15 setembro 2014

Post a pedido (I) - Quiescente

Uma das coisas que me tira o sono é nunca ter chegado a nenhuma conclusão sobre o tema de qual terá sido a cena de filme mais potencialmente erótica de todos os tempos. O cinéfilo médio dirá, sem pensar, que o "Nove semanas e meia" contribui com três cenas para a causa, a saber, a cena do cubo de gelo, a cena das escadas e a cena do "You can leave your hat on". (a cena das frutas também? sim, está bem). Mas não, não é por aí, melhor seria a cena da manteiga de "O último tango em Paris" ou a cena do leite de "Lua de mel, lua de fel". Noutro contexto, para os que têm mais graus de liberdade nisso das possibilidades, talvez a cena dos mascarados na mansão de "Eyes wide shut" ou até mesmo a cena dos cowboys na tenda de "Brokeback Mountain". A cena do hotel, depois da tempestade de areia em "O paciente inglês"? Pode ser.

Mas, tivesse eu de escolher, e havia de escolher a cena do concurso de dança de "Pulp Fiction", Mia Wallace e Vincent Vega, a tensão de saber que ela era a mulher de chefe, a informação do acidente que aconteceu ao tipo que só tinha feito uma massagem aos pés da mulher do chefe, a mulher do chefe ser a Uma Thurman de há vinte anos, a mulher do chefe a esticar a corda. E "You never can tell" a tocar. Talvez sim.

21 comentários:

  1. E a cena do filme "O Piano", em que ele (Harvey Keitel) começa a desapertar a própria camisa enquanto a olha a ela (Holly Hunter) a tocar piano? Só não me lembro o que tocava ela, e isso, eu sei, é praticamente imperdoável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15.9.14

      Por Deus, Susana, que escolha magnifica. Estou consigo.

      Eliminar
    2. Cláudia15.9.14

      Mesmo Susana, no "O Piano" difícil é escolher a cena com mais potencial erótico (e claro que não nos lembramos o que tocava ela, dada a atmosfera da cena têm de nos perdoar). :)

      Eliminar
  2. Anónimo15.9.14

    Louvo-lhe a temerária ousadia, mas não sei se este post não espoletará nas suas leitoras reacções mais adversas que o precedente, devido à desmedida carga erótica que as cenas descritas nas suas mentes cogitadoras subjectivam.
    Acho que o caro Pipoco deveria ter tido o cuidado de levar isso em consideração e não publicar posts de teor sexual incendiário para leitoras que acham "O Amor É," de Júlio M Vaz, o expoente máximo do erotismo.
    Corvo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subescrevo...
      Despois desta terrível lista e com a chuva a cair lá fora...
      É uma formula bombástica para os finais de tarde
      LOL

      Eliminar
    2. Anónimo15.9.14

      Mas subscreve o quê exactamente ?
      Terrível lista ? Viu algum dos filmes ?

      Eliminar
    3. A "temerária ousadia" da terrível lista "devido à desmedida carga erótica", para ser mais especifica.
      Não reparou no meu "Despois" é que relembrar algumas cenas perturba... :DDD
      E Sim! claro que vi alguns filmes, outros irei ver e rever nas noite chuvosas ;)

      Eliminar
  3. Anónimo15.9.14

    Por mim, desde que não seja a cena da modelagem do barro do "Ghost", já não é mau. Blhec!

    ResponderEliminar
  4. Concordo em absoluto com os filmes com carga erótica que menciona. A dança do Pulp Fiction, do ponto de vista feminino não adquire seguramente a mesma conotação, apesar de ser um momento impar. Do meu ponto de vista, falta o Instinto Fatal e até o Advogado do Diabo, o Piano, como a Susana menciona e alguns do Almodovar ( Ata-me, por exemplo) o Império dos Sentidos... mas o Último Tango e o Brokeback Mountain merecem lugar de destaque

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15.9.14

    Hable con ella também tem que se lhe diga, para um cinéfilo diferente.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15.9.14

    Há bons momentos de potencial nas Ligações Perigosas.

    ResponderEliminar
  7. Do mesmo filme, mas bem mais libidinoso, é a cena do Vincent a fazer um caldo de heroína ao som dos Centurions. Deixo só a banda sonora porque isto é um blog familiar https://www.youtube.com/watch?v=OuTyvah8xxk

    ResponderEliminar
  8. Cláudia15.9.14

    Faz parte do meu top: "Em Carne Viva" de Almodovar, a cena entre Victor e Helena após o reencontro. Também concordo com o anónimo que fala das Ligações Perigosas, mas aí sou suspeita, porque esse é um dos filmes da minha vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15.9.14

      Pois Cláudia, também é um dos filmes da minha vida ( e gosto das três versões que conheço ) e por acaso também fui eu que pus o Hable com Ella , depois de hesitar no Em Carne Viva. Acabei por optar pelo mais desarmante potencial erótico do Hable.

      Eliminar
    2. Anónimo15.9.14

      Erotismos em potencialidade e em cenas geniais...Quem tem medo de Virginia Woolf e Close ? (distantes no tempo, unidos por uma força erótica potente , latente, patente)

      Eliminar
  9. Concordo com as suas escolhas, pipoco - em especial a do Pulp Fiction - do piano, como já referido, alguns do Almodovar... mas a lista poderia continuar... existem tantos. Alguns até do tempo do Bogart e Bacall (ainda a preto e branco).

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15.9.14

    "Vergonha", com Fassbender. Discutível, porém muito erótico.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado meu caro. Excelente escolha, embora, para minha vergonha, confesse não ter visto Brokeback e 9 semanas.
    Atrevo-me a adicionar algumas películas que assomam ao espírito:
    - O hipnótico Shame e as memoráveis cenas no metropolitano.
    - O inesquecível Blue is the warmest color, terno, intimista, de uma beleza e sensibilidade indescritíveis, facilmente acompanharia a vida de Adele por outras 3 horas.
    - Solaris, por mais motivos que aqueles que consigo aqui enumerar.
    - 2001, entre todas as cenas plenas de êxtase e contemplação aquela em que Bowman invade a mente de um Hal assustado e suplicante regressando à infância.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  12. Solaris é o filme que menos gosto; ter citado um filme de Andrey Tarkovsky, diria, é desde logo uma imagem deveras interessante .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é interessante minha cara. O 'meu' Solaris, a delicada história de amor e muito mais, é a de Soderbergh. Seria aliás incómodo mencionar T. e K. no mesmo texto (std). Demasiada genialidade. Registo no entanto essa fixação que lhe impede considerar alternativas apenas para permitir o argumento que pretendia à partida, qualquer que ele fosse. De Tarkovsky sugiro-lhe Stalker e aquela inesquecível trindade de personagens. Mss isso é uma viagem de espírito, não exactamente uma história de amor.

      Eliminar
  13. Anónimo19.9.14

    E a cena na "piscina" do Alain Delon com a Romi ? ( coisas de velhos ... )

    ResponderEliminar