30 maio 2012

Carta para um rapaz que está a caminho de vir ao mundo

Não ouças o que todos te dirão, que isto está difícil e que o mundo está como nunca esteve por causa disso da crise, eu sou um incorrigível optimista e isso não mudará agora que estou a caminho da idade em que os homens compram Porsches descapotáveis, e é por isso que eu, meu rapaz, te recomendo que sejas gentil com todos os que estão à tua volta, principalmente com aqueles que estão numa posição menos forte que a que tua, prefere sempre a física e a matemática, vai ajudar-te-a sistematizar os problemas mesmo que venhas a ser actor de teatro ou funcionário das finanças, sê cortês com as mulheres, trata-as com deferência nunca perdendo de vista que elas são, serão sempre, melhores que tu, nunca te esqueças de tirar as meias antes de teres sexo, ouve música exacta sempre que possas e tenta ler Eça, os Maias ou a Cidade e as Serras ajudar-te-ão a entender as subtilezas da vida, preocupa-te com os pormenores, chora sempre que precises, de preferência sem que ninguém esteja a ver, habitua-te a ir a Alvalade pelo menos uma vez por mês, tornar-te-à mais resiliente, pede que te ofereçam um cão grande e habitua-te a respeitá-lo, verás que ficarás com um amigo para a vida, escolhe com parcimónia aqueles que queres que se tornem teus amigos, não te metas com o facebook, seja colocando lá a tua vida, os teus sentimentos, o que tens de mais precioso, seja comprando acções daquilo, acredita no amor, as vezes que forem necessárias, se não acreditares no amor não terás préstimo, trata dos dentes e esquia pelo menos uma vez por ano, aperta com firmeza a mão de quem te cumprimenta e olha as pessoas nos olhos, principalmente se estiveres a jogar póquer, sorri, preocupa-te com os teus pais, liga-lhes sempre que tiveres dúvidas, eles vão ajudar-te incondicionalmente, mesmo quando não parece, aprende a trabalhar sob tensão e muda para um canal de desenhos animados sempre que esteja na hora dos telejornais, não te esqueças de usar protector solar e aprende a dançar, vai ser útil no teu casamento, sorri, aprende a usar os talheres desde cedo e pede que te ensinem a escolher vinhos que dêem sentido à refeição que vais tomar, compra uns bons sapatos castanhos e outros pretos, nunca digas a uma mulher que a amas se isso não for rigorosamente verdade, pensa nos outros, beija de olhos fechados sempre que possível, não compres carros italianos, aprende pelo menos três nós de gravata diferentes e mantem os sapatos semprerigorosamente engraxados, não te preocupes se mais ninguém entender a piada que disseste e se perceberes que uma mulher entendeu a tua piada casa-te com ela sem hesitar.

33 comentários:

  1. ... e assim nascerá um homem perfeito!!! muito bem!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo30.5.12

    Muito Bom!

    ResponderEliminar
  3. Se seguir todos os conselhos, vai ser um homem ( quase) perfeito.
    Muito bonito. Gostei muito.
    ( Mas esta pontuação, sr. Pipoco, deixa muito a desejar...)

    ResponderEliminar
  4. marina30.5.12

    um pipoquito, portanto.

    (pipoco, acrescente um "m" à penultima palavra do post).

    ResponderEliminar
  5. n concordo com os três nós de gravata. Um chega, dois no máximo o terceiro já é piroso (demasiado esforço para ser bem)

    ResponderEliminar
  6. Afinal até é fácil, e eles sabem, como ser um homem bem sucedido na vida, em todos os quadrantes.
    :))

    Bonito

    ResponderEliminar
  7. Afinal há sentimentos neste blog!

    Cisca

    ResponderEliminar
  8. E uma carta para a menina, não há?
    Gostava de ler isso.

    ResponderEliminar
  9. Na teoria está perfeito (bom, isso também Karl Marx e vai-se a ver, na prática nada funciona, mas adiante). Havendo por aí tanto workshop, tanto curso, dicas e afins que não servem para nada, para quando uns ensinamentos (ao que parece, de grande utilidade para a classe feminina) aos (muitos) necessitados?
    O mulherio agradece!

    ResponderEliminar
  10. Gostei imenso! Um punhado de sábios conselhos...

    ResponderEliminar
  11. Pipoco,
    Aqui fica a minha vénia pelo excelente texto (conceito de vida). Nunca gostei tanto de lê-lo como hoje. Gostei (quase) tanto como gostava de ler o Capitão Microondas.
    Perfeito..

    ResponderEliminar
  12. Oh Tio Pipoco imagine lá que a criança seguia esses conselhos, saía demasiado perfeito! A parte dos três nós de gravata são dispensáveis...

    ResponderEliminar
  13. Pena eu já ser demasiado velha na altura em que o teu discipolo estiver em idade namoradeira. Se o conseguires orientar assim com estas directrizes. Perfeito!

    ResponderEliminar
  14. Maravilhoso.

    Acho que acabei de me apaixonar!

    PS: A parte das idas a Alvalade foi fundamental.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo30.5.12

    E, sobretudo, sê tu próprio, faz o que tens de fazer, cuida do que pões no coração porque, em verdade te digo, do que te enche o coração falará a tua boca,tem amigos e isto só alguns te dirão a amizade é a eternidade agorinha mesmo, é sabido que ninguém quer ser amigo de alguém por dias, perceberás o sabor da morte quando te separares de algum e chorarás mas todos os amigos valem a eternidade, não dês nada por seguro lembra-te que tudo te é dado e arrisca com inteligência mas não deixes de correr riscos, aprende que a vida é bonita porque é cheia de diversidade, vive com as diferenças e elas dar-te-ão a conhecer o mistério, aprende a tocar um instrumento de música porque pode ser a tua salvação no meio do deserto, e não te esqueças que tudo, mas tudo te é permitido mas nem tudo te convém, antes de seres inteligente exerce a bondade e a cortesia e lembra-te que se um dia perderás a ingenuidade terás a inocência intacta dentro de ti e crescerás em estatura, graça e sabedoria.

    Maria Helena

    ResponderEliminar
  16. Anónimo30.5.12

    Lindo! Espero que este menino siga à risca tão sábios ensinamentos...


    (Rita Camões)

    ResponderEliminar
  17. Anónimo30.5.12

    Adorei!

    Espero que não te importes, mas quando o meu afilhado souber ler, vou dar-lhe esta carta a ler.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. O que é que sente um homem que escreve para mulheres?

    (é daquelas coisas em que perco (não muinta mas algum) tempo a pensar...

    Se fizer o obséquio da resposta, agradecida...

    Linhas Cruzadas

    ResponderEliminar
  19. Anónimo30.5.12

    O comentário da Maria Helena está tão bom, também.
    Dá gosto ler, ambos.

    Isabel

    ResponderEliminar
  20. Li duas vezes. Seguidas. Espero que não tenha sido porque sou lenta, mas porque o texto está simplesmente fabuloso.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo30.5.12

    Muito bom!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo30.5.12

    Fantático! posso partilhar?(citando a respectiva fonte, claro!!!)

    ResponderEliminar
  23. ADORO!

    e à Maria Helena também.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo31.5.12

    Neste blog só se publicam comentários de bajuladores. Tipica, a falta de segurança para publicar os de pessoas superiores a si.
    Carminho M.l.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo31.5.12

    Falta o meu comentário de ontem.
    Carminho

    ResponderEliminar
  26. Vais deixar o teu nome no mundo oncle popcorn?

    ResponderEliminar
  27. A isto eu chamo serviço público, do bom! Eu continuo a dizer que o Pipoco devia escrever um livro, uma coisa assim ligeira...eu comprava!

    ResponderEliminar
  28. Põe sempre o melhor de ti em tudo o que faças, não te preocupes se não fores o melhor, preocupa-te sim em fazer o melhor que fores capaz, dá atenção aos pormenores. Escolhe um deporto que gostes e aperfeiçoa-o, poderás competir, há poucas coisas melhores que uma medalha ganha por mérito e esforço. Põe paixão em tudo o que faças, a vida é tão mais divertida assim! Respeita os mais velhos ainda que o que dizem te possa parecer tolo. Dá algum do teu tempo aos desprotegidos, arranja um part time, quando tiveres idade, e viaja de mochila às costas. Não tenhas vergonha de errar ou de pedir desculpa, levanta o olhar e reconhece o erro. Lembra-te de parar para reflectir, cada experiência traz uma aprendizagem. Não tenhas medo de cair, estarei sempre cá para te ajudar a reerguer. Sê tu próprio, dá ouvidos à tua intuição, procura o outro ângulo, lembra-te que nada é tão saudável como uma consciência tranquila e que, se fores feliz, será mais fácil que os teus também o sejam.

    (devo parabenizá-lo?)

    ResponderEliminar
  29. Anónimo31.5.12

    Perfeito! O tio pipoco é que sabe.

    ResponderEliminar
  30. Não gosto de deixar links do meu blog nos blogues dos outros (acho abusivo), mas achei curioso, que neste preciso dia, também eu tenha escrito uma "Carta aos filhos que nunca tive".
    http://diascaes.blogspot.pt/2012/05/carta-aos-filhos-que-nunca-tive.html
    Felicidades para o rapaz que aí vem.

    ResponderEliminar