06 agosto 2012

Que isto são só blogs, é claro.

Vais começar a escrever porque alguma coisa abalou os teus dias, ou então será apenas porque sim, talvez comeces isso do blog nos primeiros dias de Janeiro, será uma espécie de diário do que te apoquenta e não o dirás a ninguém, um dia terás o teu primeiro comentário e responderás imediatamente, agradecendo a visita, que retribuirás, lendo de fio a pavio o blog de quem te comentou, será fácil, afinal são só pensamentos de vida com retratos de pôr do sol, um dia arriscarás o teu primeiro comentário e ficarás deliciada com a interacção, a magia, afinal há outros como tu nisto dos blogs, farás a primeira ligação para outros que escrevem como tu e receberás o teu primeiro selo blogosférico, dirá que "é um blog sensível, sim senhor", depois mudarás o header, afinal são trinta visitas por dia, não importa se dez são tuas, há que arrumar os textos e limpar o espaço, ficarás indisposta com o teu primeiro comentário anónimo e responderás com fúria, terminando a tua resposta em forma post dedicado com um "get a life!", um dia percebes que já tens dez seguidores e ficas contente, nunca tiveste quem te seguisse, depois alguém citará um texto teu, com link para o teu blog, e nesse dia as visitas disparam e receberás mais comentários e terás mais seguidores, responderás ao primeiro desafio onde dirás que gostas de ler e de viajar e de cinema e de dançar e de encontrar o amor da tua vida, depois percebes que já não escreves para ti, que te é impossível responder a todos os comentários e que não consegues interagir como antes, já não é possível discutir uma ideia, até porque agora os comentários que te chegam são básicos, dizem-te que "já me senti assim" ou apenas "lol", o que escreves é cada vez mais fraco e menos elaborado, curiosamente percebes que quanto mais básica for a tua escrita mais popular serás, é nessa altura que te fartas disto dos blogs.

18 comentários:

  1. Diria que há espaço para todos, mas que os mais fortes são mesmo os blogues tipo diário.

    ResponderEliminar
  2. Identifiquei-me com este texto e acho que a maior parte das pessoas se identificará! Gosto de ler todo o tipo de blogs afinal cada um escreve da maneira que mais gosta e se sente melhor. É pena algumas pessoas mudarem a maneira como escrevem ou sobre o que escrevem só para serem mais populares, mas acredito que seja assim!

    ResponderEliminar
  3. o retrato está bem feito, acho que é mesmo assim...

    ResponderEliminar
  4. Na mouche, mas você sabe disso. Afinal são 40 anos de blogues. ;)

    ResponderEliminar
  5. marina6.8.12

    não te fartes disto dos blogues...

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelo wake up call. Não há nada como uma baforada de realidade, "que isto são só blogs, é claro". (aaahhhh...mas não deixo de sentir aquele friozinho na barriga por estar a comentar o post de alguém que não conheço...bolas...newbie!!!!)

    ResponderEliminar
  7. Mas que grande verdade.
    Ainda hoje pensei nisso, porque sempre que ponho faço um post básico tenho imensos comentários, quando me dá para me armar em chica esperta e excrever alguma coisa de jeito, daquelas que fazem pensar, Nestum... Ninguém responde.
    Acho que vou fazer uma ligação directa a este post no meu blos, com a devida identificação do mesmo, claro.

    Lux

    ResponderEliminar
  8. Ahhhhhhh bom!!!
    Graças a Deus que alguém me esclarece o porquê de eu só ter 5 visitas diárias, nenhum comentário ou selinho e dois seguidores sendo que um deles é amigo. Já andava com insónias e com dores de estômago, numa azia sem precedentes até que, enfim, li este post e entendi... Ufaaaaa

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do texto. Duvido que algum dia seja conhecida blogosfericamente como o Sr. Pipoco, mas há uma coisa que de facto me define e é uma regra para mim, que comecei há muito pouco tempo nisto dos blogs: quando deixar de escrever para mim, fecho o blog.

    ResponderEliminar
  10. ("Vá" mais vezes a Vila do Conde. É um pedido, obviamente.)

    ResponderEliminar
  11. Nem mais! Ja tive outro blogue com alguns seguidores e muitos comentarios. Deixei de ter tempo e paciencia para escrever e acabei com ele, ate porque comecei uma nova fase da minha vida. Contudo, continuei a ler blogues. Os mesmos de sempre e alguns novos. Agora tenho um mais pessoal. O objectivo e olhar para tras e recordar as diferentes fases da minha vida. Mas nao quero que ninguem que conheco saiba do blogue. Se souberem sei que automaticamente vou pensar muitas vezes antes de escrever alguma coisa. Mas como o que escrevo tambem nao interessa a ninguem, e nao sei escrever muito bem (e raramente posso usar acentos) acho que nao vou ter grandes problemas :-)

    ResponderEliminar
  12. Bem escrito mas, por essa ordem de ideias, há tantos por aí, vivos da silva, que estariam fechados.

    ResponderEliminar
  13. O velho dilema "quantidade versus qualidade" aliado à necessidade de retorno, de apre(e)ndermos (com) as vidas alheias... Afinal somos seres sociais, nada a fazer!

    ResponderEliminar
  14. As duas últimas linhas dizem tudo.

    ResponderEliminar
  15. que bom descobrir um blog. já´há mt que nao me acontecia. há mts mas o prazer da descoberta é limitadissimo quando não mesmo nulo
    é isto mesmo, com nuances no clique de arranque

    M.
    amonicanacidade.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Depois, passados tempos, talvez anos, lês um texto antigo e dá-te a saudade. O facebook entorpece-te e sentes vontade de escrever, muito, bem... reassumir o anonimato, sem likes, mas com caixa de comentários porque o ego gosta de coceguinhas. Começas a pensar em reabrir a tasca, ou então abrir outra. É quando lês um post como este, lembras-te de como é, e decides antes ir dar uma volta de bicicleta ao pôr-do-sol... sem máquina!

    ResponderEliminar