05 agosto 2013

Os novos Maias, ou como se chama aquilo (II)

A primeira impressão que temos é que Agualusa resolveu trazer Carlos da Maia para o seu (dele, Agualusa) território. Savanas e fatos brancos no meio de caçadas, velhas histórias de feitiços de sobas. É um cenário tão verossímil para encontrarmos Carlos da Maia como o é encontrarem-me a mim no meio dos Diabos Vermelhos em pleno estádio da Luz. Não cola. Depois, Agualusa parece cair na realidade e recupera o bom velho Carlos da Maia, um eterno apaixonado, dos que crêem que o amor não erra. Infelizmente, a coisa não tem remendo e o terceiro (e felizmente o último) dos episódios que Agualusa nos propõe é uma coisa sofrível, sem nexo. Uma maçada. Dois em dez, portanto.

4 comentários:

  1. OCorvo5.8.13

    Querem ver que ainda vou ser obrigado a ler?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5.8.13

    Ah bom... Estava a ficar preocupada. É mais credível na parte II.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5.8.13

    Ai eu não, não vou ler as parvoíces que uns armados em eruditos escritores lhes apetece escrever.
    Acabei esta noite de devorar um livro maravilhoso e fiquei encantada. Chama-se A rapariga que roubava livros e aconselho vivamente aos que gostam de boas leituras, mas confesso que ao princípio estava um bocado desconfiada porque não conhecia o autor, mas depois que comecei só parei basicamente quando quando acabou. Começa assim.

    MORTE E CHOCOLATE

    Primeiro as cores
    depois os humanos.
    É geralmente assim que eu vejo as coisa.
    Ou, pelo menos tento.

    EIS UM PEQUENO FACTO.
    Vocês vão morrer.
    (Começa assim com a apresentação do narrador, a Morte)

    Agora ler estupidezes, nem morta que o meu tempo é muito precioso.

    Sheila Carina.

    ResponderEliminar
  4. Tb não entendi a savana toda ali; não faz sentido e não tem lógica alguma. Cheguei a pensar que era a minha má vontade, mas pelos vistos há mais quem pense como eu. Não entendo estas coisas, não entendo!

    ResponderEliminar