27 setembro 2013

Ora vamos lá então a ver se isto dos blogues sempre serve para alguma coisa de valor

Leio os livros da Guerra dos Tronos antes de ver a série, vejo primeiro a série e depois leio os livros, leio os livros enquanto vejo a série ou leio o último do Valter Hugo Mãe?

62 comentários:

  1. Ainda não li os livros... Mas a série está muito boa!

    ResponderEliminar
  2. OCorvo27.9.13

    Leia o de João Malheiro "Cona D'aço"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Corvo, estou a meio de um livro de que estou a gostar mais do que se me afigurava.

      Eliminar
  3. O José Rodrigo dos Santos lançou um livro novo. Eu no lugar do Pipoco começava por aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo27.9.13

      Ai ai ai...

      Eliminar
    2. Anónimo27.9.13

      Que insulto!!!!

      Eliminar
    3. era por aí, mas para crepitar na lareira. a relação carga térmica volumétrica por € deve ser bem superior à do eucalipto ou da biomassa. é comprar duas toneladas de livros do J. Santos para passar este inverno bem quentinhos.
      sem ofensa meus caros colegas. não consigo controlar este meu transtorno.
      anonimo

      Eliminar
    4. Anónimo27.9.13

      Não posso concordar mais.

      Eliminar
  4. Compre a edição mais completa Bluray meu caro amigo. Os menus contêm toda a informação relevante a respeito do acervo de personagens, regiões, ethos e coisa e tal, se estiver interessado. E ainda lhe oferecem um mapa.
    Quanto aos livros, a última vez que li algo sobre o assunto, o egrégio G. Martin ainda pastoreava as ideias, longe da conclusão da saga. Sendo pessoa já de idade é significativa a probabilidade de bater a bota sem concluir a coisa, que decorre já há tempos infinitos. E depois vem um tarefeiro qualquer espalhar o último volume por três ou quatro calhamaços bem recheados de inanidades.
    Até eu próprio me atreveria enfrentar tal colosso se o meu patrão, ou seja eu próprio, me desse um ano sabático, mas enfim, ele tem de comer e para isso tenho de trabalhar.
    Se quer a minha opinião, que bem sei que não quer, mas deixo-a aqui ficar só para poder contrariá-lo, para distrair leia qualquer coisa do DeLillo ou do Banks.
    Tem tudo aquilo que é necessário para libertar a mente por umas horitas: sexo, acutilante análise sociológica, crítica de costumes, actualidade, ironia, minúcia, musicalidade, poucas páginas e sexo variado.
    Grato por me tornar prestável,
    anonimo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo27.9.13

      Caro anonimo,
      Reparou que se referiu a sexo, no último parágrafo, duas vezes? i.e. fez com que a importância do sexo suplantasse a da análise sociológica, crítica de costumes, actualidade, ironia, minúcia, musicalidade, no seu ponto de vista. Mais, se reparar coloca o sexo no início e no fim do conteúdo. O início e o fim. Nada é por acaso. O subconsciente é uma coisa terrível. Entre o início e o fim está a vida. O que é mais importante? O início e o fim, ou o meio?

      Eliminar
    2. :D

      A minha cara amiga, sempre atenta e circunspecta, pronta a dissecar este pobre cérebro. Dou por mim assustado, imaginado-a debruçada sobre o meu crânio aberto, bisturi na mão, delicado sorriso nos lábios. Brrrrr, até onomatopeio se assim me permite.

      Trata-se efectivamente de um acto falhado. Onde se lê 'sexo, acutilante análise...' pretendia eu 'sexo acutilante, análise...'. Como é débil a minha concentração. Em consequência não me teria repetido, ficando sexo acutilante e sexo variado. Reformulando, sexo acutilante e variado.

      E no entanto a minha cara amiga tem razão (novamente, torna-se um hábito). Para o homem o mais importante é sem dúvida a antecipação, no início, do regozijo, no final. É necessária uma mente menos espartilhada pela luxúria, com a sensibilidade apenas concedida à mulher, para apreciar o meio. Penso eu...
      A minha amiga obriga-me a um extenuante esforço argumentativo. Um destes dias, como acção punitiva, encontrando-a distraída, ainda lhe roubo um beijo.
      Talvez o nosso amigo 'zorro' estivesse mais correcto que o que me é confortável admitir. As minhas desculpas pela prosa macarrónica, igualmente vítima das circunstâncias.
      :D
      anonimo

      Eliminar
    3. zorro, o clarificador28.9.13

      Vosso amigo; disse e muito bem!
      Correcto estou seguramente. Canta cá uma experiência de vida que nem queira imaginar.
      Mas, e faça-me o favor de acreditar, toda a minha correcção vai sempre no sentido da felicidade do mundo.

      Eliminar
    4. Anónimo28.9.13

      O nosso amigo, zorro, o camaleão, é um romântico. Percebi a parte de que o beijo seria um castigo, querido anonimo. Entendo que tal como Pessoa, se queira mater casto. Acredito, sinceramente, que o seja. As mundanidades, as paixões incluídas, desviam-nos o pensamento e tornam as pessoas umas tontas e isso é coisa que o meu querido anonimo não é. Eu sou uma cabeça tonta que nem sei conjugar um verbo sem googlar primeiro. O zorro, o camaleão só tem meia razão: os extremos, tal como diz a velha máxima, atraem-se mas... não se misturam. A mim resta-me a esperança de continuar a aprender com a sapiência daqueles a quem a reconheço e o meu anonimo dos textos longos, meu de estimação, tem muita gramática para me ensinar.
      Despeço-me, com votos de uma vida feliz para todos (e o fim da fome no mundo), e um beijo virtual desta vossa pupila, Palavras

      Eliminar
    5. Beijo virtual cara amiga Palavras. Concede-me mérito que não mereço. Junto palavras, nada mais, tantas vezes sem propósito definido. E sou auxiliado por este maldito 'teclado' da lousa digital, que completa grande parte das palavras por mim (e por ele, o malandro)...

      Derramei-me para esta esplanada do amigo Salgado por osmose a partir do blog de uma caríssima amiga, na sequência de uma pequena dissensão bloguística e em busca de um genial anónimo que construiu um simulacro narrativo fascinante.

      Faltando-me iniciativa para retomar o meu velho projecto, com demasiados textos em mero esqueleto, várias vezes destruído e reedificado, e há muito hibernado, aguardando disponibilidade que já não tenho, auxilio na oposição a boas almas que têm a amabilidade de me tolerar.

      Pronto, verti-me, quiçá por falta de medicação... ;)
      anonimo

      ps (para o caro amigo 'zorro') não seja modesto meu caro amigo. além de clarificador o meu amigo é acima de tudo um inveterado e romântico casamenteiro.

      Eliminar
    6. ... e cesso a minha actividade enquanto anonimo (como se a diferença fosse significativa...) e trilobito (essa praga, o 5.º cavaleiro, o chato).
      obrigados

      Eliminar
    7. Anónimo28.9.13

      Cada vez mais encantada. Um ser inteligente e lavadinho. Vai trocar de roupa... Espero que não me apareça de fato e gravata. Sou uma informal. De qualquer modo reparei que nesta nota já havia aparado aquele cabelo que lhe conferia um "a" ao "o" e colocou uma pena no chapéu. Ide então, ilustre. Ide mas voltai.

      Eliminar
    8. deliciosas analogias minha cara Palavras, dignas de uma exuberante flor.

      interrogo-me. que pensamentos contemplará o nosso anfitrião, qual silencioso demiurgo, olhar posto no horizonte? que destino para este nosso melífluo flirt, mantido apenas na fragilidade deste tempo e espaço? será digno da sua atenção? será trágica ou compassiva a sua acção? ;)

      ex machina amigo Salgado! ex machina!
      acordai desse lânguido abraço de hipnos ou de morfeu! vamos alegremente a caminho da centena e o meu amigo ainda nem sequer se pronunciou acerca dessas suas leituras. falta-nos o seu ímpeto! cerceie esta nossa nefasta curiosidade. já decidiu? pelo livro, pela série, por ambos, por nenhum, pelo Valter, pela abstenção?

      Eliminar
    9. Anónimo29.9.13

      Querido heterónimo (um dos muitos) de sei lá quem - mas seja quem for é de se lhe tirar o chapéu. Quiçá, só à laia de especulação, até do próprio Tio Pipoco. Nada de impossível.
      Apenas porque decidi escrever sempre menos que o ilustríssimo não fiz menção a tudo o que observei, mas não pense que deixei passar em claro o facto de saber das minhas ondas do mar, ou até que eu sou uma flor. Só não sabe que é verdade e que é mesmo tudo meu. Uma pura. Sou a pureza personificada. Precisa mesmo que D. Pipoco desça do rochedo e resolva a trama desta novela? Chama doce a este nosso flirt. Que raio... flirt?! Sou um ser de paixões avassaladoras. Um flirt é uma coisa desprovida de significado, que não me tira o sono, nem a fome. Que não me faz sequer sentir viva. Por ora estou de caso com a paixão de o ler. Isso basta-me! Ando de tal modo feliz que até o meu Facebook já se queixou que estou diferente, que não lhe ligo nenhuma. Sabe como é... Decerto já experienciou aquele sentimento terrível que é o ciúme.
      P.S. Tio Pipoco, permita-me sugerir-lhe um livro, quanto a mim de fácil leitura mas engraçado e interessante: "Maníacos de Qualidade". E concordo, está na hora de sacar da sua espada (é um Deus ex-machina com espada) e decapite-me. De seguida faça aparecer um cavalo branco que transportará o heterónimo-de-sei-lá-quem mundo fora em busca de uma alma géNia.
      Agradeço a oportunidade destes belíssimos momentos. Valeu mesmo!

      Eliminar
    10. Ah, minha doce Palavras,
      O flirt possui aquela terna intemporalidade da memória, a captura da emoção, do afecto, num momento, belo, inesquecível. Que cabe na palma de uma mão e aquece o centro de um grande coração.
      Não chega a ser distraído pelo excesso da presença física, pela urgência da abrupta consumacão. Estamos na planície quase transcendente do mais puro lirismo, que vincula esta inextinguível antecipação, a cada recordação, que o próprio momento se materialize dos meandros das nossas memorias e emoções, sempre ligeiramente diferente, a própria imperfeição da memória contribuindo para lapidar mais brilho naquilo que é já indestrutível.

      É a intemporalidade da perfeição. Espaço e tempo poderosamente amalgamados na suave carícia suspirada, na timidez apaixonada do primeiro beijo, no zelo do segundo e de todos os outros que o seguem, cada um diferente, cada um uma memorável pérola única, frágil mas incomensuravelmente bela, adorada e nunca esquecida.

      Tudo sem aquela terrível pressa desta nova geração para se deslocar exasperadamente em círculos julgando ter avançado com a passagem do tempo. Avançam pois claro, para o fim da linha e nem dão por ela, tal a sua distracção. Perguntemos a um dolescente se aprecia flirtar e certamente retorquira << bué vôvô, sex'oral é que tá dar, seguido de uma algaraviada incompreensível, meio gesticulada meio expelida pela respiração >>.
      O flirt minha amiga é uma preciosidade nesta era tão apressada e instrumentalizada.
      ...
      A minha querida amiga nem mencione tal blasfémia! D. Pipoco apontando a sua longa espada ao seu alvo pescoço desnudo com o frémito de tal intenção? Oh, Céus! Ainda que, pelas artes negras da perfidia fosse possível tal vil assalto ao nobre carácter do Dom Pipoco, a minha querida amiga teria ainda este seu valente escudeiro oferecendo o peito à espada, qual apaixonado aguardando a seta de cupido, e despedindo-me da vida com esta terna memória.

      Um mui glorioso e casto beijo à minha Bela Dama,
      com a sua complacência por este pobre sob efeito de aguardente velha e sedativos para aguentar o resto do dia de hoje de autárquicas. O que eu não daria por uma longa espada...

      Eliminar
  5. Marta27.9.13

    Goso da série, no 1º episódio estava renitente porque não gosto de "fantochada", mas a série está boa. Já os livros não me interessam.

    Valter Hugo Mãe também não.

    O quarteto de Alexandria é maravilhoso, os Sebastopol Sketches (Tolstoi) idem, uns 3 "desconhecidos" (my childhood, my apprenticeshio, my universities) de Gorki são soberbos, enfim tanta literatura boa e Valter Hugo Mãe???
    Serei linchada, caso publique o meu comentário, mas é aminha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo27.9.13

      Ui, já li e são muito bons. Os mais antigos li porque estavam na biblioteca do meu pai. Edições inglesas muito antigas. O quarteto é realmente uma delicia.

      Eliminar
  6. Veja a série com apoio literário. Vai saber-lhe melhor...
    Isto SE gostar deste tipo de séries, claro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou aquilo que se chama uma papa-séries e depois do episódio piloto, poucas me convencem ser merecedoras da minha continuada atenção. Tal como os livros: Começo um que me deixa "à banda" e não sossego enquanto não acabar... outros estão na prateleira do to be continued, a aguardar melhores dias... excepto "Top of the Lake" só GOT não me deixou depauperada em expectativas.

      Eliminar
  7. Em caso de dúvida, escolho sempre Nicholas Nassim Taleb (talvez o Antifragile, ou o The Bed of Procrustes, caso não o tenha lido). Acompanha bem com qualquer casta. :)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo27.9.13

    Ai, Pipoco que dizer-lhe?

    "Ernestina", Musil, Tanizaki, Turguenev, Vian. Acha mesmo que com tão pouco tempo deve desperdiçá-lo a ler livros que estavam a ser vendidos a 1 euro com jornais? Fique pela série e não diga mais nada.

    Não sabia que lia autores menores... VHM???

    ResponderEliminar
  9. O Valter não, pipoco, o Valter não...

    http://malomil.blogspot.pt/2013/09/sexo-sinistro-vs-sexo-lavavel.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo27.9.13

      Ah, grande São João! Nunca desiludes

      Eliminar
    2. Anónimo28.9.13

      São João, se entrássemos por aí, aposto consigo que reduziríamos o leque de autores a um pequeno número e que certamente não se leria Saramago. O valter é um excelente autor, que diz algumas tontices como muitos outros. Se conseguirmos separar os Homens dos escritores, não raras vezes temos surpresas muito agradáveis.
      sc

      Eliminar
    3. O que li dele não era melhor que as tontices que ele diz.

      Eliminar
  10. É por demais evidente que esta pessoa não é o meu Tio...

    ResponderEliminar
  11. Definitivamente vê a série e lê o livro do Valter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo27.9.13

      Jasus! Série sim, Valter não!!!!

      Eliminar
  12. Eu vi as séries primeiro,e aguardo ansiosamente a nova temporada que deve estrear em Março/Abril de 2014. Estou a ler os livros, vou no 5º,Tormenta de Espadas, faltam outros tantos.... e estou a adorar, se a série já era boa, os livros então nem se fala. Muito bom mesmo.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo27.9.13

    Sininho, será q só nós pensamos isso?
    Maria dos Remédios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que a Vera, a loira, também está connosco. São muitos anos a ver estalar pipocas... E estas, claramente, não são salgadas.

      Eliminar
  14. Só a série, a leitura fica melhor servida com outras coisas. Que não o VHM.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo27.9.13

    Pipoco, leia os livros primeiro porque aquilo é um emaranhado de personagens muito complexo e os livros ajudam a contextualizar a séries. Por outro lado, ler os livros primeiro tem como desvantagem o facto de a série não acrescentar nada de novo, o que se pode tornar aborrecido, apesar desta ser excelente.
    Mari.

    ResponderEliminar
  16. Deixe lá isso do Valter. Até eu que agora não vejo televisão sei que a série é muito boa.

    ResponderEliminar
  17. Estranho mundo este o seu, onde em não colocando dois pontos e meio parêntesis no final de um comentário (ou post) não há quem reconheça uma ironia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por favor não leve a mal. foi ironia sobre ironia, sem malícia.


      o meu caro Ruben deveria explicar o propósito da leitura. de outro modo ficamos perdidos, do kamasutra a wittgenstein (a propósito, excelente para embalar as crianças). mailer, mieville, pedro paixão, ziegler, i ching, opera ou lá como se chama a sra? as suras de um qualquer apócrifo evangelho? gibbon, milton, saramago? que desespero!!!
      esclareça-nos, liberte-nos desta angústia!

      Eliminar
  18. os meus desejos estão a ser ouvidos. já falaste de livros. amanhã virão as aguardentes.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo27.9.13

    Quando leio o livro antes de ver o filme já sei que não vou gostar do filme! A explicação: O filme que fazemos quando lemos é sempre melhor que aquele que vemos depois realizado por outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E-X-A-C-T-A-M-E-N-T-E !

      Eliminar
    2. Vinha discordar. Mas entretanto ganhei juízo. ;)

      Eliminar
  20. Ruben Patrick, querido, onde meteste o tio Pipoco?

    ResponderEliminar
  21. Anónimo27.9.13

    Guerra dos Tronos -a Série é o que está em causa.Vem em primeiro lugar. Os livros logo se vê. Valter, nunca.(aqui no seu espaço somos mesmo um clube de fãs !!!!!!).

    ResponderEliminar
  22. É muito engraçado... sempre que o Tio Pipoco pede a opinião do blogomundo, há uma mobilização geral... É quase como no dia de recolha do Banco Alimentar... em que todos queremos contribuir com um pacote de arroz. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo27.9.13

      Risoto!

      Eliminar
    2. Claro, claro! Não sei onde estava com a cabeça! :D

      Eliminar
    3. OCorvo28.9.13

      É isso e uma certa senhora falar sobre indumentária feminina amarela no seu blog.

      Eliminar
  23. Resumo da Guerra dos Tronos: "Morrem todos. Fim." Dizem...

    ResponderEliminar
  24. Ora bolas, connosco vai ser a mesma história.
    ;)

    ps já lacrimejo da vista direita de tantas piscadelas de olho...

    ResponderEliminar
  25. aposto que este foi um daqueles que previste que ia ter muitos comentários...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo29.9.13

    E já agora...Guerra dos Tronos, série, série, Guerra dos Tronos....serviu para alguma coisa de valor ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, estamos aqui na iminência e eminência de um casamento patrocinado pelo zorro e tu tens a audácia de questionar o valor deste post!

      Palavras, este está fora da lista de convidados!

      Eliminar
    2. Anónimo29.9.13

      Está fora da lista de convidados mas receberá um cartão a participar a união o que fará com que se sinta na obrigação de enviar o presente. Sapatos. A lista será afixada em todas as lojas da especialidade... em bom, claro!

      Eliminar
  27. Caro amigo, esta introversão tardia permitiu-me vislumbrar uma solução para o seu dilema livro-serie. Compre a série meu amigo, repleta de mulheres bonitas desnudas em alegre actividade sexual. O livro será tanto mais batido quanto menor for a capacidade de imaginar o minucioso pormenor. E em vez de 1 ano a ler o livro passa um sábado a ver o filme. São muitas cenas, assim bem juntinhas...Pena ter despachado as meias...

    ResponderEliminar
  28. Obviamente recomendo a Desumanização. E oferecer um exemplar a cada amigo. E vir ao Porto de Encontro.

    ResponderEliminar
  29. o último do Valter Hugo Mãe.

    ResponderEliminar
  30. Quando o tio Pipoco não souber o que ler, leia "The Life and Opinions of Tristram Shandy, Gentleman" de Laurence Sterne.

    ResponderEliminar
  31. Ler os livros primeiro, ver a série depois. Esquecer o valter hugo mãe, que é chão que já deu uvas.

    ResponderEliminar
  32. A pior experiência literária da minha vida, tirando O Memorial do Convento, que se revelou impossível de terminar, foi com um livro de VHM. E fui muitissimo enganada. Conheci o escritor numa palestra, tivemos dois minutos de conversa e eu pensei "este tipo é uma maravilha, tenho de comprar um dos livros dele". Pf, nunca sigam o meu raciocínio.

    Quanto à série, adorei a primeira temporada. Quando cheguei à segunda fiquei-me pelo terceiro episódio. Do livros sou ouço dizerem que são bons mas que mesmo assim não iguala à série.

    ResponderEliminar