22 abril 2014

Às vezes...

.... quando alguém das minhas relações parte demasiado cedo, quase sempre levado por ataque cardíaco fulminante, estas vidas que escolhemos são como são, fico a pensar que não vale a pena aborrecer-me com as pequenas coisas, que talvez não fosse mal pensado ligar para as pessoas de quem gosto só para lhes dizer o quanto gosto delas, que devo reunir os amigos mais vezes em minha casa, que devia resolver os mal-entendidos que fui coleccionando e que nunca me apeteceu explicar melhor.

Depois passa-me.

15 comentários:

  1. Anónimo22.4.14

    Exactamente, também me passa. Porque esses telefonemas e reuniões só dão trabalho e mais chatices e, se as coisas são como são, as explicações e justificativas não servem de muito. Laissez-passer.

    ResponderEliminar
  2. Há 20 anos o meu pai deixou- me no trabalho às 5 da tarde, risonho e bem disposto. Chameio- o para lhe segredar um sorriso. Não ouviu e foi embora. Ás 7 da tarde um desses assassinos silenciosos levou-o de vez. Nunca lhe cheguei a contar o sorriso. Tinha 57 anos e era formidável. Cada segundo que temos quem amamos connosco é o bem mais precioso da nossa vida. Lamento a sua perda, Senhor... sei bem como doi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida MD Roque, a minha perda não se compara à sua.

      Mas sim, mais um daqueles casos que ainda na semana passada estivemos a trocar meia dúzia de palavras num congresso e hoje já cá não está.

      Eliminar
    2. Anónimo23.4.14

      "trocar meia dúzia de palavras num congresso" recorda-nos a fragilidade da vida e não se poderá falar propriamente de uma perda, diria.
      A reflexão final do post terá a ver com o perdão e um sono reparador e não com perda. "Entre e entre", são as fronteiras humanas, as de todos.

      Maria Helena

      Eliminar
  3. Num outro momento discorreria sobre o tema, hoje não me apetece e não é certamente o momento para isso. Muito menos o lugar. Abraço pela perda, Pipoco.

    ResponderEliminar
  4. Não deixe passar. Quem sabe, um dia se arrepende?

    ResponderEliminar
  5. Não deixe passar! Quem sabe, um dia se arrepende...

    ResponderEliminar
  6. Passa mas não devia passar ...o melhor é ir agindo, porque não vá o tempo por cá terminar e ficará por dizer.. ...

    ResponderEliminar
  7. Olhe, comentei com eco! Mas pronto, assim a mensagem é reforçada! :P

    ResponderEliminar
  8. Por acaso eu costumo dizer às pessoas de quem gosto que gosto delas e de telefonar a quem me aparece no pensamento e me faz sentir bem só porque existe.
    Quer ver? Eu gosto de si e do seu blog. Venho cá todos os dias embora comente muito pouco. Gosto de vir beber das constatações que faz da vida e que escreve aqui normalmente revestidas de humor.
    Esta não me ficou por dizer, viu?
    Abraço. Não, desta vez um beijo.
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caramba, está aqui um homem a tentar dar uma nota final de desprendimento no post que escreveu, uma clara alusão ao facto de as coisas serem como são e afinal sai um post de celebração à urgência de dizer às pessoas o quanto as apreciamos?

      (estarei a perder a mão?...)

      (um abraço para si, Susana. E muito obrigado por me destruir o post...)

      Eliminar
    2. Destruir-lhe o post? O meu comentário saiu como saiu exactamente por as coisas serem como são e a ternura que revelou subtilmente (apesar da nota final de desprendimento) ter-me posto à vontade para escrever o que escrevi. Eu é que agradeço. :-)

      Eliminar
  9. Há uns anos, uma amiga disse-me que lamentava todos os dias nunca ter dito à avó o quanto gostava dela. Eu pensei que nunca deixaria que isso acontecesse comigo. Mas fui deixando o tempo passar - porque no mundo ideal as pessoas de quem gostamos nunca morrem - e o tempo passou tão rápido que levou a minha querida e última avó e eu nunca lhe cheguei a dizer nada.
    Agora escrevo-lhe cartas e mando-lhe beijos em pensamentos.
    Mas sabe que mais: agora são sopas depois de almoço.
    E sabe mais uma coisa? Não aprendi nada.
    Porque já passaram muitos anos e ainda não "arranjei tempo" para dizer quanto gosto dos que ainda cá estão.
    Cheira-me que vou comer muitas sopas fora de horas.
    As coisas são mesmo como são.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23.4.14

    Já disse que os amo (não sei o que é isso do gostar, eu que só gosto de coisas) a todos os que importam. Digo várias vezes, em várias ocasiões: num abraço, com os copos, numa cama de hospital - escrevo-o numa sms, abreviado como um beijo mal dado. E mais que dizer, amo-os; em pequenos gestos, pontualidades. Quanto a isso - e só isso - morro descansada.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23.4.14

    Foi um post interessante , e dá que pensar como se transformou no tal post "de celebração à urgência de dizer às pessoas quanto as apreciamos". A primeira tendência foi (é quase sempre) a identificação com a situação descrita, absorvida pela má consciência que quase todos temos dela...e vai daí cada qual fala de si, casos pessoais, reacções e conselhos...não deixa de ser ternurento, e embora estragando o post, é verdade, até provocou catarses e "promessas intimas". E no balanço, na minha opinião, l foi muito bom !
    (entendi a sua perda como a de uma pessoa importante com quem tinha apenas trocado meia dúzia de palavras naquela reunião....porque havia muito tempo para muitas mais palavras)

    ResponderEliminar