17 setembro 2013

Isso do poder e dos blogs

O que não se deve confundir é a "sede de poder" com o exercício do poder. A "sede de poder" é para os wannabe da coisa, aos que ainda não estão lá e que se esforçam para lá chegar, quase sempre desajeitados, toda a gente sabe isto, a coisa não é para todos. Ter poder porque se tem dinheiro ou porque se está numa posição que dá mesmo aquela ilusão que se manda em pessoas não tem muita piada. É divertido nas primeiras semanas mas esgota-se em si mesmo. É um poder tácito, fácil, previsível, aborrecido, incontestado até um dia. O verdadeiro poder, aquele que leva aos píncaros da adrenalina, é poder mudar o rumo de uma discussão, é poder introduzir um ponto de vista diferente, é saber de antemão que reacções despertamos, adivinhar que posts comentarão as massas e que posts as massas passarão à frente, é estimular o respeitável público e no momento seguinte saber como aborrecê-lo de morte, é saber como inquietar quem lê e ter artes para provocar riso do lado de lá, é saber como se alinham as letras para que ninguém esmoreça antes do fim do post. Mal explicado, é este o poder que move alguns dos que escrevem nos blogs.

18 comentários:

  1. Entendido, puppet master :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17.9.13

    Tio Pipoco, imagino-o cheio de rendas e brocados. As coisas simples da vida aborrecem-no. Adora complicar. Poderia ter dito isto tudo em apenas 1 linha: Porque toda a acção tem uma reacção e dá um tremendo de um gozo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bastante mais divertido, trata-se de induzir a reacção.

      Eliminar
  3. Tio Pipoco, todas estas conclusões tão sabiamente concluídas, após serem esmiuçadas e analisadas até a exaustão e por fim expostas de uma forma tão intrínseca, fazem com que uma duvida aflore o meu pensamento:
    Será que Pipoco (Tio Pipoco), sempre tão correcto e assertivo nunca se permite ter uma atitude menos certa, isto e, fazer ou dizer qualquer coisa assim espontaneamente e a doida, sem pensar e só porque sim????

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17.9.13

    Espero que haja muitos comentadores imprevisiveis ou esse poder deve deve ser o mais aborrecido de todos.

    ResponderEliminar
  5. por vezes, penso que anda por aí muita gente a sentir-se o Deus dos blogs... mas, para que é que isso importa?
    Beba lá o seu café (sem açúcar) e relaxe, com Mozart que o final da tarde não foi feito para este tipo de aborrecimentos...
    Eu vou beber um café de cápsula (marca branca de um qualquer super mercado) com açúcar, ouvir o Nick Drake e ler blogs de História porque isto dos interesses pode ser muito imprevisível...

    ResponderEliminar
  6. Isso na perspetiva da defesa da natureza humana não correu bem. Seria quase tão mau que fosse o poder a mover os bloggers, como o dinheiro ou o interesse. Tenho para mim que a coisa é mais simples. Em regra, quem gosta de escrever gosta de ser lido porque é assim que se cumpre a comunicação. Ser lido por muita gente significa que há muita gente que, de entre todas as muitas coisas que pode estar a fazer, escolhe gastar o seu tempo a ler-nos. E acredito que a maioria dos bloggers seja movido pelo mistério que é o interesse que despertam. Paradoxalmente, o poder é todo dos leitores que, podendo deixar-nos a falar sozinhos, retiram o interesse à coisa.

    ResponderEliminar
  7. (claro que para chegar a essa conclusão tive que imaginar como seria a coisa se tivesse mais de dois leitores)

    ResponderEliminar
  8. E se uma pessoa tiver um blogue só naquela de puro divertimento, relax, hobbie? Se realmente não lhe interessar chegar a lugar algum? Essa coisa de estratégias e poder e coisa e tal, não retira o divertimento todo ao facto de se escrever só por gostarmos de escrever? Ainda que o que se escreva possa não ser de todo interessante.

    O que me move é realmente a parte que diverte. O gozo que dá. O resto é paisagem.

    ResponderEliminar
  9. Não li o texto confesso...primeiro estou a rir-me por ter encontrado um pipoco mais salgado.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17.9.13

    Magnífico caro amigo Salgado. Um texto que faz exactamente aquilo que diz que os seus textos na blogo pretendem fazer.
    Objecto e referência unidos num único elemento. Novamente as minhas congratulações. Nem sequer se me ocorre algo sarcástico neste momento, tão próxima da sua é a minha perspectiva do fenómeno, embora nunca tenha tido a coragem de aplicá-la no meu próprio cândido e tranquilo (e defunto) blog.

    O texto como acto político. O poder da palavra. E a sinceridade de reconhecê-lo sabendo que a argumentação que se seguirá dificilmente passará do anátema daquilo que diz para a compreensão do exemplo que pretende ilustrar.

    Circular, lindo, recorda-me a simplicidade libertadora do cubo de necker ou do jarro de klein.

    Parabéns Pá! Tens alguma irmã assim como tu, mas descomprometida, que goste de gajos meio patetas e tenha um carro como o teu em preto?

    ResponderEliminar
  11. Criei um blogue para poder deixar memórias à minha filhota mais pequenina. E o PMS o que é que o move? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18.9.13

      As pernas enquanto peão, e o carro quando condutor.

      Eliminar
    2. Não não, caro amigo Salgado, o que nos move é a vontade.
      O resto decorre naturalmente disso.

      Eliminar
  12. Não se esqueça da análise daquela problemática "olhos nos olhos" (sem o sr. professor Medina à mistura).

    ResponderEliminar
  13. Já colocava o escrito de hoje, não? É que já é a segunda vez que entro aqui hoje e está tudo igual. Importa-se? Não precisa de ser uma coisa muito elaborada, basta uma que seja diferente, ok? É para eu ler amanhã de manhã ao acordar. Grata pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles ainda estão potestativos. Mais vale não incomodar...

      Eliminar
  14. Anónimo19.9.13

    O Tio Pipoco está com dois dias de atraso. Já sei este post de cor e salteado... Já pode colocar o próximo.

    ResponderEliminar