26 abril 2016

A lenda do Lago Tanganica, outra vez

Diz a lenda que, deste tempos imemoriais havia nas margens do lago Tanganica uma colónia de passarada variada. Expostos a ambientes agrestes, quer fosse o tempo da mais extrema canícula, o lago Tanganica em chamas, a passarada menor afligindo-se com a tensão que emergia do fundo do lago, quer fosse o tempo do gelo em que os elementos eram inclementes e só os mais fortes sobreviviam, os habitantes do lago acostumaram-se a depender da gentileza de estranhos para sobreviver naquele meio inóspito. Todos? Não, Sansão, o pássaro-alfa planava nas alturas, indiferente aos humores meteorológicos, tudo supervisionando, abrigando uma flaminga menos resistente ali, salvando no último momento uma rouxinola acoli, resgatando à morte certa uma pardala mais à frente, sempre vigilante, sempre em voo picado sobre os alvos, altivo, sorrindo sempre com o que murmuravam sobre si os que voavam mais baixo, esperando o momento que todos sem excepção desejavam que nunca chegasse, o momento em que Sansão, o pássaro-alfa descansasse enfim da sua missão.

Estava o lago Tanganica numa dessas quietudes que deixavam Sansão, o pássaro-alfa, em estado de vigilância reforçada, quando uma das flamingas mais antigas, uma referência para as flamingas por ser a mais palradora de todas, interpretando uma pequena atenção de Sansão, o pássaro-alfa, que, nobre e gentil, a tinha encaminhado para uma das portas de embarque para o voo migratório nas margens do Lago Tanganica, se deslumbrou com a força que emanava a presença de Sansão, o pássaro-alfa, e logo ali tratou de se destacar das demais e proclamou a quem a quis ouvir que era a sua preferida, tentando atormentar as suas iguais, lançando a dúvida sobre a lendária imparcialidade de Sansão, o pássaro-alfa e desejando para si as atenções que judiciosamente e com um rigor geométrico, Sansão, o pássaro-alfa, distribuía equitativamente.

Estava lançado o caos.

9 comentários:

  1. Saberá por certo que o Lago Tanganica jamais presenciou tempos de gelo, certo?!? Aquando da grandes glaciações já foi clima temperado, como temperado são os climas por Portugal, é certo!... Agora gelo...
    A contrastar com a canícula só as grandes chuvas, resquícios de monções...

    Com consideração,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daqui se infere que esta lenda foi falseada e que, ao contrário do que se tenta insinuar, a Flaminga Palradora mantém o seu indubitável estatuto de preferida!

      Eliminar
    2. Eu e a rafeira que dá pelo nome de Cutxi estamos à espera do teu post sincero a retirar o que disseste e a pedir desculpas por tentares enganar os habitantes do Lago Tanganita com isso dos favoritismos.

      Eliminar
  2. Oh meu Deus! Sansão, o pássaro!


    (Mas, mas, mas... Nesta guerra vale tudo? Até desfazer esse mito blogo-urbano sobre a calvície de que padece?)

    ResponderEliminar
  3. Mas que exagero! Está toda a gente tão calma. Nem sei do que fala...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuca, bem vistas as coisas isto também não lhe é grandemente favorável, pois que Pipoco diz distribuir atenções equitativamente. Pelo sim pelo não, eu que não sou pirata, no seu lugar preparava um assalto ao também ao barco do Pipoco.

      Eliminar
  4. Há um alfa em todos os grupos. Mas será um Faetonte e deixará a Helíades ou aguentará a pressão...
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Bom saber que o Senhor Pipoco também é fã dos Simpsons. O seu alfa faz justiça ao Gerald, verdade seja dita.

    ResponderEliminar
  6. Só sei que com essas "rouxinolas" e "pardalas", é bem capaz de conquistar para o seu séquito de fãs, metade da bancada do BE.

    ResponderEliminar