28 julho 2020

A que cheira a tua cidade?

O cheiro de Dublin é relva acabada de cortar e o Madrid cheirará sempre a Ducados sem filtro, Paris cheira ao que cheirar o Sena e Nova Deli cheira a caril, San Sebastian cheira a uma mistura de pimentos assados e barcos de pesca, Roma cheira a café curto e a Suiça cheira a estrume de vaca.

Lisboa cheira a refogado, um cheiro antigo de cebola, azeite e louro.

11 comentários:

  1. O Porto cheira a frio e a uma saudade imensa. É cheira também às sardinhas do São João.

    ResponderEliminar
  2. Em certas horas mais felizes do dia, o que Lisboa também pode é cheirar a pão a cozer. Em especial junto às padarias.
    Bom dia, Pipoco!

    ResponderEliminar
  3. Mosto e lousa fervente.

    ResponderEliminar
  4. Cláudia Filipa29.7.20

    Embora, actualmente, não a habite, foi nela que nasci, foi nela que vivi tantos momentos marcantes da minha vida, é com ela que tenho assim aquela espécie de ligação umbilical, sabe? Sempre que chego a Lisboa, sinto-me chegar a casa, naquele sentido de "home". Lisboa é minha, ponto
    A minha Lisboa, cheirou durante muito tempo a iscas, e, no meu enorme afecto por ela, teimosamente, a minha Lisboa cheirará sempre a iscas, mesmo quando cheira ao "seu" refogado, mas sem elas, mesmo quando cheira a pão a cozer como a Lisboa, das horas mais felizes do dia, da nossa querida Susana.

    Cheira a iscas, a minha cidade.

    Boa tarde! (e, como hoje estou particularmente lamechas, acrescento que, este "Boa tarde!" também traz assim aquele entusiasmo de quem, aqui nos blogs, chega a casa do Pipoco e também sente assim a coisa como "home").

    ResponderEliminar
  5. ...cheira a cimbalino ( acabadinho de tirar) e a molho (requentado) de francesinha... 😛

    ResponderEliminar
  6. com sorte e com o vento a favor, cheira a maresia

    ResponderEliminar
  7. Lisboa cheira-me a sol, a vento, a chuva, a rio, a mar, a mãe e pai, a colo, a saudade, a infância, aos meus filhos pequeninos, a abraço, a mim feliz - a mim, sempre.

    (Agora a sério, Roma cheira a escapes, a águas paradas, a sarjetas de taberna. E é tão linda.)

    ResponderEliminar
  8. A Lisboa de antes - da vaga turística - talvez cheirasse a iscas e a refogado e até a lodo, agora acho que já não. Agora depende bastante dos lugares em que estamos, a cidade está mais multifacetada, cheia de cidades diferentes dentro dela. Ali no eixo praça do Chile - Martim Moniz cheira a caril. Mas se subir mais um pouco até à praça de Londres, já me cheira mais a doce, a panquecas, gelados...e sim talvez um pouco a padaria.
    A minha cidade, essa cheira a peixe sem dúvida. Sei-o porque quando fiz a quimioterapia mal podia suportar esse cheiro e nunca o tinha sentido com aquela intensidade.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  9. E a Suíça lá é cidade, homem?!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo29.7.20

    A minha cidade cheira a maresia.
    Vw

    ResponderEliminar
  11. ..cheira a chá de tília com brisas do Lis.

    ResponderEliminar