15 janeiro 2018

Livros dos sítios

Um homem tem as suas manias, umas piores, outras mais aceitáveis, esta de ler livros que têm a ver com os sítios onde vou nem será das piores, mais vale isto que outra coisa pior, olhem se me desse para ler livros de elevar a auto-estima, desta vez levei "Perguntem a Sarah Gross", de João Pinto Coelho, claramente um seis e meio em dez, por um lado é uma boa escolha ter a história contada em duas dimensões, uma a decorrer no tempo em que Auschwitz era uma aldeia feliz, tão feliz que não se chamava Auschwitz, outra a acontecer nos anos sessenta, uma e outra história a fazerem sentido, a mostrarem que houve ali estudo sério, a bater certo com o que está escrito nos cartazes que estão no museu de Cracóvia, podia perfeitamente ter menos duzentas páginas e não ter aquela trapalhada final do bibliotecário, a Sarah Gross e a Kimberly Parker podiam ser um pedacinho diferentes uma da outra, mas sim, Cracóvia e "Perguntem a Sarah Gross" ligam muito bem, quase tão bem como Jo Nesbo e Oslo, Paris e Hemingway, Londres e Conan Doyle.

6 comentários:

  1. Cláudia Filipa16.1.18

    Era uma vez um post que começou a ficar muito triste.
    Olhava para os que o antecediam e, lá estavam, lá estavam os comentários, ele era a Nanny não sei quê, ele era a resistência da "brutamontice cavalheiresca", e, para ele, nada. Sempre que aparecia uma nova visita, o batimento do seu coração de post acelerava esperançoso, "É agora! É agora que vão dizer alguma coisa sobre mim. Olhem! Eu falo da combinação entre livros e lugares! Olhem!". Mas nada...
    Vamos lá então tratar deste assunto, post dos Livros dos sítios, vai ser hoje, vais ter um comentário só para ti, é um comentário demasiado fácil, mas, ainda assim, um comentário (espero não te envergonhar): Também, por exemplo, Londres e Charles Dickens.

    ResponderEliminar
  2. Eu cá acho que isso de elevar a auto-estima não se encontra nos livros, se for por aí a malta andará eternamente a sentir-se um farrapo mais farrapo não há. A auto-estima é coisa que nos chega através daquilo de acreditarmos em nós mesmos, e quando se acredita talvez tudo seja possível...

    (uma das minhas manias também passa por ler aquilo que escreve, não sei em que categoria é que arrumo isto)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18.1.18

    Ando a guardar um Kadaré para quando ganhar coragem para ir à Albânia. (E Varsóvia não? Ė quase tão magnífica como Berlim...)
    sc

    ResponderEliminar
  4. ladykina19.1.18

    Abuja e Fela Kuti, Roma e Paganini...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19.1.18

    E Berlim com?

    ResponderEliminar
  6. Eu estou consigo! Acho que a TV desrespeita os portugueses com este e outro tipo de programação ( estou a pensar em programas tipo "love on top" , casa dos segredos, etc.). Pensarão que os portugueses são destituídos de cérebro?

    ResponderEliminar