07 dezembro 2010

Post snob-chic

O El Pais diz que tem quarenta jornalistas a trabalhar o material do Wikileaks, nas últimas semanas passo directamente para a página vinte, que é quando eles deixam de tratar a coisa wikilikeana, com a excepção daquilo dos controladores aéreos que, além de me foderem a ida à joga do Real Madrid, conseguiram que o El Pais abrisse uma excepção e falasse de outra coisa que não fosse a coisa wikilikeana, ainda para mais eles fazem aquilo bem feito, a primeira página trata dos mexericos, do que a Clinton diz do embaixador do Peru e só depois é que tratam do que realmente interessa, que é onde estão os pontos vulneráveis das situações no mundo.

(fim da parte snob do post, a mensagem subliminar que todos reterão é "Pipoco prefere o El Pais ao Correio da Manhã". Iniciemos agora a parte chic)

Ora eu não acho boa ideia isto do wikileaks, acho que os filtros fazem bem à sociedade, não me parece boa ideia um mundo onde todos digam rigorosamente o que pensam, primeiro porque muitas pessoas pensam mal e depois porque não acresenta valor dizer à Maria Josefina que ela tem mamas pequenas e que o tal soutien acolchoado resulta ridículo, que se vêem as raízes brancas do cabelo pintado, que cheira mal dentro do carro dela, quando, na verdade, nada disso é relevante na nossa vidinha com a Maria Josefina, na verdade o que desejamos da Maria Josefina é que ela continue a tirar fotocópias e que marque a sala de reuniões para a hora certa.

(fim da parte chic, onde Pipoco, numa postura fora da manada, assume que a incontinência verbal atrasa o desenvolvimento saudável em sociedade e que uma boa gestão do que se quer dizer garante ganhos a prazo)

12 comentários:

  1. "Das regras da arte
    Nunca escrever de alguém o que não se teria (teve) coragem de lhe dizer na cara.


    Opá, decide-te. Ou se diz ou não se diz. Cumé?

    ResponderEliminar
  2. totalmente de acordo. não há pachorra para aquela conversa de porteiras do wikileaks "em nome da verdade" e agora passem para cá uns trocos.

    ResponderEliminar
  3. Desculpa, mas a "parte chic" não tem nada de chic. É só parvinha.
    Sobressair à custa de diminuir uma subordinada não é chic - é só mesquinho.

    ResponderEliminar
  4. Margot, você, uma estudiosa da profundidade da minha obra escrita, não deveria ter estas dúvidas existenciais. Estou muito desapontado consigo.

    ResponderEliminar
  5. Angela, a si, como não a reconheço como conhecedora da minha linha de pensamento, sempre lhe justifico que na vida real não há cá Maria Josefina nenhuma, que eu nunca sobressaio e que "subordinada" é conceito que as pessoas de bem já não usam

    ResponderEliminar
  6. Eu não costumo comentar, sou só leitora.
    Pois, hoje em dia, só há "colaboradores" :)
    Lamento se pareceu que o meu comentário não era de pessoa de bem.
    Depois do curso de Direito, as definições de direito de trabalho ficam plasmadas.

    Assim sendo, onde se lê "subordinados" deve -se ler...isso mesmo "subordinados". Sem qualquer conotação ou carga negativa. Apenas uma definição, uma constatação de facto.
    A carga negativa fica para quem viu uma carga negativa numa relação de subordinação (um dos dos critérios de vínculo empregatício).
    E antes que alguém me caia em cima a dar-me alguma lição de Direito de trabalho...O curso foi feito em Coimbra, daqueles cursos de 5 anos que parece que já não se usa :)

    ResponderEliminar
  7. Angela eu percebi logo que você tinha estudos.
    (parêntesis com dois pontos)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo7.12.10

    Faz parte do meu dia ler o Sr. Pipoco Mais Salgado. Não precisa de elogios... Não tenho por hábito comentar, mas gosto de passar os olhos pela caixa de comentários. Daria uma Tese interessante. O Sr. PMS também a domina. Gosto particularmente da forma serena e do ar condescendente com que responde a tantos que não leram os posts como deve ser e se deixam levar por aquilo que acham que leram. Fará tudo parte do jogo? Isto esmorece e revive por fases, sempre ao sabor dos caprichos de um senhor que sabe como despertar ódios e paixões. Brilhante! Só gostava que no final da aposta, indicasse o seu verdadeiro blogue. Aquele de que muitos desistiriam depois do primeiro post longo.
    Miss Anónima

    ResponderEliminar
  9. Isto está ao contrário, Pipoco. Tenho que estar sempre a ensinar-lhe tudo. A parte chique é a primeira e a segunda é que é snob.

    ResponderEliminar
  10. Quanto ao conteúdo do post, este é mais um episódio negro em que se cometem crimes em série sob o pretexto da liberdade de expressão. Os danos ainda estão por calcular.

    ResponderEliminar
  11. Sinto alguma dissonância na linha editorial deste blog! Hummmm!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo9.12.10

    They came first for the Communists,
    and I didn't speak up because I wasn't a Communist.

    Then they came for the trade unionists,
    and I didn't speak up because I wasn't a trade unionist.

    Then they came for the Jews,
    and I didn't speak up because I wasn't a Jew.

    Then they came for me
    and by that time no one was left to speak up.

    Martin Niemöller

    ResponderEliminar