07 maio 2020

Breves, mas sábios, conselhos de Pipoco

Lê autores que nunca tenhas lido antes. Mas não o Chagas Freitas. Arrisca na cozinha. Sobretudo no empratamento. Aprende uma coisa nova por dia. Cancela a Netflix. Não desligues a câmara quando estás em reunião. E sorri para as pessoas. Liga aos teus pais. Diz-lhes que isto está quase. Corre com o teu cão. Corre outra vez. Não penses em viagens grandes. Talvez o Algarve em Agosto não seja tão mau como pensas. Corta no café. Mas assegura-te que não falhas quatro por dia. Não vejas notícias na televisão nem abras os vídeos que os teus amigos te enviam. Não digas que vai tudo correr bem. Não vai.  

7 comentários:

  1. Pois... Para muitíssimos, não vai correr bem, e dizer que vai é mentir descaradamente ou fazer-nos passar por trouxas.

    Boa tarde, com saúde

    ResponderEliminar
  2. Vê o Big Brother e diz que te "afogaste", lol
    .
    Cumprimentos poéticos
    Proteja-se

    ResponderEliminar
  3. Cláudia Filipa7.5.20

    Até eu, que sou uma optimista, penso até que, no meu caso, o optimismo é mais forte do que eu, acontece-me e pronto, ando a dar por mim, muitas vezes, demasiadas vezes para o meu gosto, especialmente tolhida, é isso, penso que é mesmo a palavra certa para o caso, tolhida, pela preocupante dimensão no que toca a isso da forma como as coisas irão correr, e já estão a correr para tantos...

    Mas, também quero contar-lhe de coisas leves, e, a propósito de coisas novas, e, realmente, uma pessoa nunca sabe para o que está guardada, não é que, nunca tinha experimentado, e, agora, nesta altura do campeonato da minha vida, estou endoidecida por manteiga de amendoim, senhores? Ai, Cláudia Filipa, manteiga de amendoim? Então, já viu a minha vida? E o que tenho de controlar-me para ser equilibrada e sensata no que toca a este produto, agora, do demo, para mim, de tão tentador. Isso e canecas de café, feito como a minha avó fazia e numa cafeteira que já foi recipiente de várias gerações.

    Muito obrigada pelos sábios conselhos e toca a ter um resto de dia supimpa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das minhas filhas, Cláudia, já fez manteiga de amendoim em casa - é apenas e só moer os amendoins durante um tempo que parece infinito devido ao barulho que a "processadora de alimentos" faz. Começa por ficar numa espécie de farinha que achamos não ir dar em nada, mas depois o óleo dos amendoins solta-se e aquilo começa a ligar, ficando numa pasta, et voilá. Nota: é preferível tostar os amendoins primeiro no forno. A manteiga de amendoim é saudável, ao contrário do que se possa pensar. E se tiveres oportunidade um dia (por exemplo, na Holanda, que é mais perto) de provar comida indonésia, vais gostar - está cheia de manteiga de amedoim-related food, que eles por acaso chamam "queijo de amendoim". Se, em vez de amendoins, forem amêndoas o resultado é idêntico e igualmente bom.

      Bom dia, Pipoco, e desculpe o abuso da sua caixa de comentários, mas é de me sentir como em casa.

      Eliminar
    2. Cláudia Filipa8.5.20

      Muito obrigada, Susana, por esta tua resposta, receita e sugestões incluídas. E tu tens mas é aí uma grandessíssima jeitosice de filhas, ai tens, tens.
      Pois é, foi por ficar a saber que é uma gordura saudável que decidi experimentar. Nunca tinha experimentado porque associava aos filmes americanos e acontecia-me um preconceito de pensar "Aquela gente só come porcarias embaladas, processadas, e se for só barrar e toca a andar melhor ainda. Que enjoo deve ser aquela coisa da manteiga de amendoim, e passam a vida a barrar às carradas daquilo. Olha agora aqui um exemplo de um peixe a morrer pela boca...

      Eliminar
  4. Anónimo7.5.20

    Adenda: nao digas tudo vai correr bem, diz antes tudo vai mudar, e isso é bom.
    Vw

    ResponderEliminar
  5. Dois comentários aos seus conselhos breves e sábios, perdão, sábios e breves:

    1. O "vai ficar tudo bem" tem o dom de me irritar, tal como tem ouvir alguém dizer a uma pessoa que chora, "não chores".
    2. Se não tivermos cão: jogar à bola com o gato também dá, não dá?

    ResponderEliminar