16 fevereiro 2016

Pipoco escreve como...

Por fim, consegui adormecer Addwratygmir. Declamei-lhe todo o Borges (não há como Borges para toda a sorte de grandes feitos) até que a bruma caísse sobre o convés e Afrtatimir cedeu. Pássaros com raras cabeças ornamentadas com coisa nenhuma pousam nos candelabros de traço demasiado antiquado. Cito Borges aos candelabros e elas também acabam por ceder, uma vela a seguir à outra, até à penumbra final. Sou finalmente eu e o rumor das vagas alterosas e lembro-me da ilha e das pessoas da ilha a quem declamei tanto Borges que tive que partir, a multidão enfurecida acompanhando-me ao cais numa noite cinzenta e tenebrosa e eu, de Borges na mão, procurando a citação certa. Entrei então neste barco pirata, de má sorte, e reino sobre todos estes piratas que me trazem à memória a bruma e a ilha e os candelabros e o mar alteroso e os sarracenos que arribam a sul mal o tempo aquece e a bruma se vai. Tentarei não me esquecer de lhes ler Borges numa noite fria e de bruma. E de mar alteroso, evidentemente.

8 comentários:

  1. Sim senhor, ficou muito bem!
    Ela diz que não é capaz de imitar ninguém (eu digo que a ela não conseguiria imitar de certeza absoluta), e verifico com um sorriso dos grandes que foi bem sucedida a empreitada neste seu belo post, caro Pipoco!
    (aquela parte do "e eu, de Borges na mão" imagino-a de camisa de dormir branca e comprida, a esvoaçar ao vento - é isso, não é?)

    ResponderEliminar
  2. "Prólogo da edição de 1954
    Eu diria que o barroco é o estilo que deliberadamente esgota (ou quer esgotar as suas possibilidades e que atinge os limites da sua própria caricatura. Em vão Andrew Lang quis arremedar, a cerca de mil oitocentos e oitenta e tantos, a Odisseia de Pope; esta obra era já a sua própria paródia e o parodista não pode exagerar a sua tensão."
    Jorge Luis Borges, História Universal da Infâmia.

    ResponderEliminar
  3. E agora a sério: vénia ao Tio Pipoco. Adorei a fotografia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lady Kina16.2.16

      Fotografia não será, claro que é "só" uma caricatura, e bem boua! :-)

      Eliminar
  4. Pelo Andricoiso chega-se lá num instante, a tendência depois é já não dar a atenção devida aos pormenores (e maiores, como é o caso de Borges) que associamos à Pirata.

    ResponderEliminar
  5. Cláudia Filipa16.2.16

    Ah! ganda Benfica!...ai, espera que me baralhei toda... Pipoco, Pipoco, assim é que é, ah! ganda Pipoco! que superou o desafio Cuca e suas incursões no mundo da pirataria, essa pirataria onde andam esses malvados piratas que nos atacam despudoradamente com a sua habilidade maior para lidar com as letras. Pipoco acaba de lhes fazer frente como um verdadeiro campeão de primeira liga bloguística. E até já teve direito à citação e tudo.

    (se eu me chamasse Pipoco Mais Salgado não largava esta brincadeira nova da "caricatura da escrita" sem pegar naquele ícone do macho ibérico, Pereira, de seu apelido. Mais uma "caricatura" da "caricatura". Não acredito que não se sinta tentado)

    ResponderEliminar
  6. Claro que agora vamos ter problemas com o Ahndrimmynor lá no navio! Acho incrível que se tenha enganado no nome...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17.2.16

    muito bem tio, belo esquiço de Borges,
    vw

    ResponderEliminar