08 janeiro 2015

Gustavo Santos (um cumprimento especial às pessoas que aqui virão indicadas pelo Google...)

Não conhecia a obra de Gustavo Santos até perceber que podia usar os vídeos em que pretende fazer de orador inspiracional para me divertir a sério e tornar-me melhor pessoa, porque as pessoas que riem são melhores pessoas, toda a gente sabe isto.

Até ontem, Gustavo Santos era só um tipo vagamente tonto, que fazia pela vida, que partilhava connosco os seus conselhos sábios com a intenção de nos iluminar e nós, pobres de nós, usávamos a coisa com propósito diferente, para nos perguntarmos como era possível aquela pose e aquele desfilar de bizarrias.

Até ontem, porque ontem foi o dia em que Gustavo Santos deixou de me divertir e, de tonto inconsequente, passou a imbecil, dessa estirpe de imbecis que, além de acreditar que a liberdade de expressão se deve limitar só porque é uma coisa perigosa, tropeça nos seus pés quando tenta explicar-se melhor.

A liberdade de expressão é limitada pelo mercado, é capaz de me apetecer explicar melhor depois do almoço, que agora estão ali umas iscas de bacalhau e um tinto do Dão a clamar por mim no Jóquei.

35 comentários:

  1. Até simpatizava com o senhor, apesar de o achar um tonto bacoco com a mania das filosofias e do "amo-me, eu sou a coisa mais importante do mundo, nada mais importa a não ser eu". Mas depois ele decide tentar defender o que não tem defesa... e acabou-se a simpatia.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8.1.15

    Não fiquei desapontada com o Gustavo Santos porque já não dava nada por ele.
    Gustavo quê?

    ResponderEliminar
  3. O Gugas é tolinho e tem a mesma idade mental de uma chave inglesa. O que não significa que não se lhe deite um olhinho de vez em quando, este tipo de pessoas são as que puxam fogo aos cortinados quando vamos à cozinha beber um copo de água.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8.1.15

      Exactamente!!!

      Eliminar
    2. Anónimo8.1.15

      Tão bom este comentário :)

      Eliminar
    3. Teresa10.1.15

      Comentário ESPETACULAR!!!!!!!

      Eliminar
  4. A liberdade de expressão do Gustavo merecia ser limitada.

    ResponderEliminar
  5. Manda ver, o tinto inspira muito. Depois vou tentar saber quem é esse tal de Gustavo Santos...

    ResponderEliminar
  6. O senhor tem um weimaraner chamado Xôtor (gosto do cão, achei um piadão ao nome), podia usar a criatividade de outra forma... Mas deu-lhe para aquilo.

    ResponderEliminar
  7. Pois já eu, que pouco o conhecia, e desse pouco não lhe achava piada nenhuma, tive a grata surpresa de descobrir nele um ser humano sensato que desconhecia que fosse. Houvesse muitos Gustavos que afirmassem que a "Liberdade de expressão é uma coisa, desrespeito gratuito e egóico pelas mais altas crenças dos outros, sejam elas quais forem, é outra." e o mundo seria bem melhor. Partilho integralmente da opinião dele e espero que o bom senso demonstrado acabe por ser contagiante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei porquê. Eu não tenho nenhum respeito por essa sua alta crença e faço questão absoluta de expressar esse facto.

      Eliminar
    2. Nota-se que não sabe porquê. De qualquer forma, tem todo o direito de discordar e de dizer que discorda.

      Eliminar
  8. Pipocante Irrelevante Delirante8.1.15

    Não li/ouvi o que disse (acerca do atentado?), mas terá alguma razão nesse ponto.
    Por exemplo, só teríamos a ganhar em que a liberdade de expressão dele fosse limitada ao mínimo indispensável.

    ResponderEliminar
  9. Cláudia8.1.15

    Sempre que oiço falar de liberdade de expressão, fica-me sempre aquela ideia que ninguém, mas ninguém, respeita verdadeiramente a essência da coisa, criticamos sempre a "expressão" dos outros quando a ideia que temos sobre uma mesma coisa é radicalmente diferente, ora na sua liberdade de expressão o dito Gustavo Santos tem todo o direito de dizer que a liberdade de expressão deve ser limitada sem que quem não concorda o apelide de imbecil, que é como quem diz, que o melhor era estar calado, não nos damos com gente que diz tais coisas, realmente esse Gustavo Santos tem de aprender a limitar a sua liberdade de expressão. Provocação, talvez imbecil, de quem ainda aguarda pelo almoço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corvo8.1.15

      Essa é a tal liberdade de expressão aqui preconizada e encarniçadamente defendida por todas, salvo a senhora Isabel Gonçalves, a quem tiro o chápeu. Cara Cláudia.
      Estás por mim e pelas minha ideias: viva a liberdade de expressão, ó ser inteligente e iluminado.
      Estás por ti e pelas tuas ideias: cala-te, ó burro imbecil e convencido.

      Eliminar
    2. Cláudia8.1.15

      Caro Corvo, é isso mesmo. E, sim, aqui aconteceu um belo exemplo desse pau de dois bicos... e depois fui ler o que disse o Gustavo Santos... nem ele, nem, aqui, a Isabel Gonçalves, estiveram contra a liberdade de expressão, nem advogaram que andássemos a matar gente por ter liberdade de expressão , limitaram-se a dizer que lhes desagradava os excessos cometidos em nome dessa liberdade e realmente não percebi como pôde isto ter causado tanta indignação.

      Eliminar
    3. Caramba, a senhora Cláudia, o senhor Corvo e a senhora Isabel são pessoas muito à frente. Já agora o senhor Gustavo também. Podemos ficar todos descansados. Fiquemos, portanto, descansados. E oremos, é importante orar.

      Devo esclarecer que o que me chocou é que 12 pessoas tivessem sido abatidas a sangue frio porque tiveram o grandessíssimo descaramento de ousar ser diferente, usaram lápis e canetas, uns tristes que matam outros com lápis e canetas. Este mundo está que não se aguenta...

      Eliminar
    4. Cláudia9.1.15

      O seu comportamento difere realmente no ponto em que não nos abateu aos três a sangue frio, a sua solidariedade com quem tem "o grandessíssimo descaramento de ousar ser diferente" ficou-se por aí, por essas 12 pessoas pelos vistos, chamemos-lhe tolerância parcial, ou só para o que nos dá jeito, para além de que a interpretação do que leu, também difere do que está escrito, tendo sido moldada ao que lhe interessou ler. Eu não digo que este mundo não se aguenta porque a Maria Madeira foi a primeira pessoa que por aqui encontrei que está mais preocupada em ter razão do que em ler com atenção o que dizem as outras pessoas e só uma pessoa é manifestamente insuficiente para fazer diagnósticos sobre o estado do mundo e ainda bem. Não vou dizer mais nada sobre este assunto.

      Eliminar
    5. Obrigada pelo ataque. Não esperava outra coisa. Bastante previsível. Isto é o mundo em que vivemos, basta frequentar um blogue, dar uma opinião e somos atacados. Está tudo dito, podia é dar a cara e mostrar o seu perfil de blogger, aí com certeza que teria todo o meu respeito, assim não. Gostaria mais de a ter visto ficar chocada com o que se passou em Paris e não preocupada em arrasar-me. Tem razão existem pessoas que não valem realmente a pena. Enfim.

      Eliminar
    6. Cláudia9.1.15

      Quem me meteu ao barulho foi a Maria Madeira, eu nem sequer falei em si. Como frequenta blogues, sei que nunca me leu a atacar ninguém, pela simples razão que nunca o fiz. Não tenho perfil de blogger, pura e simplesmente porque não sou blogger e quanto a dar a cara, a sua é uma bolacha Maria, portanto quanto a isso estamos conversadas. Quanto a arrasá-la não o pretendi fazer, só não gostei do seu tom no comentário que fez e respondi-lhe na mesma moeda, se quer saber, costumo gostar de ler os seus comentários e estou mesmo espantada com isto, vou pensar que está só a ter um dia mau. Quanto a não me ter visto chocada, não preciso de vir exibir um choque que evidentemente qualquer pessoa no seu juízo perfeito terá face a uma coisa destas e nem me passa pela cabeça, que qualquer ser humano, normal, digamos assim, não se choque com tal coisa, acho é que isso não carece de exibição. Gostei de participar numa discussão saudável, pensava eu, até agora, sobre liberdade de expressão, sim, porque eu também sou das que acha, que não foi essa a verdadeira razão do que se passou.

      Eliminar
    7. Cara Cláudia, caro Corvo, muito obrigada pela vossa sensatez e sobretudo por terem a coragem de ser minoria!

      Eliminar
  10. Anónimo8.1.15

    Que engraçado... Mas tu es um daqueles que limita a liberdade de expressao, aqui neste blog, de forma bastante acentuada. Tem graça que agora venhas com este post, nao tem? Nem consigo imaginar se fosses do EI.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo8.1.15

    Não chacinem o tal Gustavo só porque deu uma opinião ou serão iguais aos outros que condenam. Quando não se concorda não se deve humilhar ou ridicularizar. Ou se discute o assunto ou se ignora. Mas humilhar é tão desapropriado.
    Catarina

    ResponderEliminar
  12. A questão é: As iscas de bacalhau no Jockey, não eram ontem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Genial. Foram...

      (este blogue às vezes tem acontecimentos reais, mas em diferido...)

      (também havia polvo à lagareiro, mas as iscas, com aquele arroz de feijão...)

      Eliminar
  13. Anónimo8.1.15

    Fiquei muito admirada com este post Pipoco. Não esperava vê-lo a reagir tão a quente a um assunto que incomodou o mundo inteiro. Ainda por cima a humilhar outra pessoa. O problema destas coisas é esta excitação que provocam e conseguem arrancar o pior de cada um.
    Deve-se condenar o assassinato dos jornalistas mas não extrapolar cegamente para aliviar tensões.
    Ninguém escreve gratuitamente assim no seu perfeito juízo.

    ResponderEliminar
  14. O amigo Gustavo? Aquele sábio conselheiro do "se estás por baixo levas... e mereces" e do "ama-te a ti próprio"?
    Foi uma luz para mim e para a minha vida sexual. Fiquei a saber que quando quero apanhar daquelas merecidas devo ficar por baixo e que naqueles deliciosos momentos de sossego posso" amar-me a mim
    próprio".
    Obrigado Gustavo, manda sempre. E nunca esqueças o Avô Cantigas: "vamos fazer amigos entre os animais, c'amigos destes nunca são demaaaais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pipocante Irrelevante Delirante8.1.15

      Esse era o Carlos Alberto Moniz...

      O pessoal goza com os Gustavos, porque os Gustavos não são perigosos, não fazem mal a ninguém... até ao momento em que passam a ser.

      Eliminar
  15. Anónimo8.1.15

    E o que estão a fazer ao Gustavo Santos não é quase o mesmo em termos verbais, que fizeram ontem ao Charlie? Ser parvo, idiota ou imbecil, como lhe queiram chamar, não é um direito que lhe assiste? Ou isto foi só vontade de chamar nomes a alguém?

    (quando é que este blog volta ao normal?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8.1.15

      jamais !!!! caiu muito baixo, afundou-se .

      Eliminar
  16. Liberdade de expressão é exactamente o Gustavo Santos (ou seja quem for) poder dizer livremente as imbecilidades que quiser, e nós de as criticarmos e acharmos imbecis (defendendo, no entanto, que ele as possa dizer). Anda para aqui uma grande confusão relativamente ao que liberdade de expressão significa...

    ResponderEliminar
  17. Corvo8.1.15

    Também já tinha reparado nisso, cara Luna.
    Quanto mais gente envolvida numa discussão Babélica, mais burra se torna cada uma delas.

    ResponderEliminar
  18. Nas temos de admitir que aqueles vídeos de auto-ajuda ou lá o que é aquilo, são de ir às lágrimas...

    ResponderEliminar
  19. E nunca estiveste tão certo, dizes muita asneira, muita coisa engraçada que me faz rir, muita coisa ressabiada também, muitas coisas enigmáticas que não entendo nem tento mas aqui acertaste, aqui foste sábio. Amém!

    ResponderEliminar