09 outubro 2020

A importância de se chamar Anselmo

 Don Anselmo, o melhor assobiador de todas as lezírias, isto segundo afiança o próprio depois de encomendar uma mini ainda antes das oito da manhã no estabelecimento onde servem café da marca Camelo, o meu favorito, Don Anselmo, dizia eu, fala alto, aquele falar alto dos guardadores de certezas e dos que sabem que poucos desafiarão os seus saberes, afinal Don Anselmo é homem para quase dois metros de altura e toda a gente sabe que, para além de melhor assobiador das lezírias, Don Anselmo conduz gado bravo como ninguém e não são poucas as histórias de homens cuja fanfarronice não sobreviveu a duas lambadas bem assentes, cortesia da mão calejada de Don Anselmo, que dizia para quem o quisesse ouvir, ainda não eram oito da manhã, que o que pagava a mulheres da vida não era para elas lhe proporcionassem um bom bocado de festa rija, pagava para que elas se fossem embora a seguir. 

6 comentários:

  1. Que belo bocado de prosa, Dom Pipoco!
    Qualquer semelhança, com o prazer destas gostosas leituras, nem chega a ser coincidência. Simplesmente, não existe.

    Então, se Don Anselmo já tinha festa da rija, lá nas lezírias, por alma de quem haveria de precisar de festa mansa?

    Fiquei feliz, com a sua volta às lides... :)

    ResponderEliminar
  2. Cláudia Filipa12.10.20

    Podemos, nos contextos mais inusitados, tropeçar na verdadeira nobreza.
    A parte final da história é particularmente impressionante.
    "Homem de sentimentos e acções nobres", é assim que começa a definição de cavalheiro num dicionário antigo. Uma coisa mesmo boa, portanto, ser-se um cavalheiro.
    O título da história indicia. O outro título só reforça, que não me lembro de ler Pipoco Mais Salgado a chamar "Don" quando a coisa é de pouca monta.
    E eu quero deixar aqui este comentário e chamar cavalheiro a Don Anselmo.

    Olá, Pipoco! E um excelente amanhã (que, por acaso, até já é hoje).

    ResponderEliminar
  3. Bem, Dom Pipoco, como não vem à varanda cumprimentar quem o aplaude e repreender quem o não entende, cabe-me adiantar que levei este postal muito na base da comicidade. Porém, talvez Don Anselmo tenha sido a antítese do "Ernesto" e Oscar Wilde não tenha sido práqui chamado.

    Tenho de perder este vício de ver somente a rama, e não escarafunchar a terra pra encontrar a raiz do bem...

    Boa semana a Todos quantos por aqui passarem. :)

    ResponderEliminar
  4. Ohhhhhh...publique lá o meu comment pois me lembrei que talvez precise fazer um ligeira correcção e não me bem do que escrevi. Acho que, a haver alteração, será apenas de uma palavra que, no entanto, mudará todo o sentido na expressão do meu pensamento. Ande lá, depressinha, sff.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bolas... Cada tiro cada melro! Aqui esqueci o "lembro".
      Deixe lá, eu sei que é bom entendedor.
      Quanto à salgalhada anterior, e até que me venha dizer o contrário, que se retire apenas o 'não'.
      Essa tal bisarma de dois metros, que não me venha contradizer, se ele resolve as fanfarronadas dos outros à lambada, a mim não me mete medo.
      Esta seriedade da blogosfera até já enjoa. Não lhe aparece ninguém à beira, anda tudo ensimesmado. Livra!

      Fique bem e desculpe qualquer coisinha.

      Eliminar
  5. Anónimo13.10.20

    Esss D.Anselmo tem um um feitio!
    Ele diz que até paga para elas irem embora, mas eu ca acho que elas é que fogem dele.
    Vw

    ResponderEliminar