11 fevereiro 2015

Do post perfeito (III)

Depois há os posts perfeitos dos outros, aqueles posts que conferem uma espécie de indulgência eterna a quem os escreve, aqueles  que lemos e ficamos a pensar que a partir dali o autor pode analisar as várias vertentes da obra de Paulo Coelho, descrever pormenorizadamente o dia-a-dia dos filhos ou convencer-nos que barrar Planta com sabor a manteiga em bolachas Gullon e acompanhar com água de Luso com gás é coisa para nos estimular o palato.

A Cocó na Fralda escreveu um post que já não está disponível no seu blogue e por isso, respeitando a vontade da autora, não o refiro. Sim, esse. O da puta.

A Izzie escreveu um post brutal. Este aqui, que ninguém devia deixar de ler.

A Cuca escreveu este, o do instrutor de esqui que recomendava cair depressa.

Da Mãe Preocupada, se me mandassem escolher, escolheria este.

A Palmier Encoberto fascinou-me com este post.

E, evidentemente, a Pipoca Arrumadinha também tem um post perfeito.

E tu? Sim, tu. Qual foi o teu post perfeito?

44 comentários:

  1. Há 5 anos atrás escrevia um blogue, em Inglês, para Português ler. Não diria o "post perfeito", mas talvez o que ainda hoje recordo com maior carinho. Foi sobre Amor. Hoje, passados estes 5 anos, vivo em Inglaterra. Já não escrevo um blogue, mas recordo com carinho o "When we love someone, we walk in their shoes all the time. We know what makes them laugh, we know what makes them cry. We want to make them laugh and hurt when they cry. When we love someone, when we truly love someone, there is no place for pettiness, no place for lies, games or mistrust. There is transparency and honesty, admiration and compassion. We always know the repercussions of our actions on them and therefore we avoid doing anything that will cause them harm, even if that means we'll be the ones to hurt. We rather hurt than see them hurt. Because we love them, we walk in their shoes, not ahead of them, not behind them. To their side.".

    :) (um smiley, porque sei que aprecia, Pipoco).

    Cá beijinho,
    Silvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sílvia, a minha expectativa era que a ninguém apetecesse expor-se e partilhar o seu post perfeito. Obrigado, valeu bem o smiley.

      Eliminar
  2. Se o Pipoco o diz eu agradeço a dita referência, apesar das inúmeras opiniões para mim foi uma entrevista das boas, divertida!

    ResponderEliminar
  3. Lady Kina11.2.15

    Mas qual post perfeito? Aquele escrito por nós ou que encontrámos escrito por outrem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há regras, Lady Kina. É participar e pronto.

      Eliminar
    2. Lady Kina11.2.15

      Hmmmmmmm .... fico tentada a participar. Um dos posts que mais mexeu comigo e, mais, me obrigou a uma introspecção penosa, não revelo para já. É um texto sobre algo que todos consideram desprezível mas onde me revejo, pelo menos em uma parte. Sim, expor-me -ia demasiado, mas talvez o faça, no fundo não tenho motivos para não fazê-lo.
      Acrescento que gostei muito desta "inversão de marcha" patente nas últimas publicações, aqui no PMS. Não sei se vende mais ou menos do que a maquilhagem, não sei, até, se não se trata de um outro tipo de maquilhagem, mas enfim, prefiro os cabelos pintados de azul, ou vermelho. Sem suspiros mas com certa humanidade, não me importo que ridícula.

      Eliminar
    3. Vende menos. Bastante menos.

      Eliminar
  4. Assim sendo, já não fico tão aborrecida por não ter falado de mim naquela coisa da entrevista.

    ResponderEliminar
  5. Ahhh...posso, portanto, continuar eternamente a tirar fotografias a pequena Cutxi...

    (é tranquilizante isto de viver de créditos)

    (Obrigada, fico contente por ter gostado :)

    ResponderEliminar
  6. Lady Kina11.2.15

    Acompanho este "prodígio" há bastante tempo. Invejo-lhe a escrita, ainda que "excessiva", mas tão imagética, tão própria, identificável, tanto que a Gaffe consegue plasmar nas palavras intensas emoções. E expressa poeticamente convicções,- partilhe delas ou não,- rendo-me quase sempre à melodia.

    http://agaffeeasavenidas.blogs.sapo.pt/a-gaffe-dispersa-400499

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belíssima sugestão. Gostei muito.

      Eliminar
    2. Lady Kina11.2.15

      O tal outro texto que referi em primeiro lugar fica, a existir, para uma próxima oportunidade. Obrigada. Boa noite Pipoco e restantes participantes!

      Eliminar
  7. Agora fiquei com ganas de escrever o post perfeito sobre o Paulo Coelho ou a Planta com sabor a manteiga...

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Pipoco, é dificílimo nomear um post perfeito. Eu já li muitos que são perfeitos para mim, em diversos blogues. Já partilhei na noite de Natal um post da M D Roque com a minha família, já pendurei na parede do meu local de trabalho um post da Mãe Preocupada que continua lá (mas ela tem imensos que são perfeitos) e já roubei um post ao Xilre, copiando-o para o meu computador não fosse ele desaparecer, o que acabou por acontecer. Já ri à gargalhada com a Palmier, com a Uva e com o Lourenço Bray, impressionam-me muito os posts de texto da ana de amsterdam, por serem tão simplesmente belos, deslizo com prazer pela escrita inteligente da Cuca mas há muito mais, e estamos sempre a falar nos mesmos bloggers.

    Por isso elejo este como um post perfeito para hoje:

    http://leiturasdemadamebovary.blogspot.pt/2014/09/mulherzinhas.html

    (e, já agora, gostei muito do comentário da Lady Kina, refiro-me ao segundo)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11.2.15

    Cuca, comentei por engano no post anterior aquilo que acho da sua história com o Peter, o sábio austríaco. Um post perfeito do tio Pipoco? Todos os poucos - cada vez menos - em que foge ao boneco e partilha mais de si. Comovo-me, comovem-me. E sim, suspiro. Devia escrever um livro. Eu comprava.

    ResponderEliminar
  10. Olha tive varios de q gostei muito, um deles, perfeito, é um q está por acaso disponivel na 1a pag o q dz para n confiarmos num escritor...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11.2.15

    Escolho um golo, não um post: o da mão de Deus, que
    criou Maradona e um punhado de comentadores geniais

    ResponderEliminar
  12. Para além dos posts magníficos que apresentou na parte II e com os quais concordo inteiramente, deixo um da ana de amsterdam que retrata uma geração, uma vida, um destino, neste texto inimitável:
    http://ana-de-amsterdam.blogspot.pt/2014/04/baltazar-borda-d-agua.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ressalvo:parte III (acima) onde escrevi parte II.

      Eliminar
  13. afinal falamos de absolvição. a cada perfeito uma alma no paraíso.
    o post perfeito nada tem, conscientemente, de outros. a imagem, o poema, a prosa, são uma amálgama só nossa para outros. e é o Tempo o eterno Inimigo destas vidas frágeis. e no entanto há 'posts perfeitos' para preencher incontáveis vidas. basta mandriar pela blogo, essa actividade de poetas.

    *e tu?*, meu caro pipoco, demiurgo feito carne dirigindo-se a seu irmão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia12.2.15

      Quiescente, às vezes tem o condão de me irritar, com esse excesso de pragmatismo disfarçado de poesia e a insistência em atirar baldes de cimento para cima de flores, porque afinal não, nunca existem flores, só caminhos de betão e quem vir flores, está só a ser ingénuo ou a alucinar.

      Eliminar
    2. Observo que efectivamente sucumbiu à irritação cara Cláudia.
      Infiro, talvez erradamente, que se refira ao meu jovial niilismo natural.

      Peço-lhe encarecidamente que esclareça essa questão do "pragmatismo disfarçado de poesia", e a etiologia desse "pecado".
      E, por favor, ainda mais perplexo, a acepção de "baldes de cimento sobre flores", agravada pela funesta "insistência", acto que, na minha perspectiva de homem de obras e jardineiro de fim de semana, me parece absolutamente criminoso.

      Use o email por favor. Gostaria de compreender aquilo que a irrita em tão pequeno opúsculo escrito na brisa de um sorriso, não vá eu próprio ficar aborrecido consigo, ou demasiado agradado por irritá-la.

      Abraço.

      Eliminar
    3. Cláudia12.2.15

      As irritações passam-me depressa, já me estou a rir com a sua resposta, bem vê que nem vale a pena ficar aborrecido comigo, nem agradado por me irritar. É não me ligar nenhuma e continuar a produzir esses pequenos opúsculos escritos na brisa de um sorriso, porque o Quiescente se não é um comentador perfeito, está lá muito próximo.

      Eliminar
    4. Cara Cláudia, muito raramente escrevo com seriedade.

      Não tenho Tempo, era apenas isso que pretendia insinuar acima.

      O blog consumia demasiado desse pouco tempo.
      O post poderia ser um laborioso script, um texto demasiado pessoal, uma divagação fleumática, uma reflexão sobre a ciência enquanto arte.

      Fico satisfeito por ter encontrado ironia naquilo que vou escrevendo. Não é mais que isso, e muito menos será desprezo pelos fantásticos blogs que têm sido mencionados.

      Abraço.

      Eliminar
  14. Lady Kina12.2.15

    Pessoalmente, considero estes últimos 3 posts "bastante perfeitos": por aquilo que foram capazes de induzir, uma espécie de coma para as não-coisas, sono profundo para as coisas, assim se dissipando um ar pouco respirável. A tal da empatia, a tal da partilha.

    ResponderEliminar
  15. O post perfeito do Pipoco, na minha opinião, também é sobre abraços mas não é o que o linkou no post antecedente. É sobre abraçar-se pela última vez alguém que não sabe que é abraçado pela última vez. Infelizmente não consegui encontrá-lo.

    ResponderEliminar
  16. Do medo... ainda que tudo esteja bem. O meu mais revelador foi talvez este
    http://tensaohormonal.blogspot.pt/2013/10/das-certezas.html

    ResponderEliminar
  17. Anónimo12.2.15

    Não leio muitos blogs, por isso estão repartidos por 2:

    O "Da Felicidade e Outras Barbaridades" pelo Pipoco;
    (http://pipocomaissalgado.blogspot.pt/2013/04/da-felicidade-e-outras-barbaridades.html);

    "Vir ao Mundo", Pela Mãe Preocupada (http://maepreocupada.blogspot.pt/2014/12/vir-ao-mundo.html);

    "Orbita", pela Mãe
    (http://maepreocupada.blogspot.pt/2014/01/orbita.html);

    Despedidas, pela Mãe
    (http://maepreocupada.blogspot.pt/2013/11/despedidas.html);

    Animais, pela Mãe
    (http://maepreocupada.blogspot.pt/2013/09/animais.html);

    Sou básica, pela Mãe
    (http://maepreocupada.blogspot.pt/2013/07/sou-basica.html);

    "Em percebendo isto, acabamos por gostar delas. De todas elas.", pelo Pipoco
    (http://pipocomaissalgado.blogspot.pt/2013/07/em-percebendo-isto-acabamos-por-gostar.html)

    Obrigada Tio Pipoco.

    AnaB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12.2.15

      Gostei do post do Tio sobre felicidade. Já não me lembro quem escreveu sobre felicidade, dizendo que ninguem é completamente feliz, tem mas é momentos de felicidade. (Não digo quem acho que escreveu pois posso dar uma "calinada"...como da outra vez...).
      Obrigada.:)
      VW

      Eliminar
  18. Anónimo12.2.15

    Leio poucos blogs. Leio muito o Xilre e o Menino de sua mae. Embora não consiga comentar nenhum dos dois (pena minha).
    Fiquei com uma muito gira do Menino, lida em Maio de 2014 "Os marinheiros perdidos nas rochas lamentam-se e são confundidos com sereias".
    Espero que goste. :)
    VW

    ResponderEliminar
  19. Anónimo12.2.15

    Gostei particularmente deste:

    http://www.noticiasaominuto.pt/pais/346805/costa-livra-benfica-de-pagar-quase-dois-milhoes-a-autarquia

    Abençoado PS, Abençoado Benfica. O Zé povinho que pague.

    ResponderEliminar
  20. Miss X12.2.15

    Gostei muito deste: Civilidade (http://notquitesunnotquitethemoon.blogs.sapo.pt/5781.html).
    E também deste: O maior pontapé que podes levar na vida (http://dosmeussaltosaltos.blogspot.pt/2013/05/o-maior-pontape-que-podes-levar-na-vida.html)

    ResponderEliminar
  21. Cláudia12.2.15

    Tal como disseram alguns anónimos, também leio poucos blogues, mas dos que leio é-me difícil destacar um post, porque fico muitas vezes embasbacada com o que escrevem e já chorei em frente a posts, mas aquele chorar de sensação boa, (talvez porque eu seja de uma palermice confrangedora), por exemplo, chorei com um post em que a Uva fala da mãe e outro em que a Susana fala da actual relação com uma das filhas (tão, mas tão bom), gosto muito daquela Uva nada passa e da Susana, adoro todos os posts em que a Mãe Preocupada fala do Senhor Pereira, para mim é como se o Senhor Pereira fosse a compilação de uma observação sobre as relações "amorosas" de muita gente, o conformar de muita gente a pouco, só para não se estar sozinho. O Xilre faz-me ter a real noção do tão inculta que sou e praticamente cada post é uma aprendizagem assim como o Senhor do Tempo Contado. E depois o Menino, bem o Menino é de tirar o fôlego e já agora apontamentos e também já me fez chorar, quando lhe descobri no arquivo, uma "Confissão". A Dias cães, em modo poesia, em modo prosa, não tem explicação o tão bem que por ali se escreve. E um cantinho escuro, onde se sente que se está a entrar não num blog, mas na alma de alguém e que já leio desde que comecei a ler blogs e que nunca disse, quando já aqui me pus a elogiar os blogues que leio, porque aquilo parece tão intimo, que se fica na incerteza se a blogger quererá que se mencione, mas agora está aí no seu lado direito e foi uma muito agradável surpresa para mim e é a Eva com a maçã, gosto tanto, mas tanto. E depois a Palmier que me faz rir tantas vezes e a Picante, sim, às vezes corrosiva, mas também muito assertiva. E há o Pipoco, não sei se já leu, o que me ocorre é que primeiro estranha-se, depois entranha-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12.2.15

      No fundo, gosta do Céu e do Inferno, que é a modos de como quem diz, contentam-se gregos e troianos.

      Eliminar
    2. Cláudia12.2.15

      No fundo, gosto de conhecer várias coisas, já cheguei à conclusão que em todo o lado há bocadinhos de Céu e bocadinhos de inferno, que é a modos de como quem diz, que nenhum de nós é Deus, mas também não será o Diabo e nisto de fazer o que se gosta, no caso concreto ler coisas de que gosto, a intenção é muito egoísta, é mesmo contentar-me a mim. E se podia tê-lo ignorado, podia, mas não era a mesma coisa.

      Eliminar
    3. Eu, que me tinha retirado das lides de comentar em blogs alheios, creio que lhe devo um obrigada Cláudia.
      Agradeço-lhe, sobretudo, por ter uma percepção tão acertada do meu blog.

      Eliminar
  22. Todos os da Mãe Preocupada. Todos sem excepção.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo13.2.15

    Do Mestre Pipoco himself: http://pipocomaissalgado.blogspot.com/2012/09/depois-de-uma-semana-trabalhar-as.html

    D'A miúda com pelo na venta: http://amiudacom-pelo-na-venta.blogspot.com/2012/10/blog-post.html

    Da Marta: http://ositiodamarta.blogspot.com/2012/09/boleia-para-casa.html

    ResponderEliminar
  24. http://mil-anos.blogspot.pt/2014/12/um-senhor-muito-velho-mouco-dos-ouvidos.html

    http://paulo-intemporal.blogspot.pt/2014/11/sexto-foi-largando-o-que-lhe-pesava-o.html

    http://estupidezaleatoria.blogspot.pt/2015/02/o-melhor-do-mundo.html (o rafel tem 19 anos!!!!)

    ResponderEliminar
  25. Já aqui referido, mas, ainda assim, digno de nova menção, eis o post perfeito:

    http://maepreocupada.blogspot.pt/2013/11/despedidas.html

    ResponderEliminar
  26. Anónimo13.2.15

    A Ana da escrita sem par: http://quetzal.blogs.sapo.pt/primeiras-impressoes-ana-de-amsterdam-473446

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lady Kina16.2.15

      Não gostei do prefácio. A literatura não carece de tanta explicação, tanta justificação. Aquilo que lá está, a ser real, cabe aos leitores supor, se tal considerarem que vale a pena. Aquele prefácio parece um "meet the blogger"... tão escusado. A escrita da autora vale por si, o resto é treta.

      Eliminar
  27. Perfeito e terrivelmente triste
    http://pikenatonta.blogspot.pt/2009/03/quando-eu-partir-deste-mundo.html

    ResponderEliminar