21 maio 2020

Ontem

Aos primeiros dias mais quentes, é ver-nos, como bons cristãos, fartos de confinamentos, a encomendar imperiais na esplanada da praia, a correr em ziguezagues para evitar o cidadão que se movimenta em corrida mais lenta pelo paredão da marginal, é ver os pobres rapazes da polícia marítima pregando às jovens moças estendidas na areia que não podem ali estar, elas a dizer que sim, mas afinal não, o agente da autoridade a repetir a má nova à moça seguinte e, lá atrás, as toalhas que se estendem nas suas costas, o agente transformado num Sísifo em tempos de pandemia, à noite as senhoras da saúde e os rapazes dos ministérios gabando o sentido de responsabilidade do bom povo, que sim senhores, tudo atinado e cumpridor, é com gente assim que isto vai para a frente.

E eu a ver que não.

4 comentários:

  1. ................. por vezes, tenho a impressão que as senhoras e os rapazes em causa vivem noutro planeta qualquer !!

    ResponderEliminar
  2. Somos 'tugas' e está tudo dito. Passado o tempo do medo, volta tudo ao mesmo regabofe do costume...Oh, tristeza de gente... só lá vai na repressão e na coima pesada. Cidadania e sentido de responsabilidade cívica é só para os outros, não para nós...

    Ah, é verdade...e Dom Pipoco, já foi dar o tal abraço aos seus pais?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21.5.20

    Caro Pipoco, é permitido ir à praia, estender toalha e tomar banhos de mar desde segunda feira. Despacho do Conselho de Ministros.

    Boa praia para todos. Beijinhos
    Mariana

    ResponderEliminar
  4. Cláudia Filipa22.5.20

    Este pedacinho de bom povo, que sou eu, quando quer, principalmente quando está com muita vontade de uma coisa, também é muito bom a fingir que não percebe o que está implícito, também faz de conta que não percebe que, por exemplo, transportes públicos, sendo meios de chegar ao trabalho e a sítios de consumo, ou, os tais sítios de consumo, restaurantes, cafés, centros comerciais (desde que não seja para andar só a olhar), várias formas de cultura, etc, sítios nos quais podemos contribuir para manter a economia a girar, tentando continuar a manter os nossos postos de trabalho e os dos outros, serão, ainda, nas actuais circunstâncias, "males necessários", pólos de aglomeração que, pudessem muitos chefes de estado evitar, está cá mesmo, mesmo, a parecer a este pedacinho de bom povo, ainda evitariam;

    Este pedacinho de bom povo, também consegue ser muito bom a misturar alhos com bugalhos e fingir que tudo isso é a mesma coisa, que está no mesmo plano, sítios que possam contribuir para tirarem a economia do sufoco e "sítios grátis", tipo praia, (a não ser que seja para consumir nos apoios de praia, por exemplo, a parte das imperiais é, no caso do seu post, a coisa verdadeiramente de valor que, nas actuais circunstâncias, esses outros pedacinhos de bom povo estariam a fazer, piscadela de olho).

    (já estava era com saudades de conversar consigo, mas, às vezes, o pensamento quer sair em modo tempestade e fico com muita dificuldade em escolher e pôr pinças para uma caixa de comentários)

    ResponderEliminar