quem manda' ora lá está, por serem ELES a sentar-se onde se senta quem manda, é que isto está como está, e não está nada bem!! Sentassem-se elas e isto não estaria assim, o Pipoco é o primeiro a reconhecê-lo, somos mais inteligentes, organizadas, disciplinadas... mas sossegue, havemos de lá chegar, a essas mesas, a menos que queiram afundar isto, for good! Depois, voltamos a falar...



    ResponderEliminar
  24. Se calhar tudo se resume a isto, "se as mulheres mandassem, não haveria guerras, apenas um monte de países ciumentos que não se falavam uns aos outros" (desconheço o autor), isso e o que a Izzy escreveu "as mulheres teem um utero e os homens nao". Talvez :)

    ResponderEliminar