16 outubro 2017

E tu?

Não há coisa mais deliciosamente potente que o deslumbre que sinto quando tenho diante de mim uma coisa realmente nova pela primeira vez.

(a viagem de avião para Dublin, a história do homem a quem parece que aconteceu não sei quê, La Fura dels Baus na Expo, o Sony CM-DX 1000, a televisão a cores na antiga FIL, o teleférico de Kandersteg, o beijo na gruta do Portinho da Arrábida, Saramago, a Borreguilles I, Live-Aid em directo, a bicicleta da Sobrinca sem rodinhas, o meu primeiro post que faz agora doze anos e me fez pensar nestas coisas)

22 comentários:

  1. A viagem aos campos de concentração de Auschwitz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LadyKina16.10.17

      Pipoco, ora atente lá no significado da palavra deslumbre...

      Eliminar
    2. LadyKina16.10.17

      Atão mas eu não tinha deixado outro comentário antes deste??!!! Querem lá ver que foi acometido pelo Bug-Palmier??!!!!

      Eliminar
  2. LadyKina16.10.17

    Como estou para aqui à espera da trovoada, da frente para trás na cronologia do deslumbre:

    - a reacção psico-motora à primeira "passa" em um cigarro, a coberto da chuva no Estádio das Antas, enquanto ouvia a tocarem, ao longe, os James;

    - a audição da cassete que recebera pelo correio onde estava escrito Blue Lines;

    - assistir em casa madrugada adentro, com um gato ao colo por única companhia, à Noite dos Mortos-Vivos de Romero;

    - a morte de um ente íntimo.

    ResponderEliminar
  3. Vá mas é ver o que escreveu o Sr. Impontual e aprenda a deslumbrar-se como deve ser, Sr. Pipoco.

    De nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado Dona Zeza...errado!
      Isto é que é um verdadeiro deslumbre, ora essa!!

      Eliminar
  4. O primeiro beijo na boca.
    A viagem às Quirimbas, de carro pela mata cheia de macaquinhos a saltar nas árvores e o nascer do sol, o barco apinhado de gente e depois a ilha onde nada se vendia e passei o dia a comer mangas que os miúdos apanhavam das árvores e nos vendiam por tuta e meia (nada a ver com a viagem de avioneta que os turistas fazem entre Pemba e as Quirimbas).
    Qualquer cidade desconhecida quando se sai de manhã e se entra nela.
    O alentejo na Primavera.
    O cheiro de um bebé.
    Viver quando a morte parecia certa.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  5. Então quer isto dizer que D.Pipoco já escreve em blogues há séculos!...ali desde os primórdios de 2006/2007!?
    Tiro o chapéu. :)

    ResponderEliminar
  6. (Um enlace de mãos numa certa noite de luar; a saída do avião no crepúsculo de África; a primeira experiência de mergulho junto a Cozumel; o nascer do sol na planície alentejana; o primeiro beijo; o poema Os Justos de Borges)

    ResponderEliminar
  7. Cláudia Filipa16.10.17

    (um sítio muito grande e com muita gente chamado escola e um menino com os mesmos quatro anos que eu a pôr a mão no meu ombro e a garantir à minha mãe que ia tomar conta de mim; a primeira vez que consegui ler e escrever; a primeira melhor amiga para sempre; alguém a dizer, "gosto de ti, mas, percebes? Daquela maneira"; as primeiras borboletas na barriga; um beijo tão desajeitado quanto urgente; as asas de um avião e afinal as nuvens eram mesmo gigantescos pedaços de algodão; um país que não era Portugal; as primeiras chaves de casa; um blog chamado Pipoco Mais Salgado. E era só o que queria escrever aqui, mas, o poema Os Justos de Borges, que, graças à Cuca, antes de escrever isto, fui ler pela primeira vez, acaba de deslumbrar-me, mesmo)

    ResponderEliminar
  8. A minha bicicleta era da Sobrinca, Tio. A sua era Sobrica?...Não conheço!
    Gosto dos seus deslumbramentos...
    Dizem-me que o PMS não é uma pessoa 'deslumbrada', percebe o que quero dizer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18.10.17

      Exato, vamos lá vincar o errozinho de preferência de forma subtil, que esse sim é o verdadeiro propósito de comentar!
      Em 1943 já havia bicicletas da sobrinca?
      (Eu sei, entrei na mesma linha de comentários inúteis. Peço desculpa, foi irresistível).
      AC

      Eliminar
    2. Anónimo18.10.17

      ahahahahaha...olhá a subtileza, AC! ahahahaha

      1943? ou 1934? ahahahahaha

      MA

      Eliminar
  9. Anónimo17.10.17

    finge saber de tantas coisas e tem tantas opiniões sobre banalidades e numa altura em que temos curiosidade de saber a sua opinião, vai comer tapas para Madrid e fica sem tempo?

    ResponderEliminar
  10. (uma pessoa que cresce dentro da sua filha)

    ResponderEliminar
  11. LadyKina19.10.17

    Pipoco, perdoe-me, mas não sei como me tinha esquecido disto - a primeira vez que escutei:

    https://www.vagalume.com.br/jose-mario-branco/fmi.html

    ResponderEliminar
  12. LadyKina19.10.17

    creio que o primeiro link não dá acesso à totalidade da gravação:
    https://www.youtube.com/watch?v=_Adp77ivpT8

    ResponderEliminar
  13. E ver um Lamborghini roxo ao vivo, pela primeira vez? Faz amanhã uma semana, estava um estacionado à porta do Ritz, em Lisboa. Roxo e com jantes verdes fluorescentes. Pensei que nem sequer existiam, que eram apenas um produto dos sonhos do tio Pipoco, e afinal... lá estava ele. True story! Tinha de partilhar ;)

    ResponderEliminar
  14. Anónimo20.10.17

    e o Pipoco, vai?

    ResponderEliminar
  15. Anónimo24.10.17

    E tu? Por onde andas? Eu cá espero por ti.

    ResponderEliminar