06 junho 2018

Eu e Madame Pardal (I)

Madame Pardal, pousada na maçaneta da minha janela com meia minhoca a pender-lhe do bico, olha-me nos olhos, a cabeça meio inclinada, hesitando se entra ou não no minúsculo ninho onde cinco bicos se abrem e reclamam pela demora do almoço. Eu não desvio o olhar e mantenho-me imóvel, quero que Madame Pardal saiba que existe um preço para eu não poder fechar a portada do meu quarto virado a Nascente, e esse preço, o de eu acordar com a luz das seis e um quarto da manhã, é Madame Pardal confiar em mim. Monsieur Pardal aproxima-se e mantém-se parado no ar com um insecto dependurado no bico, agitando as asas, não há lugar para dois na maçaneta da minha janela, exaspera-se e acaba por entrar no ninho, desprezando o potencial perigo que eu represento, imóvel, do outro lado da janela. Monsieur Pardal apazigua as crias e volta a sair mas Madame Pardal, mais céptica, continua a olhar-me nos olhos, a cabeça inclinada, estudando-me, avaliando o risco, fazendo-me sentir a mais, um intruso nesse momento sagrado que é alimentar as crias. Monsieur  Pardal volta uma segunda vez, agora ignorando-me a mim e a Madame Pardal, entrando directamente no ninho, despachando a temática da alimentação das crias, não se demorando mais que um par de segundos. Afasto-me, saindo do campo de visão de Madame Pardal que, finalmente, sobranceira e segura de si mesma, se aproxima do ninho e provoca a algazarra das crias.

Podemos dizer que Madame Pardal ganhou esta batalha.

13 comentários:

  1. Ah, mas quem ganha somos nós os privilegiados leitores de tão enternecedora série de posts! (estou quase quase a invejá-lo, bolas, estou estou)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6.6.18

    cuidado com as "espreitadelas", eles podem abandonar o ninho, quando se sentem ameaçados.
    vw

    ResponderEliminar
  3. Cláudia Filipa6.6.18

    É mesmo Susana, mas que delicia de post, começa logo pelo título. Este casal Pardal merece uma condecoração pela escolha do sítio para fazer o ninho.

    ResponderEliminar
  4. Que post tão bonitinho. Uma pessoa até fica logo mais bem disposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7.6.18

      Prudência, Rainha do Azul. S. Pipoco mascara agora os seus sermões à Mulher Serpente com rouparia alegórica.

      Eliminar
  5. É um sortudo, tem vizinhos muito especiais.

    Boa tarde, Sô Pipoco

    ResponderEliminar
  6. aqui os pardais só comem aveia e não ficam parados no ar. serão pardais?

    ResponderEliminar
  7. O que eu vou gostar de seguir esta história da vida real.
    Oh, se vou...faz mesmo o meu género!
    Fique atento, de câmara fotográfica pronta a filmar o primeiro voo dos seus pardalitos. Vai ser coisa de muito valor, para ver e rever, futuramente, nos serões de família.

    Já escolheu os leitores que gostaria de ter para apadrinhar os seus protegidos? Posso ser a madrinha de um deles, posso? Até já escolhi o nome e tudo. Ou melhor, como alternativa, que tal fazer um post de quadras alusivas às avezinhas e Dom Pipoco deixa a difícil tarefa de escolher as cinco mais originais, a cargo das leitoras mais chegadas ao blog. (Lady Kina- Flor- Cuca, a Pirata - Palmier Encoberto - Ana)
    Já viu a subida de audiências que isso iria originar?
    Pense nisso, com carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7.6.18

      Então, cara M.A.?!
      Um passarinho é sempre uma criatura livre do jugo de um nome. Um passarinho é todos os passarinhos.

      Eliminar
    2. Mas...e as lontras Amália e Eusébio?? Ficaram sob o jugo de um nome? Um nome não aprisiona nenhum ser vivo, caro Onónimo. Aprisiona?

      Gostava tanto de ser madrinha de um passarinho...

      Eliminar
  8. Anónimo7.6.18

    Alegoria óbvia de Os Eternos problemas das Mulheres, pérfidas e insidiosas criaturas...

    Bem, se Madame não piar muito podemos esperar uma bela amizade.

    Se piar, ofereço-lhe, amigo de meu amigo como sou, a custódia de duas gatas selvagens e seus sete pequenos tigres, que tanto gostam de brincar com passarinhos, na boquinha, com as garrinhas, até os pobres passarinhos, de tanta alegria e fadiga, se quedarem imóveis no relvado.
    Não. Não estou a falar do SCP-BC. Caraças...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo7.6.18

    Esta do ninho... Caramba, agora o que faço com a consideração que ganhei por sim?!

    ResponderEliminar
  10. Deveras onónimo?
    Isso faz-me parecer quase inocente. É mau para o meu negócio!

    ResponderEliminar